O KTO Minas conquistou a primeira colocação do grupo A ao vencer o Botafogo, por 90 a 83, na tarde desta terça-feira (30/9), na Arena BRB Nilson Nelson.
Após o jogo, o ala Danilo Fuzaro falou sobre a importância da pré-temporada para o elenco se conhecer melhor e também fez comentários da partida.
“Começo de temporada, o elenco ainda está se conhecendo. Começamos o jogo um pouquinho mole e o time adversário teve um alto aproveitamento na bola de três. No segundo tempo, mudamos a mentalidade e corrigimos nossos erros defensivos.”

Vantagem botafoguense
Os cariocas iniciaram a partida de maneira diferente do embate de estreia na competição. Em ritmo intenso, começaram com a amarga derrota, mas conseguiram reagir e virar o placar que chegou a sete de diferença.
Após tomarem as rédeas da contagem, abriram os mesmo sete pontos, agora de vantagem. Com poucos erros defensivos e contra-ataques rápidos administraram a alta pontuação e terminaram o quarto com 31 chutes convertidos.
Os alas Emanuel e Xavier foram responsáveis por pouco mais da metade, 16, dos pontos do time carioca no quarto. Eles marcaram nove e sete chutes, respectivamente.
Primeiro quarto: Botafogo 31 x 22 Minas
Segundo quarto equilibrado
Mesmo com uma desvantagem de nove pontos no placar, o time do Minas não desanimou e em dois minutos conseguiu diminuir a vantagem do Botafogo em três pontos, e o protagonista da maioria dessa pontuação foi o pivô Alexandre Paranhos que fez seis.
Então os dois times colocaram uma alta intensidade na quadra. Quando o Botafogo fazia uma cesta o Minas respondia com outra rapidamente, assim mantendo a diferença de três pontos de vantagem à equipe carioca.
O destaque do Minas no segundo quarto foi o armador Lucas Rodriguez, que fez sete pontos, e do Botafogo foi o ala-armador Fellipe Paulino, que fez seis pontos.
Segundo quarto: Botafogo 51 x 48 Minas
Resiliência mineira
Na volta do intervalo, a equipe carioca voltou mais ligada e em cinco minutos de jogo colou uma vantagem de oito pontos no placar.
Porém o time mineiro não se abalou e foi buscar a desvantagem com um ataque certeiro, com 54% de conversão nos arremessos, e uma defesa mais consistente, assim freando o ataque do Botafogo em 45% de conversão nos chutes.
Ao final do período, o Minas não só assumiu a liderança do jogo, mas também aplicou uma vantagem de quatro pontos.
O ala-pivô Rafael Rachel terminou o quarto com sete pontos e não errou nenhum arremesso de quadra.
Terceiro quarto: Botafogo 64x 68 Minas
Domínio do Minas
Já no último quarto do jogo, a equipe mineira dominou o período e não deixou o Glorioso chegar perto de empatar a partida.
O ritmo intenso imposto pelo Minas desde o segundo período, continuou e o Botafogo não conseguiu manter o nível, que nitidamente estava cansado no final do jogo.
O nome do jogo foi o ala-pivô Rafael Rachel, que terminou com 15 pontos e 71% de conversão nos arremessos.
Quarto quarto: Botafogo 83 x Minas 90
Próximos confrontos
Com a vitória, o Minas se classificou em primeiro no Grupo A e enfrenta o líder do Grupo D, que ainda não foi definido.
A próxima fase contempla aos primeiros colocados de cada grupo, um quadrangular para a disputa do primeiro ao quarto lugar. Eles entram em quadra na quinta-feira (2/10), às 20h.
Já o Botafogo, amargou a última colocação e enfrenta o também lanterna do Grupo D, que ainda não teve definição.
As equipes entram em um quadrangular para a disputa do nono ao décimo segundo lugar, na sexta-feira (3/10), às 14h45.
Por Diller Abreu e Felipe Morais
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira