O time do UniCEUB/BRB entrou em quadra com o pivô Alírio no lugar de Lucas Tischer. A mudanca, que funcionou no terceiro jogo da série, não deu resultado e a equipe comandada pelo técnico José Carlos Vidal encontrou grande dificuldade. Vidal entrou com uma proposta de fazer o time jogar aberto, mas encontrou na equipe do Pinheiros /SKY uma grande dificuldade nas infiltracões. O técnico do time paulista, Cláudio Mortari, montou um forte sistema defensivo que dificultou os ataques do UniCEUB/BRB.
Ao decorrer dos dois primeiros quartos, o Pinheiros/SKY chegou a abrir 12 pontos de diferenca. Nervoso, o time da casa errava passes e pecava nos rebotes, o que facilitou nos rápidos contra-ataques do Pinheiros/SKY, que demonstrou melhor eficiência coletiva. Muito bem marcado, o armador Nezinho não teve destaque como na partida anterior no Nilson Nelson. Coube aos alas Arthur, Alex e o ala-pivô Guilherme Giovannoni encontrarem a reação e diminuirem o placar para 32 a 34 no final do primeiro tempo.
Na volta do intervalo, a equipe paulista continuou melhor defensiva e ofensivamente. O Pinheiros/SKY contou com as boas atuações do ala-pivô Olivinha e do pivô Bruno Fiorotto. Com as mesmas falhas defensivas do período anterior, o UniCEUB/BRB dava espaços para as ofensivas da equipe paulista, que soube explorer bem a situação da partida. O armador Nezinho, irreconhecível se comparado a outros jogos dos playoffs, pecava em alguns lances ofensivos. A equipe de Brasilia conseguiu se encontrar durante o último e decisivo quarto em uma grande noite do ala Alex. Pré-convocado pela Seleção Brasileira para os Jogos Olímpicos, o ala deu show. Aplicado na defesa e eficiente no ataque, foi o principal responsável por empatar o jogo e levar à prorrogação. Pelo Pinheiros/SKY, o ala Marquinhos foi o maior destaque.
Na reta final, os dois times seguiam a disputar ponto a ponto. Uma disputa à parte entre os alas da Seleção Brasileria Alex, pelo UniCEUB/BRB e Marquinhos, do Pinheiros/SKY marcou a partida. Porém, melhor, e completamente apoiado pela torcida, a equipe do Distrito Federal teve a chance de definir em um lance livre decisivo. O ala-pivo Guilherme Giovannoni, também convocado para vestir a camisa amarelinha, errou os dois arremeços nos segundos finais do primeiro tempo da prorrogação. No segundo, tão disputado quanto, o UniCEUB/BRB voltou a demonstrar o nervosismo presente em boa parte do jogo e sofreu com os erros. No final, com quase todo o público de pé, o time do técnico Vidal continuou a errar, o que decretou a derrota do time da casa. A próxima e decisiva partida será em São Paulo, no domingo (27/5). Como o Pinheiros/SKY terminou a fase de classificação em segundo colocado, na frente do UniCEUB/BRB, tem o direito de decidir em casa.