O Brasil venceu o Paraguai, por 5 a 0, no sábado (20/9), e se classificou para a final da Copa das Nações de Futsal contra a Polônia (que venceu a França por 3 a 2). A decisão será às 18h na Arena BRB Nilson Nelson. Já o Paraguai jogará a disputa de terceiro lugar contra a França, às 15h30.
Os gols do Brasil foram marcados por Lucão, Marcel, Pito, Damiá Mareco (contra) e Fabinho.

Domínio brasileiro
O Brasil começou a partida pressionando os paraguaios, e, aos três minutos de partida, o camisa dez brasileiro, Pito, teve a primeira oportunidade de gol, mas o goleiro dos rojiblancos defendeu.
Dois minutos depois, o camisa seis, Fabinho, cobrou falta que levou perigo ao Paraguai, mas novamente parou no goleiro paraguaio.
Após muita pressão dos Brasileiros, o zero finalmente saiu do placar, após uma boa jogada com um chute de longe, o camisa 14, Lucão, colocou a bola no fundo das redes do Paraguai.
Com o controle da partida, o Brasil atacava mas não conseguia chegar ao segundo gol, parando diversas vezes na defesa paraguaia. Mas depois de uma boa troca de passes, o camisa 13, Matheus, achou o camisa 11, Marcel, que driblou o marcador e ampliou o placar.
Em uma primeira etapa marcada por faltas, cartões e domínio brasileiro, o primeiro tempo terminou em dois a zero para o Brasil.

Brasil desfila em quadra
Após a volta do intervalo, as duas seleções voltaram em busca de gols. Com propostas ofensivas de jogo, Brasil e Paraguai conseguiram achar o caminho da finalização várias vezes, mas os goleiros Giovanni González e Willian se destacaram com boas defesas.
Com dez minutos restantes no cronômetro, Pedro Pascottini fez falta em Rocha, na entrada da área. O Brasil aproveitou e realizou uma jogada ensaiada que terminou com o camisa nove chutando. A bola passou pelo goleiro Giovanni mas o camisa 15, Jorge Espinoza, tirou em cima da linha.
O jogo continuou equilibrado, mas era o Brasil que ganhava o jogo e tinha calma para executar suas jogadas. E após escanteio mal batido dos paraguaios, o melhor jogador do mundo de 2023, Pito, recuperou a bola no meio da quadra e só parou embaixo do gol. Assim, aplicando o placar, 3 x 0.
O Brasil não tirou o pé, e continuou jogando como a seleção seis vezes campeã do mundo que é. Com um futsal ofensivo, não demorou para sair o quarto gol da canarinho. O camisa dez, Pito, tocou para o cinco, João Victor, que cruzou na área e contou com a sorte do desvio do capitão Damián Mareco, que fez o gol contra.
Com dez segundos restantes de jogo, a seleção paraguaia errou um lateral no ataque, a bola sobrou no pé do Fabinho que rapidamente levantou a cabeça e percebeu o goleiro Giovanni González fora do gol. Então o camisa seis chutou em seu campo de defesa e marcou o quinto dos atuais campeões do mundo.
Por Felipe Morais e Hugo Monteiro
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira