A equipe argentina Unión Santa Fé conquistou a primeira colocação do Grupo C do Torneio de Abertura NBB após vencer o Brusque por 75 x 64.
A partida, realizada na Arena BRB Nilson Nelson na tarde desta terça-feira, contou com viradas durante os três primeiros períodos, mas domínio dos argentinos no último quarto.
Mesmo derrotado, o cestinha da partida foi o armador dos catarinenses Samuel, que marcou 28 pontos e ajudou ainda mais a equipe com sete rebotes e três assistências.
Pelo lado do time de Santa Fé, Guerra, também armador, foi o maior pontuador dentre os argentinos ao converter 19 chutes. Ele ainda fez cinco rebotes e quatro assistências.
Em entrevista à Agência Ceub, Guerra relatou a dificuldade de um torneio com jogos em sequência. “Foi um jogo muito difícil. Ontem estávamos fisicamente exaustos e acho que hoje não foi fácil, mas conseguimos vencer o jogo. É uma questão de esforço e dedicação”.

Domínio defensivo
As duas equipes tiveram muita dificuldade de pontuar no início do jogo, tanto é que houve apenas 11 pontos nos cinco minutos iniciais do jogo.
O destaque do início do primeiro quarto foi para as duas defesas, que conseguiram limitar a conversão de arremessos em menos de 30% na partida.
Também, as jogadas das duas equipes eram mais trabalhadas e demoravam para dar o resultado esperado.
Mas foi a equipe do Brusque que teve as melhores chances no período e soube convertê-las, diferente do Unión. O destaque do início do jogo foi o armador Samuel que fez sete pontos.
Primeiro quarto: Unión 14 x 16 Brusque
Segundo quarto equilibrado
No segundo quarto, a defesa do Unión continuou sólida, forçando erros ofensivos e limitando o ataque do Brusque a 30% de conversão nos arremessos.
Mas a defesa do time brasileiro decaiu, assim a equipe argentina aproveitou e ultrapassou no placar, abrindo uma vantagem de três pontos na final da primeira metade da partida.
O destaque do segundo quarto da equipe argentina foi o armador Guerra que fez cinco pontos com um aproveitamento de 71% nos chutes.
Segundo quarto: Unión 33 x 30 Brusque
Viradas sequenciais
A pouca diferença no placar fez a equipe do Brusque voltar motivada do vestiário. Com um início de quarto em desvantagem por cinco pontos, marcaram sete em sequência e conquistaram a virada.
As viradas, aliás, se tornaram o contexto do jogo. Logo em seguida, os argentinos tomaram à frente no placar e as equipes disputaram esse dilema pelo decorrer do quarto.
Em quatro vezes diferentes os times superaram a contagem do adversário. A última ficou com a equipe de Santa Fé, mas a vantagem de três pontos que vinha do segundo quarto mudou para apenas um com o início do último período.
Terceiro quarto: Unión 53 x 52 Brusque
Imposição argentina
No último quarto, o Unión conseguiu fôlego para impor intensidade em quadra e somar mais pontos em relação aos catarinenses. A vantagem logo no início passou a ser administrada no restante do período.
O pivô brasileiro que joga na Argentina Felipe Queirós encaminhou a vitória para os argentinos ao marcar 10 pontos e fazer dois rebotes apenas nos últimos 10 minutos.
Com a pontuação à frente por 11, o time de Santa Fé se classificou para as fases finais na liderança do Grupo C. Mesmo com a derrota, o armador do Brusque se sagrou o cestinha da partida com 28 pontos, além de fazer sete rebotes e dar três assistências.
Final de jogo: Unión 75 x 64 Brusque
Próximos confrontos
O Unión Santa Fé enfrenta o primeiro colocado do grupo B pela disputa das quatro primeiras colocações do campeonato, na quinta-feira (2/10), às 17h30, na Arena BRB Nilson Nelson.
Já o Brusque, já tem disputa marcada contra o Fortaleza no quadrangular dos últimos colocados de cada grupo, que se enfrentam pela nona à 12ª posição da competição, na sexta-feira (3/10), às 12h15.
Por Diller Abreu e Felipe Morais
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira