Novo episódio de racismo contra brasileiros mancha último amistoso antes da Copa

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA



Em partida realizada nesta terça-feira (27), em Paris (na França), a Seleção Brasileira derrotou a Tunísia pelo placar de 5 a 1. Inspirada no ataque, a equipe do técnico Tite correspondeu às expectativas e fechou seu ciclo antes da Copa do Mundo. No entanto, apesar do resultado, mais um episódio de racismo foi o destaque a partida.

O atacante brasileiro Richarlison foi alvo de ofensas raciais por parte da torcida adversária no estádio Parque dos Príncipes ao ter uma banana arremessada em sua direção após comemorar seu gol marcado na partida.

O fato ocorreu na mesma partida em que os jogadores entraram em campo com as 5 estrelas remetentes aos títulos de Copa do Mundo tampadas nas jaquetas de aquecimento. Isso teria sido um protesto por parte da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da própria Seleção brasileira contra o racismo, com o slogan “Sem nossos jogadores negros, não teríamos estrelas na nossa camisa” em referência aos diversos atletas negros presentes nas conquistas brasileiras.

O protesto aparenta ter como motivo o caso de racismo sofrido pelo atacante Vinícius Jr., ao ser comparado com um macaco por um jornalista espanhol, quando este fez um comentário sobre as danças do atleta nas comemorações.

Richarlison comemorando o segundo gol brasileiro; foto: Lucas Figueiredo

O amistoso foi o último teste do time brasileiro antes da ida à copa do mundo, que terá início no final de novembro. Agora, os comandados de Tite ficarão na expectativa pela publicação da pré-lista do treinador, que acontecerá um mês antes da Copa. O Brasil está no grupo G, junto de Camarões, Suíça e Sérvia, esta última que enfrentará a equipe canarinho em sua estreia na competição, no dia 24 de novembro, às 16 horas (de Brasília). A Tunísia, por sua vez, está no grupo D, com França, Dinamarca e Austrália. A estreia está marcada para o dia 22, às 10 da manhã (de Brasília), contra os dinamarqueses.

O jogo

Assim como no confronto contra Gana, o Brasil começou a partida indo para cima. Já aos seis minutos de jogo, Paquetá recebeu passe enfiado de Neymar pela esquerda e bateu de primeira, mas à direita do gol adversário. Aos 11’, Casemiro domina a bola no meio de campo e dá belo lançamento para o ataque. Oportunista, Raphinha antecipa o zagueiro tunisiano e cabeceia por cima do goleiro para marcar um lindo gol e abrir o placar: 1 a 0.

Conseguindo criar oportunidades, principalmente do lado direito da defesa brasileira, Msakni, atacante tunisiano, sofreu falta perto da área. Na cobrança, Slimane encontrou Talbi bem posicionado entre a defesa, que subiu bem e não desperdiçou a chance de empatar a partida, 1 a 1 no placar.

Sem se deixar afetar, a Seleção reagiu rápido. Dois minutos depois, aos 19’, Richarlison recebeu lançamento de Raphinha dentro da área. O camisa 9 matou no peito, girou e bateu para desempatar a partida e colocar o Brasil novamente na frente.

Mantendo o ritmo intenso, a Seleção continuava indo ao ataque com seus principais jogadores. Inspirado e entrosado, o esquadrão conseguiu um escanteio do lado esquerdo. Após a cobrança de Neymar, Casemiro caiu no centro da grande área ao ser puxado pelo zagueiro adversário: pênalti para o Brasil. Na cobrança, como de costume, o camisa 10 brasileiro deslocou bonito o goleiro para marcar o terceiro gol do Brasil.

Neymar comemora seu 75° gol pelo Brasil; foto: Justin Setterfield


Em grande noite, Raphinha continuava dando trabalho ao time tunisiano pelo lado direito. Aos 40’, se movimentando muito bem, o jogador do Barcelona complementou o esforço feito por Richarlison e bateu de primeira, rasteiro, para marcar o quarto e belíssimo gol na partida, e decretar a goleada brasileira.

Segundo tempo

Assim como na partida contra Gana, no segundo tempo, o Brasil diminuiu o ritmo. Já com mais controle do jogo em relação à primeira etapa, mas ainda assim sem ‘morder’ demais, a Seleção aproveitou para dar tempo de jogo aos jogadores reservas. Além dos já conhecidos do técnico Tite, Rodrygo, Lodi, Antony e Vinicius Junior, o comandante brasileiro também deu chances de jogo para o zagueiro Ibañez (estreante), e para o atacante Pedro, do Flamengo, convocado apenas pela segunda vez, e que é extremamente pedido pelos torcedores.

Este último, inclusive, entrou bem na partida. Mesmo com 4 a 1 no placar, e a partida já sob domínio absoluto do Brasil, a presença de Pedro em campo surtia notável diferença. Por oferecer recursos de um centroavante puro, tanto em relação ao seu bom jogo pelo alto, quanto em relação ao seu posicionamento, a equipe como um todo já se movimentava para realizar jogadas que pudessem surtir algum efeito através destas qualidades do centroavante .

Até que, aos 74’, após rebatida da defesa tunisiana de uma jogada entre Vini Jr. e Antony, Pedro aproveitou o rebote para bater bonito e fechar a goleada brasileira. Belo gol, e ótima atuação para cair ainda mais nas graças dos torcedores que tanto pedem a presença do jogador entre os nomes convocados para a Copa do Mundo, e para, quem sabe, convencer aqueles que têm dúvidas sobre sua presença na competição.

Atacante Pedro marcou seu primeiro gol pela Seleção; foto: Lucas Figueiredo


Calendário até a copa
Com o fim dos compromissos da Seleção antes da Copa, a expectativa agora paira sobre os próximos passos do Brasil de Tite. No próximo dia 21, em menos de um mês, o treinador estará encarregado de enviar a pré-lista de jogadores convocados para a Copa do Mundo à FIFA, lista essa que pode conter até 55 nomes.

Depois, no dia 7 de novembro, a delegação deverá apresentar a lista definitiva, que contará com os 26 jogadores que estarão no Catar. Uma semana depois, no dia 14, a Seleção se apresentará para a sua preparação final para a Copa, esta que acontecerá em Turim, na Itália. No dia 19, já preparada, a equipe viajará rumo à cidade de Doha, no Catar. Pela fase de grupos da competição, o Brasil jogará nos dias 24, 28 e no dia 2 de dezembro, contra Sérvia, Suíça e Camarões, respectivamente.



Ficha Técnica:

AMISTOSO INTERNACIONAL
BRASIL x TUNÍSIA

27/09/2022 – PARC DES PRINCES – PARIS, FRANÇA

Árbitro: Ruddy Buquet (França)

Assistente 1: Guillaume Debart (França)

Assistente 2: Aurelien Drouet (França)

Quarto Árbitro: Hakim Ben el Hadj (França)

Gols:
Raphinha (10min 1°)
Montassar Talbi (17min 1°)
Richarlison (18min 1°)
Neymar Jr. (28min 1°)
Raphinha (39min 1°)
Pedro (28min 2°)

Cartões:
Jaziri (A), Laidouni (A), Bronn (V), Msakni (A) – Tunísia
Neymar (A), Richarlison (A) – Brasil

Escalações:

Brasil
Alisson; Danilo, Thiago Silva, Marquinhos (Ibañez), Alex Telles (Renan Lodi); Casemiro, Fred (Rodrygo), Raphinha (Antony), Lucas Paquetá (Vinícius Jr.); Richarlison (Pedro), Neymar
Técnico: Tite

Tunísia
Dahmen; Dräger (Valery), Talbi, Bronn, Ouannes; Skhiri, Châlali (Khazri), Laidouni; Slimane (Sliti), Jaziri (Ghandri), Msakni (Khenissi)
Técnico: Jalal Kadri

Por Henrique Sucena e Gabriel Botelho
Fotos: CBF

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress