O Real Brasília venceu o Legião por 2 a 1 no Defelê, neste sábado (8/3), e escapou por pouco do rebaixamento no Candangão 2025. Luccas abriu o placar para os visitantes, mas PV veio do banco de reservas no segundo tempo para marcar dois gols e se tornar herói do Leão do Planalto, que venceu um jogo pela primeira vez no torneio.

A derrota do Ceilandense no Rorizão por 3×1 para o Sobradinho sacramentou a permanência da equipe da Vila Planalto na elite. Já rebaixados, o Legião encerrou o campeonato com uma campanha de apenas um ponto em nove jogos.
De última hora
O triunfo tardio fez com que o Real encerrasse a tarde no Defelê iem festa. Mesmo sendo o time que apenas cumpria tabela na partida, o Legião começou melhor, forçando Linhares a performar alguns milagres para evitar o primeiro gol visitante.
O Real eventualmente reagiu, com Michael e Paulo Vitor fazendo com que Batista respondesse com suas próprias defesas do outro lado.
No momento em que o Real se mostrava melhor na partida, o Legião acabou desferindo um golpe inesperado. O lateral esquerdo dos Roqueiros, Paulo, levantou a bola na área e Luccas desviou com a cabeça para superar o goleiro da equipe da Vila Planalto. O choque foi grande, e o Leão do Planalto demorou para se recuperar, indo para o intervalo com a desvantagem que o rebaixava.
A volta do intervalo, entretanto, representou uma mudança no cenário da partida. Os jovens Juanzinho e PV entraram e mudaram a cara dos donos da casa, com o segundo deles marcando quase de imediato. Com 5 minutos, Paulo Victor aproveitou uma sobra na entrada da área e empatou a partida. Os jovens deram vida nova ao Real, se tornando os principais responsáveis por criar jogadas e pressionar em busca da virada e, com isso, a permanência.
Já nos acréscimos, foi PV que brilhou novamente. Em bate-rebate na área adversária, um desvio do substituto enganou Batista e a bola morreu no fundo das redes. A noite de gala do jovem fez com que o treinador Kaká se tornasse herói junto, com as mudancas feitas no intervalo tendo sido essenciais para a primeira vitória do Real no ano.
Despedida precoce
O ano de retorno ao Candangão foi cruel com o Legião. Com apenas dois pontos conquistados, a fraca campanha do Time de Roqueiros o levou novamente à segunda divisão, apenas um ano depois de deixá-la.
A equipe do treinador Hyago Fonseca chegou ao Defelê com a queda já determinada, e o jogo serviu como encerramento para a equipe, com a expectativa de que a despedida na verdade fosse um “até logo”.
A oitava derrota em nove jogos marcou uma campanha histórica decepcionante para o Legião. O empate com o Ceilandense na 7ª rodada impediu um vexame ainda maior, mas não foi o suficiente para que os leões laranjas conseguissem seu principal objetivo do ano. O time agora volta seus olhos para o ano que vem, precisando se planejar bem para conquistar um novo acesso.
Ficha Técnica
Campeonato Brasiliense – 9ª rodada
Real Brasília 2×1 Legião
08/03/2024 – Defelê, Vila Planalto- DF
Gols:
Luccas – Legião
PV – Real Brasília
PV – Real Brasília
Cartões:
Real Brasília – Wallace Rato (A)
Legião– Luccas (A), Bolt (A), Igor (A), Kaio (A)
Real Brasília: Matheus Linhares; Jhuan (PV), Iury, Vinícius e Paulo Vitor; Wallace Rato, Caio Mendes e Juan (Kennedy); Arthur (Gabriel), Matheus Barboza (Matheuzinho) e Michael (Juanziho)
Técnico: Kaká
Legião: Batista; Bolt (PH), Peixão, Kaio, Wester, Paulo (Cauã), Rafinha (Kauã), Gaúcho (Junio), Luigi, Igor e Luccas (Raphael)
Técnico: Hyago Fonseca
Por Henrique Sucena
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira