O Brejão de Nioaque, do Mato Grosso do Sul, conquistou o primeiro campeonato nacional de futebol indígena, no Bezerrão, após a vitória por 3 a 1 diante do Terra indígena Ivaí, do Paraná, no domingo (13). A competição teve 92 equipes e mais de 2.700 atletas de diversas etnias
“A premiação é importante para nossa comunidade, ela vai fortalecer ainda mais o nosso futebol. Já somos reconhecidos em nosso estado, mas temos o objetivo de ser reconhecido nacionalmente” disse o técnico Wesley, do Brejão de Nioaque

Brejão na frente
Brejão de Nioaque começou o jogo pressionando o time da Terra indígena Ivaí, não deixando o time do Paraná encostar na bola.
Essa pressão rapidamente deu resultado. Aos oito minutos, após falha do goleiro Neto, o Peki camisa oito do Brejão driblou o marcador e fez o gol.
Logo após o gol, a equipe do Mato Grosso do Sul manteve o ritmo e Peki, o autor do gol, acertou a trave após uma jogada bem trabalhada.
Tudo igual
Aos 15 minutos do primeiro tempo, a equipe da Terra indígena Ivaí fez uma substituição que de cara mudou o jogo, o time passou a ter mais controle da partida, tendo mais ações ofensivas e os lances mais perigosos
Em um lance que começou em uma jogada rápida no meio, a equipe do Paraná quase fez um golaço, mas que resultou em escanteio. Depois da cobrança, o camisa sete Dieguinho cortou para a direita e chutou rasteiro, não deixando chances para o goleiro Xopi.
No final do primeiro tempo, os dois times perderam a intensidade que estavam no início e a primeira metade do jogo terminou 1 x 1.
Brejão retorna à liderança
Após a volta do intervalo, ambas equipes retornam com vontade de vencer, e após forte pressão do time do Ivaí, eles encontram o gol, porém foi anulado por impedimento.
Com o desânimo da equipe do Ivaí após o gol anulado, o time do brejão partiu para o ataque, e após uma bola sobrada dentro da área o Toti, camisa sete do time mato grossense, achou o gol e botou o brejão à frente do placar novamente.
Atrás do placar, o time da Terra Indigena Ivaí não conseguiu encontrar seu jogo e viu o time do brejão pressionar mas parar no três vezes no goleiro Neto

Brejão é campeão
Com uma forte pressão, o Brejão marcou o seu terceiro gol, novamente com o Toti, que após driblar o marcador mandou uma bomba pro gol, desta vez sem chances para o goleiro do Ivaí
A terra indígena Ivaí chegou a pressionar o time do Brejão para diminuir o placar e se recuperar na partida, porém o time sul-mato-grossense conseguiu se defender bem e segurar o resultado
Após o apito final o time do Brejão se sagrou como o primeiro campeão do campeonato nacional de futebol indígena com o placar de 3 a 1.
O autor de 2 gols no jogo Toti falou da importância do titulo para a sua comunidade e da dificuldade da locomoção para a final “O titulo é muito importante para toda a comunidade indígena, demoramos dois dias para chegarmos aqui e conseguimos garantir o troféu que é muito significante para os nossos povos do Mato Grosso do Sul”
Por Felipe Morais e Hugo Monteiro
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira