Candangão 2026 vai começar no dia 10 de janeiro e terá VAR

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

O Conselho Arbitral do Candangão 2026 definiu, nesta segunda (27), que o campeonato do ano que vem vai começar no dia 10 de janeiro e terá mudanças em relação ao ano passado.

Foto: Diller Abreu/FFDF

Os times participantes da edição de 2026 do candangão são: Aruc, Brasília, Brasiliense, Capital, Ceilândia, Gama,  Paranoá, Rral Brasília, Samambaia e Sobradinho.

A reunião estabeleceu algumas mudanças e datas para o Candangão de 2026. A primeira rodada começa no dia 10 de janeiro e os jogos serão realizados nas quartas e quintas durante a semana, e aos sábados e domingos nos fins de semana.

O regulamento estabelece que as equipes que jogarem na quinta-feira não jogam no sábado. Além disso, o sistema de bolas múltiplas será implementado e os cartões serão zerados ao final da primeira fase.

A final será em jogo único no dia 21 de março, às 16h, na Arena BRB Mané Garrincha. As semifinais serão em jogos de ida e volta, com o primeiro colocado enfrentando o quarto no domingo e o segundo enfrenta o terceiro no sábado. No jogo de volta, os dias invertem.

O árbitro de vídeo será utilizado desde a primeira fase, em um jogo por rodada. O VAR também será utilizado nas semifinais e na final.

A dirigente Luiza Estevão, representante do Brasiliense, defendeu que os clubes sejam cobrados da mesma forma em relação à infraestrutura disponibilizada pelas equipes mandantes.

“Estamos há dois anos cobrando essa reciprocidade. Alguns problemas só resultam em multas para o Brasiliense e para outros clubes não. Isso tem que estar especificado no regulamento para que seja igual para todos”, afirma.

O representante da secretaria de esporte diz que a pasta se compromete a melhorar a infraestrutura dos estádios junto com os clubes do DF.

O presidente do Ceilândia, Ari de Almeida,  defendeu que tudo que está no regulamento e não é devidamente cumprido, deve ser relatado pelo delegado da partida na súmula.

O sorteio feito definiu os confrontos da primeira rodada:

Brasiliense X Brasília
Ceilândia X Sobradinho
Paranoá X Aruc
Capital X Samambaia
Gama X Real Brasília

Por Lucas Maia

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Matérias relacionadas

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress