![](https://agenciadenoticias.uniceub.br/wp-content/uploads/2022/12/IMG_0885-1.jpeg)
O piloto brasiliense Pedro Clerot, de 15 anos, conquistou, nesta semana, mais uma vitória. O jovem assinou um contrato para disputar a temporada de 2023 da Fórmula 4 espanhola pela equipe holandesa MP Motorsport.
“É uma ótima notícia que eu vou me juntar à MP Motorsport para meu primeiro ano completo na Europa. A equipe possui um nome importante nas categorias de base da Fórmula 1, inclusive na F4 Espanhola, então é um ótimo lugar para começar minha jornada internacional. Espero contribuir para com a equipe em 2023. Mal posso esperar para que tudo isso comece”, disse Clerot em anúncio oficial no site da equipe.
Início no kart
É uma conquista que celebra uma carreira que começou cedo. Ele começou no automobilismo em 2016, quando tinha apenas 9 anos de idade.
Dois anos após a estreia no kart, Clerot foi Campeão do Brasiliense de Kart 2018 e levantou o primeiro troféu da carreira.
O piloto candango conquistou mais duas vezes o campeonato regional: em 2019 e 2021. Além disso, Clerot tem dois títulos do Open Brasileiro de Kart no currículo (nos anos de 2020 e 2021).
Com as conquistas no kart, não demorou muito para que o jovem piloto iniciasse sua jornada nos monopostos.
No início do ano, fechou com a equipe Full Time Sports para disputar a Fórmula 4 Brasil. Com 7 vitórias, 11 pódios e 4 poles, venceu a temporada de estreia da categoria por antecipação.
Herança
Os brasileiros fãs de automobilismo que acompanharam a temporada 2022 da Fórmula 2, conhecem a equipe pela qual Clerot será piloto.
Isso porque, este ano, o brasileiro Felipe Drugovich sagrou-se campeão da Fórmula 2 e ainda ajudou, chegando em segundo lugar na última corrida da temporada, a MP Motorsport a conquistar seu primeiro título de construtores.
“Estamos extremamente felizes que Pedro fará parte de nossa equipe na F4 Espanhola, em 2023. Como o recém-coroado campeão da F4 Brasil, ele vem do continente sul-americano com bastante reputação, e ele performou bem nas duas rodadas da F4 Italiana, em Ímola e Misano neste ano. O nosso objetivo é construir e trabalhar a partir disso”, afirmou Sander Dorsman, diretor da MP Motorsport.
Antes de partir em busca de seu sonho na Europa, Clerot terá seu último compromisso pela Fórmula 4 Brasil. O piloto disputa a etapa que encerra a temporada no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
![](https://agenciadenoticias.uniceub.br/wp-content/uploads/2022/12/IMG_0884.jpeg)
Por Rodrigo Fontão
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira