O América Mineiro levou a melhor no primeiro clássico mineiro, contra o cruzeiro, em 2023. A partida foi disputada na tarde deste sábado (4), no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília.
O duelo válido pela terceira rodada do Campeonato Mineiro marcou o primeiro clássico entre as duas equipes realizado fora do estado. O América venceu o confronto por 1×0, gol de Henrique Almeida, aos 33 minutos do segundo tempo.

Domínio celeste
O Cruzeiro se impôs durante boa parte da primeira etapa, a equipe celeste teve dominância na posse de bola e chegava cada vez mais perto do gol adversário. Aos 8 minutos, Bruno Rodrigues recebeu um passe em profundidade de Nikão e marcou para a Raposa, porém o gol foi anulado pelo VAR, o atacante estava em posição de impedimento no momento que recebe o passe.
Somente no final do primeiro tempo que o América pressionou a Raposa. Após erro na saída de jogo do goleiro Rafael Cabral, o atacante Aloísio finalizou com perigo e assustou o Cruzeiro.
América cresce
O jogo ocorreu em ritmo muito intenso durante os 90 minutos, isso fez com que o árbitro marcasse constantemente faltas para controlar a partida e aplicou cartões para os dois times. A marcação constante estressou ambas as equipes, parando o jogo algumas vezes por conta de discussão.
O confronto ia caminhando para um empate sem gols, até que aos 32 minutos do segundo tempo, Henrique Almeida, que veio do banco, abriu o placar para o América Mineiro. O atacante aproveitou o erro do zagueiro Lucas Oliveira, limpou bem a jogada e bateu com categoria para colocar o Coelho à frente do placar.

Ao final do segundo tempo, aos 44 minutos, Henrique Almeida, de cabeça, marcou mais um, porém foi anulado após consulta no VAR por uma falta que havia ocorrido no início da jogada.
Próximos confrontos
Com a vitória sob o rival Cruzeiro, o Coelho se mantém na liderança do Grupo B. Somente América e Atlético estão invictos na competição, são 3 jogos e 3 vitórias. Irão enfrentar o Athletic na quarta rodada.
Além da boa campanha no estadual, o América Mineiro, com a vitória por 1×0, chega a cinco vitórias consecutivas contra o Cruzeiro.
Já pelo lado celeste, o Cruzeiro soma 4 pontos na competição e está na segunda colocação do grupo C, o líder atual é o Democrata. No estadual, a Raposa tem uma vitória, um empate e uma derrota. Seu próximo confronto é contra o Pouso Alegre, no Independência.
Jogos no Mané
O estádio nacional Mané Garrincha recebeu a final da Supercopa do Brasil entre Palmeiras x Flamengo no último sábado (28), na tarde de hoje foi palco do clássico mineiro entre América x Cruzeiro, e tem outros jogos de campeonatos estaduais para receber. Confira a lista:
Boavista x Botafogo – 05/02 – 16h
Nova Iguaçu x Vasco – 07/02 – 21h10
Portuguesa x Corinthians – 12/02 – 16h
Bangu x Fluminense – 05/03 – Horário ainda não divulgado
FICHA TÉCNICA
AMÉRICA-MG 1 X 0 CRUZEIRO
Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Data: 04 de fevereiro de 2023 (sábado)
Horário: 16h30 (de Brasília)
Árbitro: André Luiz Skettino Policarpo Bento
Assistentes: Magno Arantes Lira e Fernanda Nandrea Gomes Antunes
VAR: Emerson de Almeida Ferreira
Cartões amarelos: Alê, Aloísio, Nino Paraíba, Dadá Belmonte e Ricardo Silva (América-MG); Wesley e Reynaldo (Cruzeiro)
Gols:
AMÉRICA-MG: Henrique Almeida (32′ do 2ºT)
AMÉRICA-MG: Matheus Cavichioli; Nino Paraíba, Iago Maidana (Danilo Avelar), Ricardo Silva e Nicolas; Juninho, Alê e Benítez (Emmanuel Martínez); Mateus Gonçalves (Matheusinho), Felipe Azevedo (Dadá Belmonte) e Aloísio (Henrique Almeida)
Técnico: Vagner Mancini
CRUZEIRO: Rafael Cabral; William, Lucas Oliveira, Reynaldo e Marquinhos Cipriano (Rafael Bilu); Neto Moura (Igor Formiga), Ian Lucas e Wesley Gasolina (Ramiro); Nikão (Daniel Junior), Bruno Rodrigues e Wesley (Gilberto)
Técnico: Paulo Pezzolano
VEJA ALGUMAS FOTOS DO JOGO!
por: @eu.pedrojose
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira






























