![](https://agenciadenoticias.uniceub.br/wp-content/uploads/2023/10/IMG_3250-1024x683.jpg)
O Real Brasília venceu, neste sábado (7), o Minas Brasília por 3 a 1 pela final do Campeonato Candango Feminino neste sábado (7), no Estádio Nacional Mané Garrincha.
O Real, liderado por Camilla Orlando, conquistou o pentacampeonato e garantiu a invencibilidade no Candangão.
Leia mais sobre a técnica do Real
Desde sua estreia no futebol feminino, em 2019, as Leoas venceram todas as edições do estadual, nas quais, inclusive, foram todas disputadas contra o Minas, que hoje era comandado por Jorge Marinho.
Nenê, Carol Gomes e Mayara foram as Leoas responsáveis por balançar as redes. O único gol do Minas foi marcado por Karen, que foi a jogadora que se destacou na equipe hoje.
Já no lado de Real, Dani Silva foi a melhor em campo e levou o prêmio de melhor jogadora do campeonato.
![](https://agenciadenoticias.uniceub.br/wp-content/uploads/2023/10/IMG_3215-1024x683.jpg)
Real Brasília começa na frente
![](https://agenciadenoticias.uniceub.br/wp-content/uploads/2023/10/IMG_3131-1024x683.jpg)
Minas no ataque
As Minas começaram dominando a partida e tiveram alguns lances de finalização. As jogadas empolgaram a torcida.
Porém mesmo pressionado, o Real conseguiu abrir o placar aos 16 minutos de jogo, em um lance de contra-ataque de Dani Silva que tocou para Nenê e chutou cruzado de primeira.
Após o primeiro gol, o Minas recuou, deixando o jogo mais equilibrado, mas ainda teve algumas faltas marcadas que deram a elas boas oportunidades de marcar um gol, mas sem sucesso.
Aos 25 minutos, a goleira Rubi, do Minas, fez uma grande defesa de uma cabeçada de Nay que estava bem próxima da goleira.
Com uma bola alçada na área, aos 32 minutos, Carol Gomes chutou sem precisar dominar e garantiu o segundo gol para o Real.
Ao final do primeiro tempo, as Minas tiveram a chance mais clara de gol. Verena correu com a bola e aproveitou que a goleira Keikei estava posicionada longe do gol e tentou marcar com um chute rasteiro no canto esquerdo, mas acabou chutando para fora.
Últimas chances
O Minas Brasília voltou, novamente, ofensivo para a última etapa do jogo, conseguindo criar muitas jogadas ofensivas. Além de dominar a bola, quase todas as chances de gol foram do Minas.
Logo no começo do segundo tempo, Karen, na beira da grande área, recebeu a bola de Ju Moraes e chutou forte mas a bola não entrou. Em outro lance, Karen conseguiu chegar cabeceando e quase abriu o placar para o Minas, mais uma vez.
Se aproximando da marca dos 20 minutos, a camisa nove do Minas, Keké, levou a bola para o lado esquerdo da grande área e tentou o chute no canto direito do gol, passando muito perto da trave, a bola saiu.
Keikei, que defende o gol das Leoas, teve uma atuação importante no segundo tempo. A goleira fez grandes defesas e foi essencial para o Real manter o resultado.
![](https://agenciadenoticias.uniceub.br/wp-content/uploads/2023/10/IMG_3078-1024x683.jpg)
As Minas arriscavam para diminuir o marcador, mas em um lance para o Real, Mayara Fraga, com tranquilidade, tocou a bola que encobriu a goleira Rubi e aumentou a vantagem sobre o Minas.
Próximo ao apito final, Karen conseguiu diminuir a diferença no final do jogo após um pênalti marcado a favor do Minas e cravou o resultado de 3 a 1.
![](https://agenciadenoticias.uniceub.br/wp-content/uploads/2023/10/IMG_3189-1024x683.jpg)
Festa na arquibancada
Ambos os times receberam apoio de torcedores da arquibancada, mas torcida do Minas marcou presença com direito a muita cantoria e fumaça verde.
O time levou as meninas que fazem parte do projeto dos Núcleos, que leva futebol de forma gratuita a regiões administrativas, para assistirem à final no estádio.
![](https://agenciadenoticias.uniceub.br/wp-content/uploads/2023/10/IMG_3126-1-1024x683.jpg)
Por Luana Adnet
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira