O Flamengo venceu o Fortaleza em sua estreia pelo Torneio de abertura NBB por 87 x 71, na arena BRB Nilson Nelson, em Brasília.
Os destaques da partida ficaram para o camisa 44, Negrete, do Flamengo, e Bernardo da Silva, do Fortaleza.

Jogo equilibrado
As duas equipes começaram em alta intensidade com ambos os times propondo o jogo.
Sem grandes vantagens para nenhum dos lados, o destaque do primeiro quarto foi para o trabalho coletivo do Fortaleza e do Flamengo, que em nenhum momento baixaram o ritmo da partida.
Mas, o time cearense teve um melhor aproveitamento nos arremessos e uma melhor defesa, limitando a equipe carioca a 52% de conversão nos chutes tentados.
Destaque para o ala-pivô Bernardo da Silva que foi o cestinha do Fortaleza no primeiro período com seis pontos.
Assim, após dez minutos corridos e sem pedidos de tempo, o Fortaleza saiu na frente no confronto, com o placar de 24 a 21 e três pontos de vantagem, contestando o favoritismo inicial da equipe rubro-negra.
Primeiro quarto: Fortaleza 24 x 21 Flamengo
Defesas se destacam
Já no segundo quarto, o destaque foi as duas defesas, que permitiram somente nove pontos nos primeiros cinco minutos iniciais do período, sendo sete do Flamengo e dois do Fortaleza.
Após os dez minutos iniciais de predomínio da equipe cearense, o técnico rubro´negro, Sérgio Hernandez, trocou todos os titulares. Com isso, eles conseguiram abrir seis pontos de vantagem na primeira metade do segundo quarto. Destaque ao armador Alexey Borges que já somava dez pontos e duas assistências no jogo.
Entretanto, na parte final do primeiro tempo, o jogo se equilibrou mais uma vez. A equipe do Fortaleza não se abalou e chegou até ficar na frente do placar novamente.
Após mais dez minutos de muita intensidade, o resultado final da primeira metade do confronto era de 42 a 41 para o time carioca que, mesmo com a vitória parcial, pecou no aproveitamento dos arremessos.
Segundo quarto: Fortaleza 41 x 42 Flamengo

Domínio rubro-negro
O segundo tempo da partida começou, mais uma vez, com domínio do Flamengo. Com destaque do camisa 44, Negrete, que teve 100% de conversão nas bolas de três. A equipe rubro-negra chegou a abrir mais de dez pontos de vantagem na partida.
Mas, assim como no segundo quarto, o Fortaleza não se abalou e conseguiu diminuir a vantagem faltando dois minutos para o fim para apenas um ponto de diferença.
O ala-pivô Bernardo da Silva, da equipe cearense, seguia sendo o cestinha e destaque da partida com 20 pontos.
Nos minutos finais, o time rubro-negra voltou a abrir vantagem em relação à equipe cearense. Após um final de quarto com muita intensidade, o Flamengo terminou com a vitória parcial pelo placar de 69 a 59.
Terceiro quarto: Fortaleza 59 x 69 Flamengo
Vitória do Flamengo
Com uma larga vantagem, a equipe carioca manteve sua distância para o time do Fortaleza, que no último quarto não conseguiu acompanhar o ritmo imposto pelo Flamengo.
O destaque do rubro-negro no último quarto foi a defesa, que limitou a equipe cearense em apenas 20% de conversão nos arremessos. E seu ataque continuou pontuando.
Assim o Flamengo castigou os erros do Fortaleza e garantiu a vitória com 16 pontos de vantagem
Mesmo com a derrota, o destaque do jogo ficou para Bernardo da Silva do Fortaleza, que terminou a partida com 20 pontos, 6 rebotes e uma assistência.
Após os quatro períodos, a vitória ficou com o Flamengo pelo placar de 87 a 71.
Último quarto: Fortaleza 71 x 87 Flamengo
Próximos confrontos
A equipe do Flamengo enfrenta amanhã, quarta-feira (30\9), a equipe do Pato Basquete às 17h30 na Arena BRB Nilson Nelson. Essa partida vale a liderança do grupo.
O Fortaleza, já jogou as duas partidas do grupo, somando nenhuma vitória nos confrontos e depende dos próximos resultados para definir seu adversário na disputa de nono lugar.
Por Felipe Morais e Rafael Lins
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira