O Conselho Arbitral do Candangão 2026 definiu, nesta segunda (27), que o campeonato do ano que vem vai começar no dia 10 de janeiro e terá mudanças em relação ao ano passado.

Os times participantes da edição de 2026 do candangão são: Aruc, Brasília, Brasiliense, Capital, Ceilândia, Gama, Paranoá, Rral Brasília, Samambaia e Sobradinho.
A reunião estabeleceu algumas mudanças e datas para o Candangão de 2026. A primeira rodada começa no dia 10 de janeiro e os jogos serão realizados nas quartas e quintas durante a semana, e aos sábados e domingos nos fins de semana.
O regulamento estabelece que as equipes que jogarem na quinta-feira não jogam no sábado. Além disso, o sistema de bolas múltiplas será implementado e os cartões serão zerados ao final da primeira fase.
A final será em jogo único no dia 21 de março, às 16h, na Arena BRB Mané Garrincha. As semifinais serão em jogos de ida e volta, com o primeiro colocado enfrentando o quarto no domingo e o segundo enfrenta o terceiro no sábado. No jogo de volta, os dias invertem.
O árbitro de vídeo será utilizado desde a primeira fase, em um jogo por rodada. O VAR também será utilizado nas semifinais e na final.
A dirigente Luiza Estevão, representante do Brasiliense, defendeu que os clubes sejam cobrados da mesma forma em relação à infraestrutura disponibilizada pelas equipes mandantes.
“Estamos há dois anos cobrando essa reciprocidade. Alguns problemas só resultam em multas para o Brasiliense e para outros clubes não. Isso tem que estar especificado no regulamento para que seja igual para todos”, afirma.
O representante da secretaria de esporte diz que a pasta se compromete a melhorar a infraestrutura dos estádios junto com os clubes do DF.
O presidente do Ceilândia, Ari de Almeida, defendeu que tudo que está no regulamento e não é devidamente cumprido, deve ser relatado pelo delegado da partida na súmula.
O sorteio feito definiu os confrontos da primeira rodada:
Brasiliense X Brasília
Ceilândia X Sobradinho
Paranoá X Aruc
Capital X Samambaia
Gama X Real Brasília
Por Lucas Maia
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira


