Em jogo decidido no final, São José vence Cerrado

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Na noite deste sábado (2), o São José venceu o Cerrado por 78 a 74, no Ginásio da ASCEB, em Brasília. Com trocas de liderança a cada quarto que passava, a equipe paulista liderou por último e saiu com a vitória. Ainda que em um jogo mais coletivo do que individual, o camisa 15 dos visitantes, Renato Carbonari, fechou com 19 pontos e 7 rebotes e foi o destaque do confronto.

Confira a análise do jogo na visão do cestinha do jogo:

Com o resultado o São José chegou a sua sétima vitória em dez partidas e foi para a quinta colocação. Já o Cerrado foi para o 16 lugar com três vitórias e oito derrotas.

Daniel Von Haydin, ala do Cerrado Basquete. Foto por: Pedro Santana

Correria em quadra

Rápido, físico e intenso são algumas palavras que podem descrever como foi o primeiro quarto entre Cerrado e São José. Inicialmente as duas equipes vieram com propostas semelhantes para a partida, jogo coletivo e muita intensidade na defesa. Devido a esses fatores, o jogo teve um ritmo mais acelerado que fazia com que as vezes até a vista se perdesse.

O que chamou a atenção nos primeiros dez minutos de jogo foi a disputa,  foram oito trocas de liderança entre as equipes mesmo com um placar baixo. 14 a 12,  foi assim que terminou o primeiro quarto, um número baixo devido ao aproveitamento abaixo de 35% de ambos os times, mas que ainda assim foi bom de assistir.

Equipes cansam e São José cresce 

O segundo quarto manteve a mesma proposta do primeiro mas não o mesmo ritmo, pelo menos não o tempo todo. Inicialmente as equipes com defesas fechadas e ataques coletivos e com mesmo problema de aproveitamento de antes. Mas o tempo passava e os times se cansaram. Com o cansaço a equipe do São José se manteve mais organizada e cresceu na partida. 

Nos três primeiros minutos de jogo o Cerrado manteve a liderança conquistada no primeiro quarto mas a perdeu quando o relógio marcava 6:22 para o final e não voltou a conquistar. Ainda que atrás no placar, o time do DF e mesmo em seu pior momento quando começava a perder o adversário de vista, os donos da casa conseguiram voltar a pontuar e deixaram o jogo aberto.

Segundo quarto : Cerrado 28 x 31 São José

Mais espaços e mais pontos

No terceiro quarto o jogo mudou, as defesas diminuíram a intensidade e os espaços começaram a aparecer. Os quartos que antes não passavam de 19 pontos por nenhuma das equipes, foi ultrapassada pelos dois e terminou com parciais de 28 a 23 para o Cerrado, mas não foi fácil para nenhum dos lados. 

O São José iniciou melhor e ficou ao todo ficou quase oito dos dez minutos do quarto a frente do placar. Mas o Cerrado não estava morto e conseguiu virar a partida virar o jogo com 1:14 restantes no relógio. Ainda que com mais duas trocas de liderança nesse minuto final, a equipe do DF saiu com a vantagem para a etapa final.

Terceiro quarto: Cerrado 56 x 52  São José 

Cerrado larga na frente mas perde o jogo 

No início do último período, o Cerrado teve o seu melhor momento no jogo e parecia que era questão de tempo até confirmar a vitória. Mas o São José, voltou a se recuperar aos poucos e a preocupação mudou de lado. Faltando 1:40, a equipe visitante virou o jogo e não perdeu mais. 

Confira os motivos da derrota na visão do técnico do Cerrado Régis Marelli:

Regis Marelli, técnico do Cerrado Basquete. Foto por: Pedro Santana

O destaque individual desse jogo tão coletivo ficou com o camisa 15 do São José, Renato, que terminou a partida com 19 pontos e 7 rebotes e explicou o que motivou a sua boa partida contra o Cerrado.

“Acho que o grupo, vem fazendo as melhores escolhas, achando as melhores vantagens e eu estou sendo feliz de estar conseguindo fazer as cestas.”

Final de jogo: Cerrado 74 x 78 São José 

 Próximos jogos 

Agora o Cerrado viaja para enfrentar o Minas na quarta-feira , dia seis de dezembro, na Arena UniBH. Já o São José continua no DF para enfrentar o Brasília na próxima segunda (4), na Arena BRB Nilson Nelson.  

Por Marcello Hendriks

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress