O São Paulo venceu o Campo Mourão por 99 a 74 em duelo válido pelo Novo Basquete Brasil (NBB), no ginásio da ASCEB, em Brasília, nesta terça-feira (6). No último jogo do tricolor paulista pela temporada regular da liga, a equipe poupou seus titulares e se despediu da capital federal com uma vitória tranquila sobre o vice-lanterna, e agora apenas aguarda a chegada das quartas de final do torneio, já que, por ter garantido a terceira posição, não joga as oitavas e terá um tempo extra de descanso e preparo.
Acompanhe aqui a cobertura do NBB
Renan Lenz aproveitou a ausência dos grandes nomes como George de Paula, Lucas Mariano e Shamell, e foi o nome do jogo com 38 pontos e 16 rebotes, ambos recordes da carreira. Kenny Dawkins também fez valer a oportunidade de ter mais minutos e contribuiu com 25 pontos e 8 assistências. Pelo Campo Mourão, Anton Cook performou em alto nível novamente e fez 23 pontos.
Renan Lenz teve tarde de recordes (Foto: Thiago Quint)
O jogo
Os dois períodos iniciais foram equilibrados, com ambas as equipes com abordagens muito ofensivas. O Campo Mourão levou a melhor no primeiro quarto e o São Paulo no segundo. Sem uma referência em quadra, já que as estrelas ficaram no banco, o experiente armador americano Kenny Dawkins chamou a responsabilidade para si e anotou 13 pontos para os paulistas, que mantiveram a equipe no jogo.
Pelos paranaenses, o também americano Anton Cook foi o protagonista, usando seu talento em lances de isolation e convertendo. Na ida para os vestiários, o placar anotava 42 a 39 para o São Paulo
No retorno do intervalo, a partida, que estava disputada até então, se tornou jogo de um homem só. Renan Lenz anotou 18 pontos apenas no terceiro quarto, acertando 7 dos 8 arremessos tentados.
Apesar dos esforços de Cook, que fez 11 pontos para o Campo Mourão, o São Paulo não deu chances. Comandados pela atuação do ala-pivô, o tricolor dominou o período e venceu por 31 a 16, disparando no placar.
Adentrando o último quarto, os paulistas tinham 18 pontos de vantagem e apenas controlaram a partida até o estouro final do cronômetro. Renan continuou quente e fez mais 11 pontos. Aparentemente conformada com o resultado, a equipe paranaense se mostrou entregue e não ofereceu resistência para os adversários. Assim, mais uma vitória para o São Paulo, a 23ª na competição, 99 a 74.
Apesar do esforço, Cook não conseguiu conduzir sua equipe para a vitória (Foto: Thiago Quint)
Pós jogo
Com o fim da participação na temporada regular e já garantido nas quartas, o São Paulo volta para casa e apenas aguarda a definição do próximo adversário. A forte equipe chegará com confiança ao mata-mata e se posta como real candidato ao título. O Campo Mourão, por sua vez, foi matematicamente eliminado da pós-temporada com a derrota de hoje, e apenas irá cumprir tabela nos próximos jogos.
Próximos jogos
A equipe paranaense retorna à quadra na próxima quinta-feira contra o Corinthians, às 19:00 no ginásio da ASCEB. A partida terá transmissão ao vivo na plataforma DAZN.
Por Arthur Ribeiro
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira