Na manhã deste sábado (01/11), o Pinheiros venceu o Brasília Basquete por 69 a 67, no Ginásio Nilson Nelson.
O time paulista conquistou a sua terceira vitória na competição, já os donos da casa foram derrotados pela primeira vez.
O ala-pivô da equipe Paulista, Yan Djalo, foi o cestinha da partida com 22 pontos. O destaque do Brasília foi o pivô Brunão que fez 15 pontos.
Após a partida, o ala do Brasília, Von Haydin, falou um pouco sobre a derrota da equipe.
“Nosso ataque não encaixou. O placar foi baixo e foi um jogo de de defesa e contato. Também a arbitragem estava diferente hoje. A defesa não foi mal mas nosso ataque não colaborou.” disse Von Haydin.

Domínio paulista
O jogo começou com domínio para a equipe paulista, que estava com o ataque sólido e aproveitando os espaços na defesa dos donos da casa, conseguindo abrir uma vantagem de 5 pontos, que após outras falhas aumentou para 10.
Após um pedido de tempo do treinador do Brasília, o time da capital voltou ao jogo e conseguiu pontuar, mas se o ataque se recuperava, a defesa continuava com problemas, e a diferença caiu apenas para 8 pontos.
Os destaques do primeiro quarto para a equipe paulista foram o CJ Penha jr com 11 pontos e o Yan Djalo, com 100% de aproveitamento e com os mesmos 11 pontos, já do lado do brasília o destaque foi Brunão, que marcou sete pontos e teve 100% de aproveitamento em seus arremessos
Primeiro quarto: Brasília 18 x 26 Pinheiros
Período equilibrado
A equipe brasiliense continuou crescendo na partida com uma defesa eficiente, limitando a equipe paulista em uma porcentagem abaixo de 40% nos arremessos. Além disso, seu ataque teve um aproveitamento melhor nos chutes do perímetro.
Porém, mesmo o Brasília diminuindo a vantagem, o Pinheiros não parou de pontuar e manteve o controle do jogo, assim, conseguiu ficar na frente na primeira etapa com uma diferença de três pontos.
O destaque do Brasília da primeira metade foi o armador Facundo Corvalan que fez oito pontos e três rebotes, do lado da equipe paulista foi o ala-pivô Yan Djalo que fez 15 pontos sem errar um arremesso.
Segundo quarto: Brasília 32 x 35 Pinheiros

Controle do Pinheiros
O início do terceiro período manteve o equilíbrio do jogo, com ambas as equipes pontuando bem. Mas durante a partida a equipe paulista melhorou a sua defesa e manteve a eficiência ofensiva conseguindo aumentar a vantagem conquistada no primeiro tempo de partida.
Mesmo com o domínio do Pinheiros, o Brasília conseguiu pontuar e diminuir a diferença criada durante o terceiro quarto para cinco pontos.
O destaque da equipe brasiliense foi o Lucas, que conseguiu marcar 6 pontos, com 100% de aproveitamento nos arremessos, já na equipe paulista, novamente Yan Djalo se destacava, com 7 pontos, além dele o Armador, Cauã Pacheco teve 80% de aproveitamento em seus arremessos contribuindo com 4 pontos para sua equipe.
Terceiro quarto: Brasília 48 x 53
Vitória paulista
No último período do jogo, a equipe brasiliense aparentava estar mais nervosa, fazendo arremessos rápidos e contestados, enquanto o time paulista mais calmo e aproveitando os deslizes do time da casa.
O Pinheiros controlou a partida inteira, não deixando o Brasília ficar na frente do placar nem uma vez e nesse quarto não foi diferente. A equipe do Sudo-oeste brasileiro trabalhou mais suas jogadas e foi mais tranquilo para finalizá-las.
Então a equipe paulista garantiu sua terceira vitória no campeonato com destaque para o ala-pivô Yan Djalo que fez 22 pontos e sete rebotes.
Último quarto: Brasília 67 x 69 Pinheiros
Próximos confrontos
O Brasília viaja ao Rio Grande do Sul e joga contra o Caxias do Sul no dia 5\11 às 19h30 no Ginásio do SESI. Já o Pinheiros volta a São Paulo para encarar o Osasco no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim no dia 3\11 às 20h.
Por Felipe Morais e Hugo Monteiro


