Treinador de Endrick no DF ressalta que “joia” se destacava na força física desde criança

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

O atacante Endrick Felipe, de apenas 16 anos, surgiu no elenco do Palmeiras como uma das maiores promessas do futebol Mundial.

Nascido em Taguatinga, o jovem se mudou ainda cedo para Valparaíso de Goiás (GO), onde começou a jogar por escolinhas do município.

Após ter assinado contrato com o Real Madri em dezembro do ano passado, o garoto agora disputa sua primeira temporada completa pela equipe palmeirense com olhos do mundo inteiro voltados para o menino do Distrito Federal que custou cerca de 60 milhões de euros aos gigantes espanhóis.

Endrick atuando pelo Palmeiras no Mané Garrincha; foto por: Pedro José Santana


Força física

Técnico de Endrick na Brasília Futebol Academia, escola de futebol localizada no Clube CAESO, Écio Antunes destaca que, desde que chegou aos cuidados da BFA, o menino apresentava força física e qualidade técnica acima da média e que sempre se mostrou um artilheiro nato.

Sobre a transferência para a Europa, Écio ressalta que dentro da escola sempre tiveram certeza que produziriam jogadores para grandes times, mas que era difícil imaginar a proporção.

Além de Endrick, o técnico também treinou Reinier, que desde 2020 pertence ao Real Madri, mas que está emprestado ao Girona, também da Espanha.

Douglas, pai de Endrick, chegou a jogar futebol, mas, por diversas vezes, viu o seu sonho ser interrompido.

Apesar de ganhar algum dinheiro com isso, somado aos serviços como ajudante de pedreiro, Douglas mal conseguia sustentar a família.


Brasilia Futebol Academia

A Brasilia Futebol Academia, ou BFA, tem como principal objetivo a formação de atletas visando enviá-los para as categorias de base de times ao redor do Brasil.

Além de Endrick e Reinier, a escola tem pupilos como Gustavo Maia, qua passou por São Paulo, Barcelona e Internacional e hoje atua no Valência B, da Espanha. Assim com Endrick, Maia chegou a escola por meio de um projeto social, o projeto Cesar em Santa Maria, no DF. Outro atleta que começou na BFA foi o atacante Tiago Reis, que foi revelado no Vasco da Gama e hoje atua no Botafogo-PB depois de passagens por Confiança-SE e Botafogo-SP.

Écio conta que o garoto chegou à escola após um amistoso contra o seu antigo time, o CELEFA (Centro de Treinamentos Leandro e Fábio) onde o atacante treinava na época com a professora Marília, que foi a primeira treinadora do menino. Hoje um camisa nove, Endrick chegou ao BFA como um meia-atacante de acordo com seu antigo treinador.

Écio conta que o garoto tinha muita qualidade nos contra-ataques e que com o tempo acabou deixando o meio-campo para atuar dentro da área e nas beiradas do campo.


Ciente dos lances e da capacidade do garoto, o staff da base do Palmeiras correu para Brasília e ofereceu à Endrick e sua família uma ótima proposta que incluia moradia para a família na cidade de São Paulo, estudo para o jogador e um emprego, dentro do clube, para Douglas, pai do atleta.

Endrick vive sua primeira temporada completa no Palmeiras; Foto: Léo Sguaçabia


Começo no Palmeiras

Antes mesmo de estrear na equipe principal do Palmeiras a responsabilidade sobre Endrick já era enorme. O jovem, na época com apenas 15 anos, ganhou destaque nacional ao vencer em Janeiro a Copa São Paulo de Futebol Júnior, sendo eleito o melhor jogador do torneio e tendo um de seus gols, de bicicleta contra o Oeste-SP, eleito como o mais bonito.

Logo depois em Abril vencendo o torneio de Montaigu com a Seleção sub-17, terminando o campeonato como artilheiro e melhor jogador.


O telespectador que ligou a sua televisão para acompanhar as futuras promessas do futebol nacional na Copinha em 2022 foi, desde o início da competição, impactado com algo a mais.

Quem viu o jovem atacante Endrick, do Palmeiras, driblar e marcar gols da forma que já vinha fazendo sabia que se tratava de algo diferente. Chamava a atenção dos telespectadores como o menino de apenas 15 anos não se assustava em um torneio da categoria sub-20.

Gols

A estreia viria finalmente no dia 6 de outubro, quando o garoto entrou no lugar de Rony na vitória por 4×0 sobre o Coritiba, no Allianz Parque.

O começo no profissional foi fulminante, terminando a temporada de 2022 com três gols e uma assistência em apenas oito jogos.

O grande momento veio contra o Athletico Paranaense em Curitiba, com o atacante entrando no intervalo e marcando seus dois primeiros gols para deixar o Palmeiras a um passo do título brasileiro, que seguiria confirmado oito dias depois em goleada contra o Fortaleza em que Endrick marcou o quarto e último gol.


Seleção Brasileira

Endrick passou por diversas categorias das Seleções de base mas seu grande momento de destaque veio em Abril de 2022, quando marcou cinco gols e venceu o torneio de Montaigu, na França, pela categoria sub-17. O jovem atacante palmeirense se destacou e chamou a atenção do mundo todo.

Entre abril e dezembro o menino conviveu com especulações de clubes como Real Madri, Barcelona e PSG, motivados principalmente pelo destaque no torneio francês. O atacante marcou na fase de grupos contra México, Inglaterra e Holanda duas vezes antes de marcar contra a Argentina na grande final.


Após a convocação de Tite para a Copa do Mundo em Novembro, chamou a atenção uma fala de Ronaldo Fenômeno, duas vezes campeão do mundo com a Seleção, onde disse que teria levado o jovem palmeirense para o torneio no Catar. O ex-atacante compara a situação com sua própria convocação em 1994, com apenas 17 anos.

Apesar de ainda não ter estreado, muitos consideram o jovem do DF a grande esperança para as próximas Copas, e muitos acreditam que o jovem possa vestir a 9 da amarelinha já em 2026, com apenas 19 anos.

Escassez

O ano de 2023 começou de maneira complicada para a joia palmeirense. Com a saída de Gustavo Scarpa para o Nottingham Forest se abriu uma vaga no ataque palmeirense que foi preenchida por Endrick nos primeiros jogos. A mudança de formação, entretanto, não surtiu efeito positivo e o jovem sofreu com uma seca de gols.


Com o Paulistão se encerrando, o atacante ainda não balançou as redes e não deixou o banco nas partidas de eliminatórias contra São Bernardo e Ituano.

O técnico Abel Ferreira vem protegendo o jovem da cobrança em entrevistas, mas as críticas ao adolescente vem aumentando.


O treinador Écio, da BFA, acredita que a transição da base para o profissional tenha sido muito rápida. Mas diz acreditar que logo o atacante irá voltar a se destacar e fazer uma ótima campanha no Campeonato Brasileiro, torneio o Palmeiras defende seu título da temporada passada.

“Eu acredito que logo ele vai ter essa oportunidade de deslanchar. Você pode ter certeza de que se não for agora, no Campeonato Brasileiro vocês ainda vão ouvir falar muito dele.”


Real Madri

Com a venda já concretizada, o atleta se juntará ao clube espanhol em julho de 2024, quando completará 18 anos de idade, e se tornará o terceiro jogador nascido em Brasília a atuar pela equipe merengue. Além dele, também já estiveram por lá Reinier e Kaká. Até lá, resta acompanhar o que o futuro reserva para a grande revelação do futebol brasileiro no Palmeiras.


Écio diz acreditar que o jovem deve passar antes pela equipe B madrilenha: o Real Madrid Castilla, da terceira divisão espanhola. Apesar de parecer um retrocesso para uma promessa desse nível, o Real estaria seguindo o processo feito com Vinícius Jr. e Rodrygo, hoje estrelas da equipe principal.


Com Karim Benzema, estrela do ataque merengue, completando 36 anos neste ano, Endrick se mostra como um possível substituto para a lenda francesa na equipe.

Porém, chegando apenas em 2024, o jovem pode ver a concorrência aumentar caso a diretoria decida buscar um camisa 9 que já esteja pronto para assumir a titularidade.

Na Europa muitos jornais têm especulado que o presidente Florentino Pérez teria interesse no norueguês Erling Haaland e no francês Kylian Mbappé.

Por Henrique Sucena e Gabriel Botelho
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Confira outras reportagens especiais sobre jogadores formados no DF

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress