A Unifacisa derrotou o Pato Basquete por 84 a 77 na capital federal nesta quinta-feira (2/10) e avançou para a disputa do quinto lugar do Torneio Abertura NBB Caixa 2025.
O adversário na decisão será o vencedor do confronto entre os gaúchos União Corinthians e Caxias do Sul, com começo previsto para hoje às 14h45, enquanto o time derrotado enfrenta o Pato na disputa pela sétima posição.

A vitória foi liderada por uma grande atuação coletiva. O time de Campina Grande teve cinco jogadores com pontuação na casa dos dígitos duplos, o que se mostrou essencial para conquistar a vitória. A Unifacisa abriu vantagem ainda no primeiro tempo e, mesmo com pressão adversária no minuto final, segurou o placar até o último apito e garantiu a classificação.
O pivô Leal, autor de 12 pontos para a Unifacisa, destacou que o elenco está em fase de entrosamento e vem trabalhando muito nas jogadas. “A gente tem uma equipe forte, com muitas pessoas que podem definir e ser importantes tanto no ataque como na defesa também. A gente está tentando encaixar. Todo jogo é um trabalho de pré-temporada para se preparar e chegar bem no campeonato e poder fechar bem os jogos”, destacou o atleta.
Domínio nordestino
O público baixo em Brasília não impediu paraíbanos e paranaenses de brigarem pela vaga na disputa do quinto lugar. O jogo começou pegado e o primeiro quarto se mostrou muito parelho, com vitória parcial do Pato por 25-22. O equilíbrio não durou, e a equipe nordestina rapidamente tomou as rédeas do jogo no segundo quarto.
A vantagem de 31-18 da Unifacisa no segundo período deu ao time de Campina Grande-PB uma diferença de 10 pontos na volta para os vestiários. A virada de chave para o time de Pablo Costa veio principalmente das mãos do norte-americano Melvin Johnson, que depois de fazer apenas um arremesso até então, converteu todas as suas 4 tentativas para se tornar o cestinha do time na primeira metade de jogo.
A volta do intervalo trouxe a estabilidade de volta para o duelo. A vantagem de 10 pontos se manteve constante ao longo dos 10 minutos e a Unifacisa seguiu segurando firme a liderança, que foi para a última etapa em onze de diferença.
O quarto final não trouxe reviravoltas, apesar do esforço paranaense, a Unifacisa mostrou solidez defensiva e segurou o resultado. O Pato mostrou reação no último minuto, fazendo a vantagem cair de 10 para 5 em um momento, mas não foi o suficiente. A gordura construída ao longo do jogo foi decisiva para que os paraíbanos terminassem como vencedores.
Decisões pela frente
Depois da vitória, os paraíbanos esperam agora o vencedor entre União Corinthians e Caxias do Sul para conhecer seu adversário na disputa do quinto lugar, que será nesta sexta-feira, às 20h. O Pato, enquanto isso, enfrenta quem perder no confronto de gaúchos em briga a sétima colocação do torneio, partida que acontece logo antes, às 17h30.
O dia de decisões no Nilson Nelson ainda conta com dois grandes duelos mais tarde, valendo vaga na final do torneio. Às 17h30, o Flamengo enfrenta os argentinos do Unión Santa Fé. Após o término da primeira partida das semis, o KTO Minas, atual campeão da competição, enfrenta os donos da casa, com o Brasília Basquete buscando levantar o título inédito em frente à sua torcida.
Por Henrique Sucena
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira