O atleta paralímpico Kevin Rocha Veríssimo, de 16 anos, já se destaca desde cedo nas categorias juvenis e sonha competir nos campeonatos mais importantes. O jovem pretende seguir a carreira de atleta e quer competir nos grandes torneios. “Quero ir para as grandes competições, continuar nadando sempre. Eu amo isso”, afirma.

O começo
O jovem começou no esporte ainda criança, quando era muito hiperativo, como disse a mãe, Clean Rocha, confeiteira de 42 anos. Ele começou na natação por volta dos oito anos de idade, Clean diz que por ser agitado e gostar de nadar a natação foi a melhor opção para o garoto praticar um esporte.
Desde os primeiros treinos Kevin mostrou talento e disposição para aprender, como disse o treinador Marcão, “o Kevin mostrou características que chamaram a atenção, como determinação, disciplina e muito interesse, especialmente pela forma como ele respondia rapidamente aos ajustes e pelo seu entusiasmo”.
Rotina
“Em casa todos tivemos que fazer mudanças para adaptar a rotina do Kevin”, afirma Clean.
Kevin acorda logo cedo, às três horas da manhã. “Acordo às três, faço um exercício, arrumo minha marmita e separo meu material para ir para a escola”, diz. Pela manhã, o foco é estudar. Na hora do almoço, o jovem já está no Centro Olímpico da UnB, onde treina na equipe Naurú, com o treinador Marcão. Kevin já esquenta sua marmita e se alimenta para no período da tarde começar seu treinamento.
“Eu me encho de orgulho, de alegria, de felicidade, porque a luta foi muito grande”, ressalta Clean. Em meio a uma rotina puxada, Kevin se mantém motivado e treina com foco em seguir competindo. A mãe não é a única da família que se orgulha do filho, ela relata que as avós e os dois irmãos mais velhos se orgulham muito de vê-lo se destacando.
Conquistas
Kevin compete na categoria S-14 para atletas com deficiência intelectual e acumula bons resultados. Ele é o atual campeão brasileiro na faixa etária dele nas provas de 100m livre, 100m costas, 200m medley, 100m borboleta e 100m peito. Além de ter sido campeão escolar nas mesmas provas.
“Ver o Kevin crescer, tanto como atleta quanto como pessoa, e alcançar resultados tão expressivos é motivo de muito orgulho. Cada medalha que ele conquista é o reflexo do bom trabalho que ele e toda a equipe multidisciplinar estão fazendo. Acompanhar essa evolução é a maior recompensa, porque sei que estamos ajudando não apenas no desempenho esportivo, mas também no desenvolvimento de um ser humano incrível”, concluiu o treinador Marcão.
Por Lucas Maia
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira