O Brasília Basquete venceu o Pinheiros, no Nilson Nelson, na noite de quarta (26), nos últimos segundos, por 72 a 70.
Apesar da derrota, o cestinha da partida foi o armador da equipe Paulista, Pacheco, com 21 pontos, já do lado vencedor, quem se destacou foi o Ala/armador Gemadinha, com 20 pontos.
Com a vitória, o Brasília Basquete se mantém na terceira colocação da fase de classificação da NBB, com 18 vitórias e nove derrotas. Do outra lado, o Pinheiros, com a derrota, segue na oitava posição, com 13 vitórias e 12 derrotas.

Pinheiros na frente
A partida começou animada, com show da torcida. Mas o time de Brasília viu o Pinheiros tomar a frente no placar, com boas jogadas do armador Pacheco, o time paulista chegou a abrir uma diferença de oito pontos.
Apenas depois da metade do primeiro quarto, o time da casa conseguiu acertar uma bola de três pontos, e se encontrar na partida. Contudo, não foi suficiente para buscar a virada, com isso os paulistas conseguiram a vitória no primeiro quarto. 19 a 21
Domínio paulista
No início do segundo quarto, o Pinheiros seguiu melhor e conseguiu administrar a vantagem. Com um bom aproveitamento nas bolas de três, além de contar com erros do time da casa, assim, o time paulista continuou na frente no placar, e foi para o intervalo vencendo. 40 a 43

Reação do Brasília
O Brasília voltou melhor após o intervalo, e com bons arremessos de Gemadinha, o time da capital conseguiu a virada. Porém, nada estava ganho ainda e o Pinheiros conseguiu ficar novamente a frente no placar no começo do último tempo.
Nos últimos segundos
O time paulista não dava brecha. No fim, com a partida empatada em 70 a 70, o Brasília conseguiu retomar a bola faltando quatro segundos para o encerramento da partida.
Cook arremessou de fora do perímetro, mas sofreu a falta, dessa forma o juiz marcou três arremessos livres para o Brasília, e com apenas dois segundos para o final da partida, o jogo estava nas mão do americano, o qual perdeu o primeiro arremesso, mas conseguiu converter os outros dois, levando a vitória para o time da capital federal.
Final do jogo: Caixa/Brasília Basquete 72 x 70 Pinheiros

“O importante é vencer”
Ao final do confronto, em entrevista à Agência CEUB, o ala-armador Pedro, do Brasília, ressaltou a importância da resiliência para o triunfo na noite.
“A partir do intervalo conseguimos conversar e controlar o rebote de defesa. O jogo estava muito físico. A molecada corre muito, bate muito também, Então a gente teve que igualar isso. E aí no final a gente soube fechar e ter calma. Mais uma vitória aí pra conta, não importa se é bonito ou se é feio, o importante é vencer”, disse o jogador do time candango.
Próximos jogos
Após a vitória, o Brasília Basquete vai ao Paraná, enfrentar o Pato Basquete no dia 14/03, às 19h30, já o Pinheiros, volta para São Paulo, dessa vez o adversário será o Franca, a partida ocorre no dia 3/03, às 20h.
Por Paulo Renato Costa e Arthur Serique
Fotos: Lucas Alarcão
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira