Times do DF estão de folga até 2016

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Os times de futebol de Brasília estão de folga até o ano que vem. Em 2015, apenas Gama e Brasília conseguiram levar uma competição até os últimos meses do ano. O Alviverde disputou a série D do Brasileirão, onde foi eliminado na primeira fase. Já o colorado fez história ao disputar uma competição internacional, a Sul-americana, mas desclassificado pelo Atlético-PR na segunda etapa.

Mesmo sem disputar uma competição, os clubes ainda têm que cumprir com os contratos, pagando salários aos seus atletas. Sem renda de estádios ou premiações por disputas de títulos, a pergunta é simples: como esses times podem se manter? Em entrevista, o presidente do Gama, Antônio Alves do Nascimento Neto, disse que os jogadores criados pelo clube continuam e os contratados foram dispensados. “O clube tem jogadores que são da própria casa, são da base, esses jogadores permanecem no clube com os seus contratos e os demais que foram contratados foram todos dispensados, feito seus acertos financeiros e foram dispensados”, comentou. Ele afirma que esses jogadores ainda podem retornar. “Com o retorno do clube no final do ano para iniciar a temporada de 2016, poderão ou não ser procurados alguns desses jogadores.”, completou.

Em relação ao início da temporada, Antônio Nascimento não tem uma posição fixa sobre o retorno do time. “Novembro, Dezembro ou inicio de janeiro porque ainda não temos uma tabela definida para o início do campeonato candango é provável que seja feito em fevereiro, então ai, dependendo da situação financeira que tiver o clube, se inicia a temporada em janeiro”, pontuou. Assim como em 2014, o Gama pode fazer uma excursão para Europa. “Dependendo das condições poderá também iniciar em novembro, já que há também uma proposta de excursão a Europa em torno de novembro a dezembro, então se isso ocorrer e for confirmado fatalmente nós temos que retornar as atividades em novembro“, confirmou.

A situação do Brasília não é diferente. Segundo o assessor do clube, Shizuo Tsunematsu, o time da capital ainda usa o período de folga para organizar a questão contratual. “O Brasília agora tem uma folga de 10 dias e, nesse período, a direção do clube vai usar para organizar a questão contratual dos jogadores que estão com contrato encerrando agora por causa da sul americana que acabou para o Brasília, infelizmente”, disse.

Os treinos tendem a ser, apenas, leves tendo em vista o fortalecimento muscular. “Acredito que o técnico Omar Feitosa vá estimular trabalhos leves de fortalecimento muscular, até porque a gente não tem mais calendário para jogos esse ano”, afirmou.  O time ainda pode disputar uma partida. “O Brasília deve até organizar um amistoso com equipes locais mesmo para estar continuando a preparação e ano que vem a equipe retorna de vez, com os contratados e com os que ficaram para iniciar o trabalho já para o Candangão, que começa em janeiro”.

Em relação ao Brasiliense, outro time de destaque do DF com oito títulos do campeonato local e um título da série B, ninguém atendeu as ligações e nem respondeu os e-mails enviados pela reportagem.

Por Gabriel Lima

Matérias relacionadas

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress