Futebol: Brejão de Nioaque conquista título do Campeonato nacional de futebol indígena

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

O Brejão de Nioaque, do Mato Grosso do Sul, conquistou o primeiro campeonato nacional de futebol indígena, no Bezerrão, após a vitória por 3 a 1 diante do Terra indígena Ivaí, do Paraná, no domingo (13). A competição teve 92 equipes e mais de 2.700 atletas de diversas etnias

“A premiação é importante para nossa comunidade, ela vai fortalecer ainda mais o nosso futebol. Já somos reconhecidos em nosso estado, mas temos o objetivo de ser reconhecido nacionalmente” disse o técnico Wesley, do Brejão de Nioaque

Brejão na frente

Brejão de Nioaque começou o jogo pressionando o time da Terra indígena Ivaí, não deixando o time do Paraná encostar na bola.

Essa pressão rapidamente deu resultado. Aos oito minutos, após falha do goleiro Neto, o Peki camisa oito do Brejão driblou o marcador e fez o gol.

Logo após o gol, a equipe do Mato Grosso do Sul manteve o ritmo e Peki, o autor do gol, acertou a trave após uma jogada bem trabalhada.

Tudo igual

Aos 15 minutos do primeiro tempo, a equipe da Terra indígena Ivaí fez uma substituição que de cara  mudou o jogo, o time passou a ter mais controle da partida, tendo mais ações ofensivas e os lances mais perigosos

Em um lance que começou em uma  jogada rápida no meio, a equipe do Paraná quase fez um golaço, mas que resultou em escanteio. Depois da cobrança, o camisa sete Dieguinho cortou para a direita e chutou rasteiro, não deixando chances para o goleiro Xopi.

No final do primeiro tempo, os dois times perderam a intensidade que estavam no início e a primeira metade do jogo terminou 1 x 1.


Brejão retorna à liderança


Após a volta do intervalo, ambas equipes retornam com vontade de vencer, e após forte pressão do time do Ivaí, eles encontram o gol, porém foi anulado por impedimento.

Com o desânimo da equipe do Ivaí após o gol anulado, o time do brejão partiu para o ataque, e após uma bola sobrada dentro da área o Toti, camisa sete do time mato grossense, achou o gol e botou o brejão à frente do placar novamente.

Atrás do placar, o time da Terra Indigena Ivaí não conseguiu encontrar seu jogo e viu o time do brejão pressionar mas parar no três vezes no goleiro Neto

Foto por: Eduardo Tavares


Brejão é campeão

Com uma forte pressão, o Brejão marcou o seu terceiro gol, novamente com o Toti, que após driblar o marcador mandou uma bomba pro gol, desta vez sem chances para o goleiro do Ivaí

A terra indígena Ivaí chegou a pressionar o time do Brejão para diminuir o placar e se recuperar na partida, porém o time sul-mato-grossense conseguiu se defender bem e segurar o resultado

Após o apito final o time do Brejão se sagrou como o primeiro campeão do campeonato nacional de futebol indígena com o placar de 3 a 1.

O autor de 2 gols no jogo Toti falou da importância do titulo para a sua comunidade e da dificuldade da locomoção para a final “O titulo é muito importante para toda a comunidade indígena, demoramos dois dias para chegarmos aqui e conseguimos garantir o troféu que é muito significante para os nossos povos do Mato Grosso do Sul”

Por Felipe Morais e Hugo Monteiro

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress