O Real Brasília venceu o Capital fora de casa na noite desta quarta-feira (21/01).
Realizado no estádio JK, o jogo foi válido pela terceira rodada do Campeonato Candango 2026.
O único gol do jogo e o primeiro do Real Brasília na competição foi marcado por Davi Araújo, logo no início da partida. Com isso, os visitantes conquistam seu primeiro triunfo na competição e escalam até a sétima posição na tabela. A Coruja, ´por outro lado, ocupa a quinta colocação.

Real na frente
As duas equipes começaram com propostas de jogo diferentes, o Capital treinado pelo técnico Fábio Brostel tentava controlar a posse e o Real Brasília de Raphael Miranda, com lançamentos.
Com mais posse de bola, o tricolor teve sua primeira chance de gol logo no início da partida.
Após cruzamento de Matheusinho, o camisa 9, Lucas Rangel recebeu sozinho mas o centroavante furou na cara do gol e desperdiçou a chance de abrir o placar.
No lance seguinte, o Real Brasília chegou ao gol inaugural, mesmo fora de casa. A jogada começou com lançamento da defesa ao ataque para Johhan ganhar pelo alto e fazer o passe em profundidade para Caio Mendes.
O lateral chegou pela ponta direita e efetuou o cruzamento com perfeição para Davi Araújo ganhar no alto e cabecear no cantinho, sem chances ao goleiro Luan. Os visitantes abriram o placar aos dez minutos de partida.
Logo depois, o Capital começou a investir mais nas jogadas ofensivas. Entretanto, em uma delas, Matheusinho recebeu em velocidade na frente do gol, mas o goleiro Léo Teles fez a interceptação com um peixinho. Nisso, o goleiro do Real Brasília se chocou de forma feia e preocupante com o atacante. Após o susto, ambos atletas receberam atendimento médico e conseguiram seguir na partida.
A Coruja continuou com a maior posse, porém tinha problemas em transformá-la em chances de gol.
O time da casa teve chances com Matheusinho que arrematou sozinho de fora da área, mas a tentativa foi fraca e ficou fácil para o goleiro Léo Teles. E com Moisés, que isolou dentro da área.
Mesmo com poucas chances, o Real Brasília foi objetivo e quando chegou foi com perigo, como o chute de fora da área de Johann, que fez o goleiro Lua trabalhar.
O Capital seguia com pressão alta para, pelo menos, levar o empate ao intervalo. Mais uma chance de perigo apareceu, dessa vez com Deisinho dentro da pequena área, que recebeu o cruzamento de Genilson, mas cabeceou sem direção.
A primeira etapa terminou amarga para a equipe da casa, mesmo com mais chances perdeu o primeiro tempo para o letal Leão do Planalto.

Vitória dos visitantes
Na volta do intervalo, o Capital continuou com mais ações ofensivas para tentar empatar o jogo.
Em busca da igualdade no placar,o camisa 10 Matheusinho cruzou no primeiro pau, Moisés deu uma casquinha para o segundo poste e o camisa 8, Rodriguinho, chutou de voleio, a bola tinha endereço certo mas bateu no lateral Caio Mendes.
A pressão do Capital era contínua. Dessa vez, a oportunidade veio na bola parada. Falta perigosa marcada para os donos da casa, na cobrança Rodriguinho foi o escolhido. O camisa 8 cobrou com perfeição por cima da barreira, mas Léo Teles foi buscar no ângulo e efetuou bela defesa para salvar o Real Brasília.
O Capital corria atrás do prejuízo, mas sem sucesso nas ações ofensivas. O técnico Fábio Brostel resolveu fazer substituições ofensivas para mudar o estilo do ataque. Por outro lado, o Real Brasília se defendia e apostava nas ligações diretas com velocidade.
Já nos acréscimos, o Capital teve a última chance do empate. Escanteio cobrado por Arango na primeira trave. Houve o desvio contra que passou raspando a trave do goleiro Léo Teles.
Para dar tons dramáticos ao jogo, o Real Brasília teve um jogador expulso na reta final. O zagueiro Anderson cometeu a falta que interrompeu o contra-ataque do Capital e recebeu o segundo cartão amarelo.
Mas, mesmo com a pressão inicial, grande parte da segunda etapa foi marcada pela falta de efetividade das equipes. Com isso, o Capital não conseguiu furar a defesa do Real Brasília e a partida foi finalizada em 1×0 para os visitantes.
Próximos confrontos
O Capital enfrenta o Paranoá fora de casa no dia 24/01 às 16h no estádio JK.
Já o Real Brasília joga em casa, no Defelê também no dia 24/01 às 15h.
Por Felipe Farias e Rafael Lins


