Série D: Ceilândia elimina Água Santa e vai enfrentar o Barra nas oitavas

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

O Ceilândia derrotou o Água Santa-SP por 1 a 0 no Abadião, neste sábado (9/8), e se garantiu entre as 16 melhores equipes da Série D 2025.

Ao estilo Ronaldinho Gaúcho na Copa do Mundo de 2002, o meia Tarta acertou uma cobrança de falta do meio da rua para garantir a vitória do Gato Preto e o lugar nas quartas de final.

Vitória magra do Gato Preto garantiu a vaga nas oitavas; Foto: Mateus Péres

No primeiro jogo, houve empate em Diadema por 1 a 1.

Neste sábado, o Ceilândia entrou em campo precisando de apenas uma vitória simples.

O resultado leva a equipe para um confronto contra o Barra-SC na próxima fase.

Nervos em campo

Com o grande objetivo da temporada para as duas equipes em jogo, o Abadião viu um primeiro tempo de pouca inspiração e nervos à flor da pele.

Ainda que tenham sido marcadas poucas faltas, com a equipe de arbitragem comandada por Diego Fernando Silva de Lima adotando um estilo de deixar a bola rolar, foram diversas confusões ao longo dos primeiros 45 minutos.

O maior desentendimento se deu entre Regino, atacante ceilandense, e Eduardo Ribeiro, lateral direito da equipe paulista.

Em disputa pelo lado esquerdo do ataque do Ceilândia, os atletas se estranharam e, durante os empurrões, Ribeiro segurou o pescoço do adversário com as duas mãos.

Apesar das reclamações vindas das arquibancadas, Diego de Lima apresentou apenas um cartão amarelo para cada jogador.

Jogo foi marcado por clima quente entre paulistas e candangos; Foto: Mateus Péres

Golaço decide

O segundo tempo voltou mais movimentado, e a primeira chance de perigo do jogo veio com Romarinho.

Kennedy costurou pela direita do ataque do Gato Preto do DF e cruzou na área, achando o capitão do Ceilândia, que desviou a bola, mas viu ela acertar o travessão.

Pouco depois, Valter Bala fez jogada parecida e Romarinho apareceu de novo, dessa vez finalizando para fora.

Depois de muita pressão alvinegra, o Água Santa reagiu e quase abriu o placar no Abadião com Lucas Duni, que recebeu livre na área mas finalizou para fora, mesmo tendo espaço.

O susto acordou a torcida do Ceilândia de vez, impulsionando o time para tentar decidir de vez a classificação.

O jogo deu uma esfriada mas esquentou novamente quando, aos 40 da etapa complementar, Eduardo Ribeiro foi expulso.

O lateral direito, que já havia se envolvido na confusão do primeiro tempo, recebeu o segundo amarelo e deixou os paulistas com um a menos.

O Gato Preto aproveitou a vantagem numérica e, na cobrança da falta cometida por Ribeiro, fez um golaço com Tartá para encaminhar a classificação.

O camisa 8 bateu a falta do meio da rua e Luan Ribeiro saiu mal do gol, fazendo com que a bola fosse direto para o fundo das redes.

No desespero, o Água Santa se mandou para o ataque nos acréscimos e até o goleiro do time paulista foi para a área em busca do milagre. O esforço, porém, foi em vão, e o time da casa festejou no apito final.

Dois passos

O Ceilândia agora enfrenta o Barra-SC nas oitavas de final. A equipe de Balneário Camboriú já havia derrotado o Cascavel-PR no jogo de ida por 1 a 0 e venceu o jogo de volta em casa por 3 a 0 para garantir a vaga.

De volta às oitavas, o Ceilândia busca apagar os fantasmas da derrota para o Caxias em 2023, quando caiu nos pênaltis a dois passos do sonhado acesso.

A ordem e data dos confrontos ainda será definida.

Foto: Mateus Péres

Ficha Técnica

Ceilândia 1×0 Água Santa (SP)
Campeonato Brasileiro Série D – Segunda Fase
Estádio Abadião, Ceilândia – DF, 09/08/2025, 16h00

Árbitro: Diego Fernando Silva de Lima
Assistente 1: Humberto Martins Dias Silva
Assistente 2: Fernando Antonio da Silva Junior
4º Árbitro: Pedro Alves De Oliveira

Ceilândia:
Edimar Sucuri; Paulinho, Badhuga, Euller e Lucas Piauí; Lagoa (Junior Timbó), Lucas Silva e Tarta; Kennedy (Pablo Felix), Romarinho (Nolasco) e Regino (Valter Bala)
Técnico: Adelson de Almeida
Gols: Tarta
Cartões Amarelos: Regino, Euller, Tarta, Nolasco
Cartões Vermelhos:

Água Santa:
Luan Ribeiro; Eduardo Ribeiro, Joilson, Gabriel Vidal e Willian Bahia; Vilian (Ryan Santos), Cesinha e Felipinho; Luan Santos (Rodrigo Carioca), Lucas Duni (Marquinhos) e Bruno Vinícius (Alison)
Técnico: Alan Dotti
Gols:
Cartões Amarelos: Eduardo Ribeiro (2x), Gabriel Vidal
Cartão Vermelho: Eduardo Ribeiro

Por Henrique Sucena
Fotos por Mateus Péres

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress