O Ceilândia foi à Vila Planalto e derrotou o Real Brasília por 1×0 na tarde deste sábado (13) pela abertura do Campeonato Brasiliense de 2024, no estádio Defelê.
Atual campeão distrital, o Real larga com revés na defesa da taça e terá que se recuperar nos próximos jogos. O autor do único gol da tarde foi o experiente atacante Romarinho, que garantiu os 3 pontos para o Gato Preto.
A volta dos campeões
A estreia do Campeonato Brasiliense 2024 ocorreu no mesmo lugar onde o torneio se encerrou no ano passado, o estádio Defelê, na Vila Planalto. Atual campeão, o Real Brasília volta a disputar um jogo oficial pela primeira vez desde o título inédito em vitória nos pênaltis sobre o Brasiliense no último mês de Abril.
Depois de chegar na edição passada do Candangão como atual bi-vice campeão , o Ceilândia acabou não alcançando as semifinais, mas diferente do Real, o Gato Preto disputou Copa Verde, Copa do Brasil e Série D, onde chegou até as oitavas. Os ceilandenses voltam a campo pela primeira vez desde a eliminação dolorosa para o Caxias-RS nos pênaltis para tentar voltar a brilhar no campeonato local.
O artilheiro decide
A partida começou morna no Defelê com o começo de temporada pesando nas duas equipes. Os atletas demoraram para reencontrar o ritmo de jogo e o calor forte na capital federal não colaborou, causando problemas físicos em membros dos dois times. Mesmo jogando fora de casa contra o atual campeão, o Ceilândia conseguiu dominar seus adversários no primeiro tempo e abriu o placar aos 29 minutos depois de muita insistência com o artilheiro Romarinho em cruzamento rasteiro na área.
O gol dos visitantes ligou o sinal de alerta na equipe da casa, que passou a atacar com mais potência, mas em vão. O Leão do Planalto voltou melhor do intervalo e insistiu em busca do empate, mas o goleiro Thiago Santos teve boa atuação e fez com que a equipe da Vila Planalto passasse em branco na estreia.
Próximos Jogos
Para a segunda rodada do Candangão, o Real Brasília vai deixar o DF para enfrentar o Planaltina em Goiás no próximo sábado (20) às 15h30 buscando se recuperar da derrota na estreia. O Ceilândia enquanto isso volta para sua casa no estádio Abadião, onde recebe no domingo (21) o Brasiliense às 15h30 em reedição das finais do torneio em 2021 e 2022.
Ficha Técnica
Campeonato Brasiliense – 1ª Rodada
13/01/2023- Estádio Defelê, Vila Planalto- DF
Real Brasília: Wendell; Caio Mendes, Davy Dias, Regino e Gabriel Lima (Breno Lopes); Obina, Tássio, Marcos (Pedrinho) e Guilherme (Bruninho); Michel Douglas e Uederson (Kaio Nunes)(Juan Alves)
Técnico: Ariel Mamede
Ceilândia: Thiago Santos; Euller, Badhuga, China e Emerson (Wisley); Bosco, Kennedy (Elbinho), Cabralzinho (Júlio César) e Pedro Bambu; Romarinho (Raílson) e Felipe Clemente (Edson Reis)
Técnico: Adelson de Almeida
Gols:
Romarinho – Ceilândia 29’ 1°T
Cartões amarelos:
Tássio (A) – Real Brasília
Pedro Bambu (A) Edson Reis (A) – Ceilândia
Por Henrique Sucena
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira