Por ter vencido o primeiro jogo da decisão, a equipe do Minas precisou de somente uma vitória para se tornarem campẽas da Superliga Feminina de Vôlei. Derrotando a equipe do Dentil/Praia, por 3 sets a 1, com parciais de 26×24, 18×25, 25×15, 25×17, a equipe belo-horizontina levou à capital de Minas Gerais mais um título da competição.
Brasília foi mais uma vez tomada por mineiros na última sexta-feira (29), esgotando os mais de nove mil ingressos disponíveis, as torcidas de Minas e Praia deram um espetáculo na arquibancada da Arena BRB Nilson Nelson.
Como foi a partida
Fechando a primeira parte por um placar apertado de 26×24, a equipe belo-horizontina levou o primeiro e mais equilibrado set da partida. A equipe aurinegra do Praia chegou a ficar na frente em vários momentos do primeiro set, abrindo até 4 pontos de vantagem sob o Minas, após o técnico Nicola Negro solicitar tempo técnico e fazer alterações na equipe que começou jogando, o time do Minas conseguiu equilibrar a partida e vencer o primeiro set.
O segundo set começou equilibrado. Aos poucos, as equipes mineiras alternavam a liderança da partida, porém logo o cenário mudou sob erros de ataque da equipe do Minas e rápida reação do Praia. Com bons ataques da ponteira Tainara e jogando em cima dos erros do time celeste, o time de Uberlândia viveu seu melhor momento durante a final, chegando a abrir 5 pontos de vantagem na reta final do 2º set. A equipe aurinegra soube aproveitar a vantagem e administrou o placar, fechando o segundo set em 25×18.
No terceiro set, que daria ao vencedor a liderança da partida, a equipe do Praia cometeu erros tanto no ataque como na defesa, o time do Minas soube usufruir disso e dominou os primeiros minutos do terceiro set. Sem muito esforço, a equipe celeste abriu 8 pontos de vantagem (13×5), forçando o técnico do time aurinegro Paulo Coco a solicitar tempo técnico. Na volta à quadra, a equipe belo-horizontina se manteve destemida, encaixando bons ataques e sem deixar a bola cair em seu lado da quadra, o time do Minas fechou o terceiro set com o placar de 25×15 o mais elástico da partida.
Sob gritos de ‘’Eu acredito!’’ e ‘’É campeão!’’, as equipes de Minas Gerais retornam à quadra para disputa do terceiro set. Para voltar ao jogo e empatar a partida, o Praia precisava agir rápido e de forma eficiente, porém o que se viu em quadra foi uma equipe já sem forças, que apesar de estar a todo momento tentando liderar a partida, acabava somente acompanhando a equipe do Minas somar pontos e chegar ao título. Liderando a partida por 13×6, a equipe celeste já estava eufórica, tanto nos arredores da quadra como nas arquibancadas da Arena BRB Nilson Nelson. As atletas de Belo Horizonte, então, venceram o quarto set por 25×17, assim, conquistando mais uma vez a Superliga Feminina de Vôlei.
Por Pedro José (texto e galeria de imagens)
Outras fotos: Wander Roberto/ Inovafoto/ CBV / Divulgação