Em uma quarta-feira (12) de noite nublada e com risco de chuva, o Samambaia venceu o Sobradinho por 1 a 0, no Estádio Elmo Serejo Farias (Serejão).
A partida válida pela sexta rodada do Campeonato Brasiliense de 2025 teve gol solitário marcado por Ian Carlos.
Com esse resultado, o Cachorro Salsicha continua na mesma colocação, sexta, mas fica com nove pontos e ganha um fio de esperança para chegar ao G4.
Enquanto um torce pelo descenso de seus adversários diretos nas últimas rodadas, por outro lado o Sobradinho estagnou na sétima colocação com cinco pontos, agora sem chances de classificação.
![](https://agenciadenoticias.uniceub.br/wp-content/uploads/2025/02/8a54c8c5-6b0a-44c3-9555-7622981e2f6f-1024x683.jpeg)
No início do primeiro tempo, as equipes ainda se estudavam e aplicavam um jogo sem sustos. A única grande chance veio de um chute forte do artilheiro Vitor Xavier na intermediária, aos 10 minutos, que fez o goleiro Sidão se esticar, mas só dessa vez.
A hora do Sobradinho chegou apenas aos 42′ com um chute à queima-roupa de Welton, que foi achado livre, por Talisca, no meio da defesa dos Leões da Serra. O goleiro Murilo espalmou a bola e ela sobrou para Italo, mas o atacante a isolou.
À primeira vista, esse lance abriu o caminho que o Sobradinho procurava fazer o gol, os jogadores se animaram, procuraram mais jogadas por essa fase do campo, mas era tarde, o árbitro apitou o fim da etapa.
![](https://agenciadenoticias.uniceub.br/wp-content/uploads/2025/02/493b0e48-13c5-42cd-aa93-79d1ee0f5122-1024x683.jpeg)
Os técnicos não se contentaram com o 0 a 0 no placar e fizeram alterações em seus times para o segundo tempo.
Pelo lado do Cachorro Salsicha, o professor Gabriel Teixeira mudou três vezes. Deixou apenas Vitor Xavier dos atacantes iniciais e no meio-campo apostou no desafogo em relação à velocidade.
O Sobradinho fez diferente, apostou na renovação defensiva e tirou um zagueiro e um volante.
No primeiro momento, a sensação era de que as mudanças não surtiram efeito na história do jogo, aliás, só o deixaram mais cadenciado.
Porém, com o tempo, as estratégias foram ficando maduras e ambos buscavam o resultado, mas sem muita organização para desenvolver oportunidades.
Aos 26 minutos, os samambaenses aproveitaram a bola rebatida de um escanteio para puxar um contra-ataque veloz.
O artilheiro Vitor Xavier, agora fazendo função de articulador, viu uma possibilidade entre a zaga desatenta dos Leões de lançar Ian Carlos livre para o ataque.
Ian Carlos e Sidão, um contra um, e o meia teve a frieza de esperar até o último momento para driblar o goleiro com categoria e abrir o placar. Gol esse que garantiu a vitória do Cachorro Salsicha.
Pressionado e afoito, o Sobradinho foi para o tudo ou nada após ficar atrás do placar. Como a pressa é inimiga da perfeição, a equipe visitante não aplicou sequer perigo ao arqueiro Murilo, que viu o seu time administrar a vantagem com tranquilidade até o final do jogo.
Próximos jogos
As equipes voltam a campo pela pela sétima rodada do Candangão com adversários complicados e em situações diferentes.
O Sobradinho recebe, no Defelê, o vice-líder Brasiliense, que tem um jogo a menos e busca se isolar na liderança. O jogo acontecerá no domingo (16) às 15h30.
O Samambaia também vai ao Defelê, mas como visitante e na segunda-feira (17). O Cachorro Salsicha tem embate marcado para as 15h00 contra o desesperado Real Brasília que deseja sair da zona da degola.
Ficha Técnica
Samambaia 1×0 Sobradinho
Campeonato Brasiliense – Primeira fase – 6ª rodada
Estádio Elmo Serejo Farias, Brasília – DF, 12/02/2025, 19h00
Árbitro: Maguielson Lima Barbosa.
Assistente 1: Josieliton Silva dos Santos.
Assistente 2: Douglas dos Santos Penha.
4º árbitro: Gildevan Lacerda Gonçalves.
inspetor: Jose Ricardo Alves de Melo.
Samambaia:
Murilo; Dharllyson, Bahia, Pedrão e Huguinho; Dudu (Ian Carlos), Filipe Werley e Lila; João Marcelo (Falero), Vitor Xavier (Henrique) e Kersul (Fuga).
Técnico: Gabriel Teixeira.
Gol: Ian Carlos (26′ – 2ºT).
Cartões amarelos: Huguinho, Pedrão, Lila, Falero e Fuga.
Sobradinho:
Sidão; Léo, Ednei (Felipe Kauan), Kadu (Medeiros) e China; Welton (Geovane), Talisca e Renan Oliveira (Pedrinho); Italo (Arthur), Pipico e Guilherme.
Técnico: Léo Roquete.
Cartões amarelos: Italo, e Talisca.
Público e Renda:
Público presente:
Renda:
Por Diller Abreu
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira