NBB: Brasília vence Flamengo e chega à semi depois de 10 anos

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

O Brasília Basquete venceu o Flamengo por 72 a 69 no jogo cinco das quartas de final do NBB e se classificou para as semifinais do Novo Basquete Brasil (NBB) após 10 anos.

A partida realizada na noite desta sexta-feira (15) na Arena Nilson Nelson marcou o recorde de público da temporada com 12.035 pessoas.

Com a vaga garantida na semifinal o Brasília enfrenta o Franca em uma melhor de cinco em busca da tão sonhada Final do Novo Basquete Brasil. Os duelos entre as equipes começam na próxima segunda-feira (18).

Foto: João Carvalho

Invasão extraterrestre

Carregados pelas torcidas, que lotaram a Arena Nilson Nelson, o Brasília e o Flamengo reviviam as emoções das finais da NBB de 2008/09 e de 2009/10, onde os times decidiram as finais da competição no jogo 5, e o público presente na Arena fez valer o clima de decisão.

Nos primeiros minutos da partida, o Brasília mostrou a sua força, conseguindo abrir oito pontos de distância logo com cinco minutos jogados.

Após um pedido de tempo do treinador Rubro-Negro, Fernando Pereira, o Flamengo conseguiu voltar para a partida e pontuar, diminuindo em dois pontos a distância criada pelo time da casa.

Depois de uma série positiva na defesa dos Aliens, os cariocas conseguiram voltar a pontuar no final do quarto, mas mesmo assim, viram a distância aumentar para nove pontos ao final do primeiro período.

Primeiro quarto: Brasília 21 x 12 Flamengo

Foto: Eduardo Tavares

Retorno Rubro-Negro

O segundo período começou bem parelho entre as equipes, com ambas conseguindo pontuar. Apesar disso, o Flamengo teve uma sequência sem pontos e viu a diferença subir para 14.

Ao decorrer da partida, o Brasília continuou dominando, e controlando o Flamengo. Assim que equipe carioca pontuava, os Aliens faziam a sua parte e ampliavam o placar.

Inspirados por seu Ala, Pedro, que só errou um arremesso na partida, o Brasília aumentava a distância para 19 pontos, abrindo a maior diferença da série.

Após uma parada técnica, Fernando Pereira, técnico flamenguista, organizou o seu time ofensivamente e conseguindo 12 pontos em sequência e conseguiu voltar para a partida, reduzindo a distância para nove pontos ao final do quarto.

Segundo quarto: Brasília 43 x 34 Flamengo

Período equilibrado

Na volta do intervalo, o equilíbrio esperado para o confronto apareceu. As duas equipes estavam em buscar de aumentar seu placar no marcador, entretanto o aspecto defensivo dos dois lados foi o destaque do início da terceira etapa.

Os times contavam com um baixo aproveitamento nos chutes, mas mesmo assim o Rubro-Negro chegou a diminuir a diferença de pontuação para somente quatro pontos.

O Flamengo crescia na partida novamente e chegou perto de empatar o placar, porém a torcida brasiliense começou a apoiar o seu time como nunca e os atletas do clube mandante receberam as energias positivas e voltaram a incendiar a quadra do Nilson Nelson.

Mesmo com o Brasília na frente no placar, a franquia carioca conseguiu repetir a história do segundo quarto e diminuiu a vantagem para quatro pontos, em um período marcado por erros ofensivos e defesas sólidas.

Terceiro quarto: Brasília 57 x 53 Flamengo

Aliens na semifinal

O último quarto da série aguardava grandes emoções para os dois lados. Para quem perdesse, era o adeus da temporada 2025/2026 do NBB, e para quem triunfasse era a classificação para a semifinal.

O público presente entendeu a grandeza do momento e todos os 12.035 gritavam a favor de sua equipe.

A tensão era sentida em toda Arena e o roteiro do terceiro quarto era visto novamente, erros ofensivos e defesas sólidas se destacavam e um Flamengo mais consistente conseguia se sobressair.

Pela primeira vez no duelo, o clube carioca empatou o placar.

Mas isso não era um jogo de temporada regular, era playoffs valendo a vida. E com o apoio da torcida da casa, Brunão e Corvalan colocaram os Aliens na frente do marcador novamente.

Mesmo com a crescente mandante no final do período, o Rubro-Negro não diminuiu o ritmo e virou a partida com um minuto no cronômetro.

Na posse seguinte, o Brasília trabalhou bem a bola e deixou Paulichi em boas condições de marcar dois pontos, o pivô não desperdiçou a oportunidade e os extraterrestres voltaram a liderar o marcador com 40 segundos restantes.

O Flamengo teve a chance de virar na jogada seguinte, mas a defesa mandante marcou apertado sem deixar espaços e forçou o erro adversário.

Com apenas 30 segundos restantes, a classificação brasiliense estava encaminhada.

Com pouco tempo no relógio, os dois times começaram a forçar faltas para os atletas irem ao lance livre. Von Haydin foi o primeiro, o ala teve quatro oportunidades e converteu três.

No lado visitante, Negrete errou os dois, mas no rebote Wesley marcou. Corvalan fez o primeiro e errou o segundo.

E na última tentativa Rubro-Negra, Negrete novamente errou os dois e o Brasília Basquete eliminou o Flamengo em cinco jogos e voltou a disputar a semifinal do NBB depois de um hiato de 10 anos.

Por Felipe Farias e Hugo Monteiro

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress