O Athletic venceu o Cruzeiro, na noite desta quarta-feira (22), por 1 a 0 pela segunda rodada do Campeonato Mineiro.
Em um jogo equilibrado, o Esquadrão venceu a partida com um gol contra de Fabrício Bruno aos 24 minutos do segundo tempo e a torcida cruzeirense, presente em peso no Estádio Nacional Mané Garrincha, protestou pela saída de seu treinador, Fernando Diniz.

Equilíbrio no primeiro tempo
O jogo começou com investidas ofensivas do Esquadrão que não surtiam efeito mas assustavam os cruzeirenses.
Assim, o Cruzeiro apostou em um início estudado no campo defensivo e pressão dos atacantes à saída de bola da equipe de São João del Rei.
Isso pouco funcionou pois o Athletic quase não errou a troca de passes e conseguiu passar com facilidade enganando a marcação.
As chances mais claras dos primeiros 25 minutos vieram por parte do Athletic, Mateus Gonçalves foi até o fundo, limpou o lateral William e cruzou para trás, David Braga, que chegava da intermediária livre, finalizou em direção ao gol, mas Fabrício Bruno tirou quase em cima da linha a bola que abriria o placar do jogo.
Cássio foi acionado logo depois em um escanteio venenoso na primeira trave que Torrão cabeceou cruzado para o goleiro se esticar e espalmar a bola.
Após a parada técnica, a equipe Celeste fez, da hidratação, combustível para mudar completamente sua postura na partida.
O domínio passou a ser do time da capital mineira, que iniciou uma sucessão de jogadas. A primeira finalização da equipe aconteceu aos 32′ em um escanteio curto para Marquinhos na intermediária, mas o atacante chutou longe do gol.
A organização do meio-campo do Cruzeiro criou chance para Matheus Henrique, aos 36, avançar e finalizar cruzado, mas sobre o gol de Jefferson e também para Marquinhos, que recebeu na entrada da área e chutou de esquerda, mas a bola saiu desviada.
Nessa fase do jogo, os atacantes da equipe Celeste arriscaram muitas jogadas individuais, pelas extremidades e mesmo com êxito em alguns lances, a consistente defesa do Esquadrão os travava na última chance. O primeiro tempo acabou no 0 a 0 mas com ações ofensivas de ambos os times em momentos diferentes da partida.
As aparências enganam
Com a saída de bola da equipe cruzeirense, o segundo tempo começou. Apesar da equipe conseguir chegar bem na área adversária, o time não conseguia efetivamente causar perigo, por outro lado, a equipe do Athletic, apesar de não chegar com tanta frequência, sempre que chegava causava perigo à defesa do Cruzeiro.
A zaga celeste conseguia recuperar a bola e a troca de passes efetiva do time, o colocou frente a importantes chances de gol, as quais o time não aproveitava como deveria.
Apesar das chances perdidas, o segundo tempo se mostrava mais animado que o primeiro. Em seus 15 primeiros minutos, três jogadores foram amarelados, sendo dois do Cruzeiro (Lucas Romero e Fabrício Bruno) e um do Athleitic (Diego Fumaça).
Gol “contra”
Mesmo com a posse de bola inferior durante todo o jogo, aos 24 minutos do segundo tempo, em uma bola na área, o zagueiro Fabrício Bruno marcou contra a própria rede, marcando assim, o primeiro gol da partida;
O gol não intimidou a equipe do Cruzeiro, que seguiu atacando em busca do gol de empate. O técnico Fernando Diniz decidiu tirar o volante Lucas Romero para colocar o garoto da base Tevis, decisão que não agradou em nada a torcida. Gritos de xingamento ao técnico, além da frase “Fora Diniz”, se tornaram recorrentes. Mesmo com os esforços, a equipe do Cruzeiro não conseguiu chegar ao empate.
Próximos jogos
Após um jogo equilibrado, Athletic e Cruzeiro voltam a campo no próximo fim de semana. A raposa regressa aos gramados do Mineirão, onde é mandante, contra o Betim, no sábado (25/01), às 16h30, para tentar recuperar a confiança e os pontos perdidos. Enquanto isso, o Esquadrão, com 100% de aproveitamento na competição, vai a Ubá enfrentar o Aymorés, no domingo (26/01), às 16h00.
Ficha técnica
Athletic 1×0 Cruzeiro
Campeonato Mineiro Módulo I – Fase de grupos – 2ª rodada
Arena BRB Mané Garrincha, Brasília – DF, 22/01/2025, 19h00
Árbitro: Daniel da Cunha Oliveira Filho.
Assistente 1: Celso Luiz da Silva.
Assistente 2: Pablo Almeida Costa.
4º árbitro: Jonas Alves Henrique.
Analista de campo: Sandoval Franco Ferreira.
VAR: Marco Aurelio Augusto e Fazekas Ferreira.
AVAR: Leonardo Rotondo Pinto.
Observador de VAR: Ricardo Marques Ribeiro.
Athletic:
Jefferson; Douglas Pelé (Jhonatan), Edson, Sidimar e Yuri; Diego Fumaça, Wallisson e David Braga (Rafael Conceição); W. Torrão (Neto Costa), Mateus Gonçalves (Nathan) e Gustavão (Wesley Gasolina).
Técnico: Roger Silva.
Gols: Fabrício Bruno – GC (24′ – 2ºT).
Cartões amarelos: Diego Fumaça e Yuri,
Cruzeiro:
Cássio; William, João Marcelo, Fabrício Bruno e Marlon; Lucas Romero (Tevis), Matheus Henrique e Eduardo (Christian); Dudu (Lucas Silva), Marquinhos (Lautaro Díaz) e Bolasie.
Técnico: Fernando Diniz.
Cartões amarelos: Lucas Romero e Fabrício Bruno.
Público e Renda:
Público presente: 11.854
Renda: R$1.059.922
Por Diller Abreu e João Pedro Carvalho
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira