Na noite de segunda-feira (30), o Caxias do Sul venceu o Cerrado fora de casa por 98 a 91 ,em jogo válido pela 15ª rodada do segundo turno do NBB. Com a vitória, a equipe gaúcha chega a sua sétima vitória em 18 jogos e se mantém na 11ª posição. Já o Cerrado chega a sua quarta derrota seguida e amarga na 15ª colocação.

Com bom segundo tempo do Caxias do Sul e com destaques do pivô Mathias com 10 pontos e 12 rebotes e do ala Arthur com 21 pontos, o time visitante superou a equipe do DF, que mesmo com 21 pontos de Keyron Sheard em sua volta às quadras, não conseguiu sair com a vitória.
“ Fizemos um péssimo primeiro tempo, onde eles fizeram 55 pontos, mas conseguimos melhorar na segunda metade, onde diminuímos o poder ofensivo deles ( Cerrado)
e melhoramos o nosso. Com isso, a gente conseguiu fazer os 98 pontos e a vitória”, declara o pivô Mathias, do Caxias.
Caxias do Sul sai na frente
No início da partida, as equipes vieram com estratégias distintas.O Caxias do Sul focou seu jogo nas bolas de dois pontos, foram apenas quatro tentativas para três. Porém, o plano funcionou, com um jogo mais próximo da cesta e com cinco rebotes a mais do que o adversário,o time gaúcho garantiu a liderança nos primeiros 10 minutos de jogo. Destaque para Arthur Bernardi com 12 pontos neste começo.
Já o Cerrado optou por um jogo com arremessos de três pontos, 15 dos 24 pontos da equipe vieram dessa forma. Entretanto, a estratégia não foi o suficiente para parar o Caxias, que saiu na frente.
Primeiro quarto: Cerrado 24 x 26 Caxias do Sul

Cerrado melhora e vai para os vestiários na frente
No segundo quarto a história foi outra, o Cerrado que antes dependia muito do seu arremesso de três, começou a mesclar melhor as suas ações ofensivas e fez 16 pontos de 2 e 15 de longa distância. Devido a essa mudança a equipe viu seu aproveitamento em arremessos de quadra subir de 46% para 65%. Além disso, a equipe da capital pegou 11 rebotes, seis a mais do que o Caxias.
Por outro lado, os visitantes tiveram uma piora em seu aproveitamento e não foram capazes de impedir o ataque do Cerrado. O destaque dos mandantes foi o ala Keyron Sheard, que fez 11 pontos no quarto em seu retorno às quadras após seis jogos fora. Com isso, a equipe do sul tomou a virada e foi para os vestiários com placar de 55 a 51 a favor da equipe do DF.

Caxias vira o jogo e vai com vantagem para o quarto final
Na volta dos vestiários o Caxias voltou melhor. Com os rebotes dominados pelo pivô Mathias, que pegou 5 dos 11 totais da equipe, os gaúchos viraram o jogo e abriram uma vantagem de seis pontos para o quarto final. Já pelo lado do Cerrado, o aproveitamento voltou a abaixar e viu os visitantes saírem melhor para os minutos finais.
O destaque dessa terceira etapa ficou com Mathias, que já contava com um duplo-duplo de 10 pontos e 11 rebotes antes do apito final.
Final do terceiro quarto: Cerrado 71 x 77 Caxias do Sul

Caxias do Sul administra vantagem e garante a vitória
No último quarto, o Caxias do Sul manteve a intensidade e chegou a alcançar uma vantagem de 12 pontos do Cerrado, que mesmo com uma melhora no final, onde diminuiu a diferença para 5, não foi capaz de tirar a vitória da equipe visitante.
Final de jogo : Cerrado 91 x 98 Caxias do Sul
Próximos compromissos
O Cerrado agora enfrentará o União Corinthians na próxima quinta (2), novamente na Asceb. Já o Caxias do Sul irá encerrar o seu tour pela capital contra o Brasília Basquete na próxima quarta (1), na Arena BRB Nilson Nelson. A partida será um confronto direto, visto que os gaúchos ocupam a 11ª posição e o time da capital a 12ª .

“ É um grande jogo. Um time muito forte , onde tem um grande treinador. Sabemos do poder defensivo e ofensivo do time do Brasília, mas vamos tentar manter um ritmo muito forte contra eles para conquistar a vitória, pois essa vitória é muito importante para a sequência do campeonato”, falou o pivô Mathias sobre o próximo confronto.
Por Marcello Hendriks e Pedro José Santana
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira