Torneio de Abertura NBB: Fortaleza BC reage no 2º tempo e bate o Brusque

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

O Fortaleza Basquete Cearense venceu o Brusque por 105 a 71 em seu penúltimo jogo no Torneio Abertura NBB 2025 nesta sexta-feira (3/10). A partida, realizada em Brasília no Ginásio Nilson Nelson, teve como grande destaque o ala Salsamendi, que foi fundamental para a vitória do Carcará ao anotar 20 pontos e 11 rebotes.

Foto: Eduardo Tavares

Com a vitória, o Fortaleza agora assiste a partida entre Botafogo e Cruzeiro, às 14h45 no mesmo palco, para ver seu adversário na disputa de nono lugar do torneio, neste sábado (4/10).

O Brusque, enquanto isso, aguarda o perdedor do confronto para decidir, logo antes, quem fica com a décima primeira colocação e quem fica na última posição do campeonato.

Reforço do time cearense para a temporada, o norte-americano Jack Gohlke afirmou que o time teve alguns resultados decepcionantes no torneio, mas que conseguiu fechar sua participação com uma atuação sólida. “Eu acho que a pré-temporada é sobre aprendizado e que nós aprendemos bastante sobre o que ainda temos que consertar. Agora temos algumas semanas antes do primeiro jogo oficial, então podemos nos concentrar na nossa defesa e em como executamos nosso ataque”, afirmou.

Com história marcante no basquete universitário dos Estados Unidos, sendo o grande destaque da surpreendente eliminação de Kentucky pela Universidade de Oakland em 2024, o ala espera se mostrar uma adição importante ao elenco do Fortaleza para a temporada 2025/26 do NBB. Ele diz acreditar que esse status com que chega pode fazer com que as defesas foquem demais nele no ataque, abrindo espaço para seus companheiros.

“Eu tenho tentado facilitar o trabalho de todo mundo e fazer com que a temporada seja bem divertida. Acho que tenho me ajustado bem nessa liga até aqui e estou bastante animado. O Brasil é um lugar incrível para se estar e estou curtindo muito até o momento”, completou o recém-chegado do time nordestino.

Reação dominante

Time com experiência de NBB, o Fortaleza teve dificuldades desde o início para demonstrar sua superioridade do papel em quadra. O Brusque manteve o jogo pegado ao longo de todo o primeiro quarto, perdendo a parcial por apenas três pontos. O destaque para os cearenses foi o americano Dupree, que marcou 8 pontos para garantir a vantagem ao Carcará.

No segundo tempo o Brusque reagiu com força. A equipe catarinense rapidamente virou o placar e se manteve em controle do mesmo ao longo do período, surpreendendo os adversários da elite do basquete nacional. O bom momento veio comandado por Samuel, que liderou o time em pontos, rebotes e assistências na primeira metade de jogo e ajudou os sulistas a irem para o intervalo com vantagem de 45 a 42.

O papo do vestiário se mostrou importante para o Fortaleza arrumar a casa e retomar o controle da partida. Uma vitória parcial de 31-17 no terceiro período serviu para mostrar a força do time, que já aparentava ter esquecido as dificuldades do começo do jogo.

Talvez ninguém tenha entendido melhor a necessidade da reação do que o armador Jeanzinho. O camisa 0 brilhou no terceiro quarto com 9 pontos e 5 assistências, sendo a principal arma do elenco da treinadora Jelena Todorovic, que foi para os 10 minutos finais vencendo por 73-62.

A vantagem de 11 pontos rapidamente se tornou uma de 20 e ali o jogo se mostrou decidido para os favoritos. E o domínio se manteve. O placar de 32-9 na etapa final representou a facilidade com que o Fortaleza fechou o jogo, espantando de vez o perigo do segundo quarto e os maus resultados nos últimos jogos para conseguir uma vitória maiúscula.

Decisões do torneio

Além das disputas de nono e décimo primeiro lugar, o torneio ainda tem hoje os duelos pelo quinto e pelo sétimo posto. Além dessas decisões simbólicas, a definição do pódio do campeonato ocorre amanhã, com duelo entre Brasília e Unión Santa Fé pelo bronze às 17h30 e, em seguida, a grande final do Torneio Abertura NBB 2025 entre Flamengo e KTO Minas, às 20h.

Por Henrique Sucena
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress