Na tarde desta terça (13), o Lusail Stadium foi palco da semifinal entre Croácia e Argentina. Os argentinos venceram os croatas por 3×0 em uma atuação excelente de Lionel Messi. O atacante marcou e deu assistência na decisão.

Os argentinos aguardam o jogo entre França x Marrocos para saber qual seleção irá enfrentar na Final da Copa do Mundo de 2022, no domingo, 18 de Dezembro, às 12:00.
1° Tempo
A Argentina veio preparada e reforçou o meio campo para o confronto contra a Croácia. O técnico Scaloni optou por preencher esse lado do campo com De Paul, Paredes, Enzo Fernández e Mac Allister.
Os argentinos aceleravam o jogo a todo tempo e buscavam um gol rápido nos minutos iniciais, mas os ataques sempre paravam com a defesa croata.
Por outro lado, a Croácia repetia a estratégia que utilizou contra o Brasil, trocava muitos passes e buscava desacelerar o jogo. Aos poucos iam chegando à área da Argentina e criando chances, mas também sem sucesso.
Eis que aos 34 minutos do primeiro tempo, o atacante Álvarez recebeu um lançamento e colidiu com o goleiro croata que saiu mal e cometeu o pênalti. Lionel Messi bateu forte no alto e abriu o placar na semifinal.
Pouco tempo depois, aos 39 minutos, Álvarez apareceu novamente, dessa vez em um contra-ataque, percorreu 54 metros, ganhou duas divididas e marcou o segundo gol da Argentina.
2º Tempo
A Croácia veio para o segundo tempo sob pressão, precisava marcar para buscar o empate e começou a segunda etapa mais ofensiva, mas os ataques não geraram resultados. Com isso, deixaram seus jogadores expostos, a Argentina segurou o jogo e buscou as jogadas de contra-ataque. Esse foi o roteiro na maior parte do segundo tempo, somente aos 24 minutos do segundo tempo, a estrela de Messi apareceu mais uma vez, o atacante recebeu na lateral, conduziu até a linha de fundo, se livrou dos marcadores e precisou somente ajeitar para Álvarez marcar mais um e fechar o resultado.
Em busca do Tri
Os argentinos sonham com o tricampeonato mundial, o sonho da terceira estrela dourada no brasão pode virar realidade no próximo domingo. A Argentina chega à sua sexta vez em uma decisão. O último título disputado foi em 2014, no Brasil, contra a Alemanha. Naquela edição, ficaram com a vice-colocação.
Os títulos mundiais dos argentinos aconteceram em 1978, em uma final contra a Holanda e em 1986, vencendo a Alemanha por 2×1.
O craque argentino
A Copa do Mundo de 2022 pode ser a última de Lionel Messi, o craque e dono da camisa 10 da Argentina é o principal destaque de sua seleção. Nesta edição, Lionel Messi chegou a marca de 11 gols marcados em Copas e se tornou o maior artilheiro de seu país. A artilharia na competição e sua atuação nesse mundial apontam o craque como um dos favoritos a conquistar o prêmio de Melhor Jogador da Copa.
Os recordes não param por aí, com a classificação para a final, Lionel Messi será o jogador com mais jogos em Copa do Mundo. O argentino vai fazer seu 26º jogo e ultrapassará o alemão Lothar Matthäus.
Por Pedro José Santana