Candanguinho Sub-20: conheça a principal competição de base do DF

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

O Campeonato Brasiliense Sub-20, apelidado de Candanguinho, terá início neste sábado (30). As equipes participantes buscam revelar seus jovens talentos através deste campeonato, que concede duas vagas para a Copa São Paulo de Futebol Júnior, e uma vaga no Campeonato Brasileiro Sub-20 de 2023.

Ao todo, 18 times do Distrito Federal irão participar, quatro a mais que na edição passada, onde o Real Brasília se sagrou campeão em cima do Taguatinga e busca defender o título este ano.

Os confrontos da primeira rodada são:

Real Brasília x Sobradinho

Gama x Ceilândia

Legião x Unaí

Brasília x Brazlândia

Planaltina x Luziânia

Grêmio Valparaíso x Santa Maria

ARUC x Cruzeiro-DF

Taguatinga x Ceilandense

Bolamense e SESP Samambaense irão folgar na primeira rodada.

A competição se desenha da seguinte maneira: os times serão divididos em dois grupos de nove equipes cada, onde os quatro melhores colocados se classificam para a próxima fase. Os confrontos serão definidos de acordo com a colocação dos times na tabela, com o primeiro colocado do grupo A enfrentando o quarto colocado do Grupo B, e vice-versa, já os segundos colocados de cada grupo enfrentam os terceiros.

 

Atletas Sub-20 do Gama se preparam para a competição (Créditos: Anderson Neno/Divulgação)

A Agência de Notícias CEUB entrou em contato com as equipes participantes para saber quais são as expectativas para o campeonato, de qual forma está sendo feita a preparação dos seus atletas e como está a motivação dos mesmos para o Candanguinho.

Brasília

O treinador do time Sub-20 do Brasília, Alex Silva, afirmou que as expectativas para o Candanguinho estão “boas”. “A preparação está sendo muito positiva, apesar de ter somente 40 dias de trabalho para a estreia. Neste período, conseguimos criar um modelo de jogo que achamos ideal para nossa equipe”, afirma.

O primeiro jogo do Brasília será no domingo (dia 1º/5), às 15h30, contra o Brazlândia, no Estádio JK.

Ceilândia

O técnico que irá comandar a equipe sub-20 do Ceilândia é Leonardo Roquete, que disse que as expectativas do clube são partidas bastante acirradas, mas que esperam uma classificação para a próxima fase.

A preparação vem sendo feita com treinamentos de bastante intensidade, já visualizando o jogo de estreia no domingo (01), contra o Gama.

“É uma excelente oportunidade de mostrar o potencial individual de cada um de nós, do Ceilândia, principalmente pelo fato do time profissional estar com calendário garantido até 2023. Espero que possamos fornecer alguns atletas para o time profissional”, afirmou o profissional. 

Gama

O diretor de futebol de base do clube, Rodriguinho, disse que estão com alguns contratempos na preparação, já que muitos atletas estão vestindo a camisa do clube pela primeira vez, no entanto essa dificuldade é natural e acredita que seu time irá fazer um grande campeonato.

Segundo Rodriguinho, a preparação dos jogadores está sendo feita com o intuito de forma profissional, visualizando a programação da equipe profissional do ano que vem, pois acreditam que podem contar com alguns jogadores desse plantel. A vaga na Copa São Paulo de Futebol Júnior também é almejada pelo clube, usando esse fator como motivação para a disputa do título do Candanguinho.

“Estão todos motivados, muitos atletas gostariam de ter o privilégio de vestir essa camisa e hoje eles são os escolhidos. Todos que fazem parte dessa equipe, independente das suas funções precisam dar o seu melhor, inclusive eu também me incluo por ser funcionário, e como funcionário fico na torcida que os diretores também consigam fazer a sua parte”, comenta.

Grêmio Valparaíso

O fisioterapeuta do clube, Matheus Rocha Nery, conta que o principal objetivo da equipe na competição é conquistar uma vaga para a Copinha 2023, para isso é necessário terminar em primeiro ou segundo lugar no Candanguinho para alcançar as expectativas projetadas pelo Grêmio Valparaíso.

Matheus afirma também que a preparação já vem de alguns anos, mantendo a equipe sem mudanças, intensificando a preparação física e tática dos atletas. Com esse plano de treino, ele diz que o time está preparado para qualquer situação adversa que o jogo possa proporcionar.

“Nossa equipe está motivada em relação à disputa da competição profissional da segunda divisão do campeonato de Brasília, até porque, a maior parte do grupo, será esse que está no campeonato de juniores, mas primeiro nosso foco total deve ser no Candanguinho”, conta.

Santa Maria

Segundo o técnico da equipe, Wescley, as expectativas são as melhores possíveis, formando uma equipe competitiva e com o objetivo de alcançar a classificação para a segunda fase, buscando tirar o melhor de cada atleta.

A preparação dos jogadores vem sendo feita de forma intensiva, com destaque para a parte física, para que nos jogos possam executar o que foi treinado da melhor forma.

“Todos sabem do tamanho e da proporção de disputar o Candanguinho Sub-20, é no meu ponto de vista a maior janela para atletas com até 20 anos, fora que dá vaga na copa do Brasil  para o campeão  e pra Copa São Paulo pro campeão e vice. Então é uma oportunidade única para os atletas que disputam tal competição”, destaca o técnico.  

Taguatinga

O diretor de futebol, Alemão, afirmou que a expectativa do Taguatinga para o Candanguinho é a melhor possível, visando a vaga na Copinha, mas dessa vez com o título, já que na edição anterior o time foi vice colocado para o Real Brasília.

Quanto a preparação, o diretor diz que o time está bastante focado e concentrado, tanto na parte física com o preparador físico Wander, quanto na parte tática com o técnico Marçal e seu auxiliar Alexandre.

A principal motivação para os jogadores é o título da competição e a vaga para a Copinha. Segundo Alemão, os jovens estão conseguindo se impor nos amistosos que jogaram e se empenhando bastante nos treinos. Ele afirma, também, que a maioria dos jogadores nunca participou da Copa São Paulo de Futebol Júnior, e é um sonho de todo atleta de base disputar a competição, aumentando assim a vontade de fazer um bom campeonato.

Unaí

O presidente do Unaí, Maj Elias Andrade, comentou que o clube irá fazer uma aposta audaciosa, mas que poderá dar bons resultados, que é a aposta em garotos do sub-17, que jogam juntos há mais tempo, assim, contando com o bom entrosamento deles.

Andrade destaca que preparação foi feita em um curto período de tempo, mas, pelo fato de a maioria dos jogadores já se conhecerem, isso não deve ser um problema. “Nossos atletas estão entusiasmados. Sabem que se fizeram um bom campeonato este ano e próximo,  terão chances reais de vestirem a camisa do time profissional”, conta o presidente do Unaí.

ARUC

Em 2022, o ARUC fará sua estreia no Campeonato Brasiliense Sub-20, o time do Cruzeiro Velho busca uma boa campanha em sua primeira participação, visando uma improvável classificação para a próxima fase, tendo em vista que são tidos como um dos azarões da competição.

Brazlândia

A equipe do Brazlândia volta a participar da competição após quatro anos fora. Em sua última participação, o time foi eliminada na primeira fase do Candanguinho. Nesta temporada, a equipe busca melhorar seu desempenho, especialmente em comparação à 2017. 

Bolamense

O Bolamense volta a participar da competição após três anos ausente. A última participação do clube havia sido em 2018, onde o clube perdeu todos os jogos que disputou na primeira fase e acabou eliminado. Em 2022, o clube busca melhorar o seu desempenho para buscar a classificação para a segunda fase.

Ceilandense

O Ceilandense vem para o Candanguinho 2022 com uma expectativa de melhora em relação ao ano passado, onde a equipe terminou a competição em último lugar de seu grupo, com apenas um ponto em cinco jogos, o que resultou em uma eliminação precoce na primeira fase.

Cruzeiro-DF

Penúltimo colocado de seu grupo em 2021, o Cruzeiro-DF obteve o pior ataque na última edição da competição, marcando apenas dois gols em seis jogos disputados, o que deixou a equipe com um aproveitamento de 5%, ficando a frente apenas do Ceilandense pelos critérios de desempate.

Legião 

A equipe do Legião vem para o Candanguinho 2022 buscando manter o bom desempenho da edição passada, onde o clube obteve o melhor resultado dentre todos os clubes na fase de grupos, com 100% de aproveitamento. O clube acabou sendo eliminado na semifinal contra a equipe do Ceilândia.

Luziânia

O Luziânia vem para 2022 após uma boa campanha no ano anterior, onde terminou a primeira fase em terceiro lugar de seu grupo, com dez pontos, e avançou até as quartas de final, porém, foi superado pela equipe do Capital, perdendo os dois jogos.

Planaltina

O Planaltina planeja melhorar seu desempenho nesta edição do Candanguinho, já que na edição anterior ficou na quinta colocação do grupo, com nove pontos, um a menos que o terceiro e o quarto lugar.

Real Brasília

O Real Brasília, atual campeão do Candanguinho, vem para 2022 com o objetivo de defender seu título e se tornar o primeiro bicampeão do campeonato. Na última edição, a equipe classificou em primeiro lugar do grupo, com 14 pontos, tendo a melhor defesa do campeonato, sofrendo apenas um gol durante a primeira fase. 

Nas quartas de final, enfrentaram o Santa Maria, pelo qual passou sem dificuldades, aplicando um placar agregado de 9×0 nos dois jogos. Já nas semis, jogaram contra o Capital, e, após perder o primeiro jogo por 1×0, conseguiram a remontada na volta por 2×0. Na grande final, contra o Taguatinga, foram dois jogos acirrados, no primeiro, a equipe do Real Brasília venceu por 1×0, e, no segundo, seguraram um empate em 1×1 para se sagrarem campeões.

SESP Samambaense

O clube que disputou a edição passada como SESP Taguatinga, por questões de parcerias, volta a ter sede em Samambaia para a disputa do Candanguinho 2022. No último ano, terminaram eliminados na primeira fase, em quinto lugar de seu grupo, empatados com o Santa Maria (quarto colocado), mas ficaram atrás pelo critério de desempate de gols-pró, onde marcaram um a menos que seus adversários.

 Sobradinho

O Sobradinho volta a disputar o torneio após três anos, e nesta edição, busca fazer uma campanha superior a de 2018. No último Candanguinho que participou, o clube ganhou apenas um dos cinco jogos disputados, que foi uma vitória por 3×0 em cima do Brasília, na última rodada.

A Agência de Notícias CEUB tentou entrar em contato com os times ARUC; Brazlândia; Bolamense; Ceilandense; Cruzeiro-Df; Legião; Luziânia; Planaltina; Real Brasília; SESP Samambaense e Sobradinho, mas não obteve resposta até o fechamento da matéria.

Por Gabriel Botelho, João Pedro Nunes e Torgan Magalhães
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Matérias relacionadas

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress