O Cerrado Basquete foi derrotado pela equipe do Pato Basquete, da cidade de Pato Branco (PR), por 93 a 76, na noite desta terça-feira (9) no Ginásio da Iesplan, em Brasília. Com o revés, o alviverde ocupa agora a 5ª colocação na tabela do campeonato.
O primeiro quarto começou em alto nível, e já demonstrava qual seria a tônica de toda a partida: nos três primeiros minutos, três faltas no jogo e a equipe paranaense já atingia a pontuação de dois dígitos, com 11. Com a vantagem de 9 (15×6) pontos para os visitantes, o treinador brasiliense Ronaldo Pacheco pediu tempo para conter o ímpeto adversário. As mãos dos jogadores dos dois estavam calibradas de maneira diferente: no 1º quarto, os patenses tiveram um aproveitamento de 61.7% , enquanto os candangos tiveram apenas 40%. O período se encerrou com a equipe paranaense em vantagem de 29 a 22 no placar, e o grande destaque foi o paranaense Castellon, com 13 pontos.
Logo no início do segundo quarto, o armador cerradense Luis Mendonça mostrou suas credenciais e converteu uma bola de três pontos com 10 segundos jogados. 1min30 depois, e vista sua vantagem diminuir para apenas quatro pontos, foi a vez do treinador Carlos Lettari, da equipe paranaense, pedir tempo e corrigir os erros de sua equipe. O Pato Basquete melhorou a postura em quadra, mas o jogo se tornou mais equilibrado no decorrer do quarto. Mesmo assim, a defesa dos visitantes voltou a funcionar bem, e como a torcida alviverde está acostumada, as jogadas de ataque se concentraram nas mãos do armador Patrick Vieira. Mesmo assim, o período se encerrou com 48 a 40 no placar, ainda pro time visitante.
A conversa no intervalo pareceu ter sido animadora para ambas as equipes: voltaram à quadra com mais bem ligadas no jogo e o Cerrado aproveitou para diminuir a desvantagem: na metade do período chegou a fazer 49 pontos contra os parciais 50 do Pato. Depois do bom momento brasiliense, o Pato Basquete voltou a balançar a rede e abriu uma nova vantagem de 9 pontos. Na alternância de bons e maus momentos de ambas as equipes no quarto, o placar mostrou 61×54 no estouro do cronômetro.
Sem reação
O derradeiro quarto prometia em emoção. Assim, cada equipe tentou fazer sua parte. Mas os paranaenses aumentaram o ritmo e foram muito precisos nos arremessos. Nem os 18 pontos de Evan Zabriski até a metade do quarto foram capazes de superar a boa atuação coletiva de Pato Branco. Com os mandantes desorganizados em quadra, a vantagem paranaense se manteve e a vitória se encaminhava. Nesse período, o grande destaque foi o americano Thornton, do Pato Basquete, que só no 4Q converteu 21 dos 31 totais individuais na partida.
Com 1min25 restantes para o fim de jogo, a enterrada do também americano Robertson já garantia para a torcida o triunfo patense. Placar final: 93 a 76. Para o ala paranaense Castellon, a vitória foi merercida. “Nós estudamos muito a equipe deles e fomos muito obedientes taticamente. Nossa defesa funcionou e essa vitória é muito importante para nós”. A defesa também foi a justificativa da derrota para Leandro Cruvinel, do Cerrado. “Eles fizeram 48 pontos nos dois primeiros quartos, e isso não pode. No primeiro quarto nossa defesa teve um apagão, e quando todo mundo começa a querer decidir, as coisas dão errado. Basquete não se joga sozinho.”
Com a derrota, os candangos caíram para a 5ª colocação e enfrenta o líder Londrina em casa, no próximo dia 13. Já o Pato, faz o clássico sulista contra Blumenau também dentro de casa, no dia 17 de abril.
Por Ricardo Ribeiro (texto e fotos)
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira