Felipe Massa se assusta com número de acidentes no Brasil e faz campanha

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

O piloto de automobilismo Felipe Massa manifestou espanto com o número de acidentes no Brasil e entrou em uma campanha com o atual presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) para conscientizar sobre os índices de acidentes causados por uso de celular.

Entre os dados que impressionaram o piloto, em 2016, o número de mortes foi de 37.345 no Brasil no trânsito. Para se ter uma ideia, em 2000, foram 28.995. Entre as faixas etárias com mais vítimas, 11% delas tinham entre 5 e 14 anos de idade.

“Quando eu vi os números dos acidentes no Brasil e no mundo eu fiquei assustado”, disse Felipe Massa. Para isso, o planejamento se dividirá em duas etapas basicamente. Na primeira parte do processo, vão ser feitos levantamentos em departamentos de trânsito de nove estados do país e no Distrito Federal. Já na segunda, o chamado Denatran terá ações nos outros 16 estados do Brasil.

Leia mais notícias sobre o assunto

Leia mais notícias sobre a campanha

Uma parceria entre o Departamento Nacional de Trânsito e o Instituto Tellus pretende reduzir pela metade nos próximos 10 anos o índice de mortes no trânsito do país. A ação faz parte da campanha relativa à década de Segurança no Trânsito, que foi lançada em 2011, e deve terminar em 2021. Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que por ano, 1,2 milhão  de pessoas morrem em acidentes de trânsito no mundo, o que representa quase 12%  das mortes.

A ideia do levantamento é criar um diagnóstico inicial até o fim desta semana, identificando os principais problemas das vias e rodovias do Brasil, e também quais as principais causas de acidentes nesses locais.

Por Ricardo Ribeiro (texto e fotos)

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Matérias relacionadas

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress