Na noite desta segunda-feira (16), o Brasília Basquete (DF) venceu a equipe do Pato (PR) por 98 a 94, na Arena BRB Nilson Nelson.
Em jogo válido pela rodada 11 do NBB, a equipe brasiliense virou para cima dos paranaenses e garantiu a décima primeira vitória em 15 jogos no campeonato.
Com o êxito, o time do DF garantiu vaga para a Copa Super 8, que junta as oito melhores equipes do primeiro turno. O cestinha da partida foi o ala-armador Anton Cook com 32 pontos.
“Minha meta no Brasília é melhorar a cada jogo e sempre evoluir com meus companheiros”, comentou o cestinha do jogo.
![Anton Cook, Brasília Basquete](https://agenciadenoticias.uniceub.br/wp-content/uploads/2024/12/MMM_0754.jpeg)
Começo cadenciado, Pato na frente
A bola subiu e o jogo se desenrolou de maneira cadenciada, com muitos erros para os dois lados até a metade da primeira etapa.
Os pato-branquenses souberam manter a pontuação mesmo na dificuldade. Essa desvantagem no placar fez a equipe do Brasília reagir com duas bolas de três seguidas, mas os paranaenses não deixaram barato e defenderam a vantagem à altura, abusando, igualmente, das cestas de fora do garrafão.
Foram 12 pontos para o Pato com essa estratégia apenas no primeiro quarto. Nos segundos finais, Lucas Lacerda, armador brasiliense, chutou de longe e pontuou mais três para o time anfitrião, diminuindo a diferença do placar para um ponto.
Primeiro quarto: Brasília 21 x 22 Pato Basquete
De fora do garrafão
No segundo quarto, o time da casa começou forte tentando imprimir seu ritmo de jogo sobre os visitantes, mas nada adiantou, pois as bolas de três do Pato continuaram entrando, tendo uma vantagem máxima de 9 pontos na primeira metade do período.
A outra metade foi de almanaque, com as duas equipes cometendo poucos erros e desempenhando um basquete de alto nível. O destaque foi o ala do Pato Wrighten que marcou 9 pontos, sendo três bolas de três.
Segundo Quarto: Brasília 40 x 46 Pato Basquete
Fala, Dedé
Após o apito final do primeiro tempo, Dedé Barbosa, técnico do clube brasiliense, ressaltou a importância da conversa no vestiário para recuperar o foco da equipe e disse que os seis pontos de diferença no placar, de certa forma, foi lucrativo pelo desempenho do time.
“A gente não pode tirar o mérito da outra equipe, que jogou muito bem e tem feito bons jogos como o de hoje, mas não começamos o jogo de uma maneira firme. Entramos desfocados e o vestiário é importante para recuperarmos nosso bom basquete”, comentou.
![Dedé Barbosa, técnico do Brasília Basquete](https://agenciadenoticias.uniceub.br/wp-content/uploads/2024/12/MMM_0783.jpeg)
Mesmo protagonista, final diferente
A volta dos vestiários não mudou muita coisa, o protagonismo do jogo continuou sendo da bola de três. A equipe brasiliense novamente tentou impor seu ritmo, porém, a maturidade do Pato para segurar a vantagem no placar era recorrente e quase imbatível.
Anton Cook, ala-armador do Brasília e destaque do jogo, fez 11 pontos de 13 tentados, sendo nove deles da imparável bola de três.
O brilho de Cook foi ofuscado por Cauê, armador do Pato, que fez os mesmos 13 pontos, mas com 100% de assertividade. No fim, o Pato perdeu o quarto mas segurou uma importante gordura dos primeiros períodos.
Terceiro quarto: Brasília 67 x 72 Pato Basquete
No sufoco
O início do último quarto foi intenso com o Brasília pressionando o lado da quadra do Pato, reagindo e empatando a partida.
Depois de virar o jogo, o time anfitrião segurou bem o placar, mantendo uma boa vantagem até os últimos dois minutos, o que fez o técnico Renan Gitiony solicitar parada técnica.
A equipe de fora reagiu e pôs emoção na reta final da partida, que foi decidida em um último lance livre faltando apenas 12 segundos no relógio.
As equipes brigaram até o final, a estrela do armador Lucas Lacerda brilhou junto com a de Cook e os jogadores guiaram o time da capital para uma virada memorável.
Final de jogo: Brasília 98 x 94 Pato Basquete
“A gente tem um trabalho para fazer nesses próximos quatro jogos seguidos em casa e só podemos pensar nele por enquanto até chegar o momento de folga e rotação. Hoje, quando a equipe entrou de verdade no jogo, foi muito difícil subir a ladeira para a virada e podemos vir a pagar a consequência desses erros nos próximos jogos pelo cansaço, então é trabalhar para extinguir esses erros e não sofrer no futuro”, disse Dedé Barbosa.
Próximos jogos
A equipe do Brasília continua no DF para mais quatro compromissos, o próximo, na quarta-feira (18), às 20h, será contra o Paulistano, que está na 12ª colocação. Já o Pato Basquete enfrenta o São José em uma disputa por posição na próxima quinta-feira (19), às 19h30, em Pato Branco-PR.
Por Diller Abreu e Lucas de Moraes