O Botafogo venceu, nesta sexta, o Cerrado, no ginásio da ASCEB, pelo NBB. O jogo acabou com vitória nos últimos instantes para a equipe carioca. Outro carioca, o Vasco também venceu no outro jogo da rodada na capital.
A partida teve como destaque o armador da equipe do Rio de Janeiro, Isaac Thornton, que anotou, ao todo, 24 pontos. Ele foi consagrado como o cestinha da partida. Já pelo lado do time de Brasília, o também armador Davi Rossetto foi o ponto forte da noite com 16 pontos e 6 assistências.

De olho nos playoffs
A vitória para o time visitante tem grande importância, tendo em vista que a equipe não vencia há 7 jogos.
Assim, com o triunfo de hoje, encerrou a má fase e voltou a sonhar com os playoffs.
Os anfitriões também seguem lutando para se manter entre os classificados para as fases finais, se mantendo no 15° lugar. Mas agora que foram dadas as informações, vamos para o jogo.
1° quarto
Desde o apito inicial, a equipe do Cerrado pressionou o time do Rio de Janeiro e, com apoio de sua torcida, abriu ainda nos primeiros minutos vantagem de 8 pontos, com destaque especial para o armador Davi, com 5 pontos e 1 assistência .
Contudo, a entrada de Matheusinho no time botafoguense mudou a partida e o jogador pontuou 4 vezes e deu 1 assistência para um companheiro, obrigando o plantel da casa a pedir tempo. A partir desse momento, o jogo seguiu disputado, com o quarto acabando em 23 x 19 para o time da capital.

2° quarto
No segundo quarto, a equipe do Botafogo entrou de vez na partida, chegando a encostar no placar e contando com o time da casa em baixa, cometendo diversos erros nas bolas para 2 e 3 pontos.
A equipe visitante não perdoou e, conduzidos pela boa fase do pivô Emanuel, a virada chegou. Arremessando para três pontos, o armador Jamaal virou o jogo.
Após isso, o Cerrado encontrou dificuldades para se encontrar na partida, mas com os esforços de Davi, que converteu duas bolas de três seguidas, o time encostou no placar com o quarto terminando em 39 x 34 para o time visitante.
3° quarto
O terceiro quarto foi disputado do início ao fim, com trocas na liderança do placar a todo momento. As torcidas dos dois times se fizeram presentes, não pararando de cantar em nenhum momento, fato que foi correspondido em quadra com enterradas e bolas de três pontos para os dois lados.
Contudo, mesmo com o Cerrado virando o placar em dois momentos do quarto, o armador do time carioca jogou um balde de água fria no time mandante com aproveitando de 60% na bola de três pontos, fazendo com que o terceiro quarto terminasse com vantagem para o Fogão de 62 x 54.

Último quarto
No último quarto, o Botafogo chegou a abrir vantagem comandados por bom momento do ala-armador Patrick. Isso não desanimou a torcida da casa, que seguiu de pé cantando até o apito final e comandou a festa até o empate, se tornando elemento fundamental para a campanha.
O jogo seguiu disputado ponto a ponto mas, nos minutos finais do jogo, Jamaal lançou do perímetro e anotou três pontos deixando o placar em 75×72. A partir disso a partida ficou marcada pelos pontos de lance livre para os dois lados e, com 4 segundos para o fim, o ala Daniel Von Haydin fez de três e deixou a desvantagem brasiliense em apenas 2 pontos.
O time visitante sofreu a falta e Thornton voltou a diferenca para 3 pontos. Ao pegar a posse, o time da casa teve sua última chance para empatar. A bola estava nas mãos do ala Jonathan para reiniciar o jogo da linha de fundo, mas o jogador cometeu um erro de passe e confirmou a vitória do time carioca por 82 x 79.
Próximos Jogos
Seguindo na briga pelos playoffs, as equipes seguem no DF para seus próximos compromissos. O Cerrado enfrenta o Vasco neste domingo às 11h, novamente na ASCEB, enquanto no mesmo dia o Botafogo mede forças contra o lanterna Brasília às 16h no Nilson Nelson.
Por Lucas Alarcão, Kallebe Simőes e Henrique Sucena
Fotos: Pedro Santana
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira