No primeiro compromisso fora de casa pelo NBB, o Brasília perdeu o jogo para o Corinthians por 91 a 79, em São Paulo (a terceira derrota seguida na competição). A partida foi realizada em São Paulo, no ginásio do adversário. Aliás, o rival teve a primeira vitória. O destaque do time paulista foi a dupla Fischer (21 pontos) e Fuller (20 pontos). Pelo lado do Brasília, o norte-americano Zach Graham somou 29 pontos (cestinha da partida). Mas o rendimento dele não foi o suficiente para equilibrar a partida.
O próximo compromisso do Corinthians é o Pinheiros, nesta sexta-feira (26). O Brasília enfrentará o Mogi das Cruzes nesta sexta-feira, de novo fora de casa, para tentar a primeira vitória pelo NBB.
Resumo da partida
Primeiro quarto
O primeiro quarto da partida foi marcado pelo equilíbrio ofensivo entre as duas equipes. O placar marcou 27 a 26 ao final dos 10 minutos. Destaque para os arremessos de 3 pontos. Os donos da casa acertaram 3 em 5 tentativas, enquanto os brasilienses fizeram 4 de 6. Ricardo Fischer, do Corinthians, foi o cestinha com 10 pontos.
Segundo quarto
No segundo quarto, os corintianos começaram com melhor aproveitamento nos arremessos e conseguiram abrir 8 pontos de vantagem. O Brasília reagiu, encostou no placar, mas o Corinthians voltou a abrir vantagem e foi para o intervalo com 50 a 44 no placar.
Um momento curioso marcou o segundo quarto: após falta em cima de Zach Graham, o camisa 7 Gui Bento, do Corinthians, foi substituído e quebrou um pedaço do banco de reservas com um soco. Parte do assento voou para dentro da quadra. A arbitragem marcou uma falta técnica.
Terceiro quarto
As equipes trocaram pontos durante esse período. Assim que um dos dois times pontuava, o outro retribuía. O desequilíbrio aconteceu quando o relógio marcava 3:06 para o final. Gustavinho, armador corintiano, deu um passe de costas para Shilton, que enterrou a bola para delírio dos torcedores presentes do ginásio Wlamir Marques.
A partir daí, os donos da casa abriram vantagem e o quarto terminou 71 a 60.
Último quarto
O período derradeiro foi marcado por discussões e faltas mais ríspidas. Os paulistas administraram a vantagem construída ao longo da partida e venceram por 91 a 79. O cestinha da partida foi Zach Graham com 29 pontos. O próximo desafio do Universo/Caixa/Brasília Basquete é na sexta feira, contra o Mogi, em Mogi das Cruzes.
Por Ricardo Ribeiro (fotos) e Vinícius Heck (texto), de São Paulo (SP)