Com uma virada heróica no segundo tempo, o Flamengo derrotou o Criciúma por 2 a 1 neste sábado (21/6). Jogando longe do Maracanã, o rubro-negro contou com o apoio de mais 60 mil torcedores para conquistar mais tres pontos e se manter na busca pela lideranca do Campeonato Brasileiro.
Depois de Rodrigo abrir o placar para a equipe catarinense, os cariocas contaram com seus centroavantes, Pedro e Gabigol, para deixar a capital federal com o resultado positivo.

Efetividade catarinense
Quem teve o maior controle da partida em sua primeira metade foi o Flamengo, mas apesar disso, o jogo foi para o intervalo com uma surpreendente vitória parcial dos visitantes por 1×0.
A velocidade e os dribles de Éverton Cebolinha serviam de escape e impulsionavam o ataque dos comandados de Tite, mas o time poucas vezes assustava Gustavo.
A primeira vez que o Criciúma chegou foi aos 32 minutos. Depois de domínio errado de De la Cruz, Fellipe Mateus teve espaço e arriscou de longe, forçando Rossi a colocar para escanteio.
Na bola aérea, que vem se mostrando adversária forte dos flamenguistas, o goleiro argentino deu rebote e Rodrigo aproveitou para abrir o placar para a equipe de Santa Catarina.
Com a torcida se mostrando cada vez mais impaciente, o Flamengo tentou responder e achou sua melhor chance com Fabrício Bruno em rebote na área adversária, mas o zagueiro chutou por cima do gol. Com uma atuação bem abaixo do que os 60 mil presentes esperavam, os jogadores do time carioca voltaram aos vestiários sob o som de fortes vaias.

Ídolo e predestinado
A virada dos cariocas veio com bastante sofrimento na segunda etapa. Com apenas 15 minutos a situação parecia que se tranquilizaria.
Arrascaeta invadiu a área com a bola e foi derrubado por Rodrigo, que quase foi de herói a vilão para o time de Claudio Tencati. A sorte do zagueiro foi que Gustavo acertou o canto e defendeu o chute de Pedro, esfriando os ânimos rubro-negros.
O Flamengo ainda quase marcou na jogada seguinte, mas Pulgar acertou a trave com uma cabeçada e Gustavo afastou novamente.
O meia uruguaio seguiu buscando o protagonismo e, de novo conduzindo pela esquerda, lançou Pedro com bastante espaço dentro da área.
O camisa 9 finalizou de primeira e superou o goleiro carvoeiro, se redimindo do pênalti desperdiçado para empatar o jogo aos 30 minutos.
O gol levantou a torcida rubro-negra de Brasília, mas o que realmente incendiou o Mané Garrincha foi o momento em que Tite chamou Gabigol para entrar em campo, causando um barulho que poderia ser confundido com um gol de tão ensurdecedor.
O Flamengo cresceu no jogo e acabou sendo premiado em uma jogada bastante anormal. Com o jogo rolando, um torcedor atirou uma segunda bola em campo. Com a posse no ataque, Cebolinha invadiu a área e o volante Barreto, para pará-lo, chutou a segunda bola na que estava em uso.
O juiz assinalou o pênalti, apesar das reclamações catarinenses de que o jogo deveria ter sido paralisado pela presença do objeto em campo.
Gabigol chamou a responsabilidade e superou o goleiro para marcar apenas seu segundo gol na temporada, mas um que pode significar um recomeço para o ídolo depois de má fases e polêmicas extra-campo.
O jogo ficou quente e o número excessivo de faltas e cartões amarelos demonstrou isso. O Criciúma até teve o atacante Allano expulso, mas o atleta já estava no banco após ter sido substituído. Os visitantes tentaram até o final o empate, mas o embalo da torcida após a virada motivou os jogadores em campo, que seguraram o placar e garantiram os 3 pontos a mais para o clube que briga pelo título.

Próximos Jogos
O Flamengo segue a semana longe do Rio de Janeiro. Também pelo Brasileirão, o rubro-negro vai ao nordeste para enfrentar o Vitória em Salvador na quarta-feira, às 20h.. O Mengão segue em sua busca pela liderança, seguindo de perto o rival Botafogo. O Criciúma, por sua vez, volta para o sul catarinense, onde recebe o Fortaleza almejando se recuperar da derrota, também na quarta, às 19h.
Ficha Técnica
Campeonato Brasileiro – 18ª Rodada
Flamengo 2×1 Criciúma
20/07/2024 – Mané Garrincha, Brasília- DF
Público: 60.127
Gols:
Flamengo – Pedro (30’ 2°T) Gabigol (43’ 2°T)
Criciúma – Rodrigo (35’ 1°T)
Cartões:
Flamengo – David Luiz (A) Léo Pereira (A) Gabigol (A) Éverton (A)
Criciúma – Rodrigo (A) Claudinho (A) Allano (A)(A)(V) Barreto (A) Éder (A) Fellipe Mateus (A)
Flamengo: Agustín Rossi; Wesley, Fabrício Bruno, David Luiz (Léo Pereira) e Ayrton Lucas (Matías Viña); Erick Pulgar (Luiz Araújo), Gerson (Gabigol), Nico De la Cruz e Giorgian De Arrascaeta; Éverton e Pedro
Técnico: Tite
Criciúma: Gustavo; Claudinho (Jonathan), Rodrigo Fagundes, Wilker Ángel e Miguel Trauco (Tobias Figueiredo); Barreto, Newton, Fellipe Mateus e Marcelo Hermes; Arthur Caíke (Felipe Vizeu)(Éder) e Allano (Ronald)
Técnico: Cláudio Tencati
Por Henrique Sucena
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira