Você sabia que em abril de 1975 foi determinado como o dia daquele que possui a posição mais solitária no futebol?

A ideia foi uma iniciativa do tenente Raul Carlesso, em acordo com o capitão Reginaldo Carlesso, ambos professores na Escola de Educação Física do Exército, com o objetivo de homenagear Haílton Corrêa Arruda, o lendário Manga.
Por se tratar de uma posição em que o atleta tem como objetivo defender o patrimônio do time e o coração do torcedor apaixonado, o goleiro por muitas vezes sobe e desce os degraus do futebol em velocidade máxima, o que o acabam levando rapidamente de contestado ao iminente ídolo de um clube.
Ao longo das décadas, o futebol brasileiro foi palco de atuações de goleiros que transcenderam a simples função de defender a meta.
Eles se tornaram ícones, inspirando gerações com suas defesas, liderança e identificação com seus clubes e a seleção nacional.
Ícones da posição
Emerson Leão, com sua garra e longevidade impressionantes, marcou época em diversos clubes e na Seleção Brasileira.
Sua presença imponente e reflexos apurados o consagraram como um dos grandes da posição, participando de quatro Copas do Mundo e conquistando inúmeros títulos pelos clubes que passou.
Manga, com sua agilidade felina e estilo irreverente, revolucionou a posição. Ídolo em clubes como Botafogo e Internacional, demonstrou uma ousadia e plasticidade incomuns para a época, encantando os torcedores com defesas que desafiavam a lógica. A sua
Campeão do tetra
Taffarel, por sua vez, personificou a segurança e a serenidade debaixo das traves.
Bicampeão mundial com a Seleção Brasileira, suas defesas decisivas em momentos cruciais, como as disputas de pênaltis nas semifinais das copas do mundo de 1994 e 98, o eternizaram como um herói nacional e um exemplo de profissionalismo.
Ceni, o goleiro artilheiro
Rogério Ceni elevou a figura do goleiro a um novo patamar. Além de suas defesas seguras e grande liderança, sua paixão pelo São Paulo o transformou em um símbolo do clube. Sua ousadia em cobrar faltas e pênaltis o consagrou como o goleiro com mais gols na história do futebol. Ao todo, fez 131 gols, sendo 61 de faltas. É o recordista mundial.
Pelo São Paulo conquistou 18 títulos como goleiro, com destaque para duas Copas Libertadores, dois Mundiais e três Campeonatos Brasileiros, e tambem fez parte do elenco penta campeão do mundo com a seleção brasileira em 2002.
Marcos, o último campeão do mundo
Com sua identificação com o Palmeiras, personificou a raça e a entrega. Suas defesas milagrosas e a conquista da Libertadores em 1999 o transformaram em um ícone para a torcida alviverde.
Marcos chegou a copa do mundo de 2002 com a seleção brasileira, e além do título conquistado, foi reconhecido como um dos melhores goleiros daquele mundial.
Por Juan Costa