NBB: Paulistano quebra invencibilidade do Brasília dentro de casa 

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

O Paulistano (SP) venceu a equipe do Brasília (DF) por 102 a 87, na Arena BRB Nilson Nelson, na noite de quarta (18). A equipe paulista fez um jogo consistente e não ficou atrás do placar em nenhum momento.

Com a vitória, o Paulistano quebrou a invencibilidade dos brasilienses dentro de casa. O Brasília havia feito uma sequência de cinco jogos invictos na capital federal. Os tigres venceram pela terceira vez seguida no campeonato e acumularam o sétimo triunfo na competição.

O destaque da partida foi o ala-armador Kevin Crescenzi que, com 23 pontos, comentou, em entrevista à Agência Ceub, a importância do desempenho para a moral da equipe.

“Nosso aproveitamento foi muito bom, nossos arremessos foram bastante eficientes e também fomos muito consistentes na defesa, roubando bolas e neutralizando o ataque deles, sinto que esse foi o nosso diferencial”, disse Crescenzi.

Crescenzi, jogador do Paulistano, com a família.
Crescenzi comemorando a boa atuação com a família. (Foto por: Lucas de Moraes)

Qual era a situação das equipes antes do jogo?

O Brasília vinha de vitória contra o Pato Basquete, também no Nilson Nelson, por 98 a 94, em jogo disputado até os últimos segundos. Em casa e com tranquilidade, o Paulistano venceu o Caxias por 82 a 72.

Antes do apito inicial, o momento das equipes era distinto. Ainda que o clube brasiliense tivesse começado o campeonato com três derrotas seguidas, eles se recuperaram e acumulavam 11 vitórias em 12 jogos.

Ao todo, a situação do Paulistano na competição era complicada, uma sequência de triunfos ainda não havia ocorrido para o time na temporada e, após duas vitórias contra o União Corinthians e o Caxias, eles esperavam manter os bons resultados e a boa fase. A boa fase, aliás, se confirmou com o desenrolar da partida, como afirmou Crescenzi.

“Essa foi a nossa terceira vitória seguida e a gente está pegando entrosamento, um ritmo muito bom e os jogos estão sendo cada vez mais proveitosos. Agora vamos pegar uma sequência difícil de jogos com times do topo da tabela e espero um bom aproveitamento da equipe”.

Começo intenso

Bola pro alto no primeiro quarto e o time do Brasília entrou desligado. Os repetitivos erros cometidos e os espaços deixados fizeram um Paulistano intenso e disciplinado não perdoar o time do DF, que sofreu uma grande diferença no placar no começo da partida.

O time da capital paulista não perdeu as oportunidades que teve e somou um aproveitamento alto nos arremessos. Como destaque, o armador Vitinho, que acumulou 100% de eficiência nas cestas de média e longa distância, fazendo 9 pontos no período.

Primeiro quarto: Brasília 21 x 32 Paulistano

Paulistano e Brasília
(Foto por: Matheus Maranhão/Brasília Basquete)

Virada esboçada

Os tigres não tiveram uma postura diferente no segundo quarto, a equipe soube administrar o placar mesmo contra um Brasília mais focado. A aposta por parte dos paulistas nas bolas de três continuou surtindo efeito, aliás, assumem a quinta colocação em eficiência nesse tipo de pontuação entre os times do NBB na temporada.

Após a primeira metade do período, a equipe brasiliense desenhou uma reação que se tornou realidade com Anton Cook. Novamente com um ótimo desempenho que é recorrente na temporada, o ala-armador fez, nos dois minutos finais, sete pontos de seus 14 conquistados no quarto e levou o Brasília para uma esperança de virada. A diferença no placar que, outrora, era de 11 pontos, foi para seis.

Segundo quarto: Brasília 48 x 54 Paulistano

A voz da torcida

Durante o intervalo, os membros da torcida organizada UniBrasília, que apoiaram do início ao fim, demonstraram ansiedade e esperança em relação à uma boa temporada do Brasília com classificações e títulos.

“A expectativa está alta, há muito tempo a gente não via um time tão bom do Brasília. Foi uma equipe com um investimento alto, bem montada e de cabeça no lugar que vem sendo bem treinada pelo Dedé. Sentimos que essa parte de reestruturação do time tem forte influência dele e o torcedor fica na esperança iminente por títulos, pela volta dos tempos de glória do Brasília”.

Torcida organizada do Brasília Basquete, UniBrasília.
Membros da torcida organizada UniBrasília no apoio ao time. (Foto por: Lucas de Moraes)

Reação dos donos da casa

Na volta dos vestiários, o time da casa propôs um ritmo de troca de passes rápidos e marcação alta à quadra adversária, encurralando os jogadores paulistas.

Eles tiveram certa dificuldade para frear o plano de jogo imposto. Assim, a diferença que era de seis pontos se transformou em um empate na primeira metade do período.

Mesmo com uma melhora significativa, o técnico Dedé Barbosa viu a tática da equipe ir por água abaixo após um visível esgotamento físico dos brasilienses, que diminuíram o tempo de marcação alta e deram espaço para o Paulistano impor seu jogo e continuar na frente do placar.

Terceiro quarto: Brasília 70 x 78 Paulistano 

Cansaço brasiliense e tranquilidade paulistana

O quarto antes do apito final teve uma sina diferente em relação ao resto do jogo, a consistência do Paulistano para defender a vantagem no placar, mesmo que evidente por toda partida, ficou ainda mais clara e tirou qualquer esperança que a equipe do DF tinha de vitória.

Com o resultado já moralmente definido, os paulistas se sentiram à vontade para tentar mais e aumentar a vantagem pela leveza e despreocupação do time. Com isso, o esboço de reação brasiliense que antes dos cinco minutos finais chegou a ser uma diferença de seis pontos, se transformou em uma desvantagem de 15 pontos ao final da partida e uma derrota amarga, sofrida pelo cansaço.

Final da partida: Brasília 87 x 102 Paulistano

Próximos jogos

A equipe do Brasília continua no DF para mais três compromissos. O próximo, no sábado (21), às 11h, será contra o São Paulo, que está na sétima colocação. Já o Paulistano enfrenta o Minas, líder do campeonato, na próxima sexta-feira (20), às 19h, em Minas Gerais.

Por Diller Abreu e Lucas de Moraes

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress