Na noite desta terça-feira (13.1), o Brasília perdeu para o Tijuca por 1×3 com parciais de 15×25; 18×25; 25×23 e 27×25. Com a derrota o Brasília permanece na oitava colocação, enquanto o Tijuca ocupa a nona posição.
O integrante da torcida organizada Rogério Marques “Lobos do Brasília” disse à Agência Ceub que é muito importante o ginásio estar lotado.
“Já tiverem vários jogos em que o Brasília começou perdendo, por exemplo contra o Maringá ano passado, estávamos perdendo de dois a zero, a torcida não parou um minuto, até o final a gente apoiou, o time virou, e após o jogo a gente continuou torcendo, as jogadoras vieram, agradeceram o nosso apoio, o Spencer, destacou muito o nosso apoio, então com certeza o Brasília tem a torcida como esse ‘sétimo jogador’, tanto nós da organizada, quanto o resto que sempre vem em peso e canta até o final”.

Domínio carioca
A partida começou com as equipes pressionadas na competição. Logo no início, o Brasília conseguiu abrir quatro pontos de vantagem, com brilho da atleta Karen que efetuou belo bloqueio.
Entretanto, o Tijuca impôs ritmo e virou a partida ainda no começo, mas com as equipes parelhas no confronto.
Com o passar do set, a equipe carioca conseguiu criar vantagens e se aproveitar dos erros de ataque promovidos pelo Brasília.
Com brilho coletivo e destaque para Ariele, o Tijuca dominou o primeiro set e não tomou conhecimento das donas da casa e saiu vencendo o confronto.
Primeiro set: Brasília 15 x 25 Tijuca
Tijuca segue na frente
O segundo set iniciou com mais equilíbrio, com as equipes trocando pontos a todo momento. As mudanças efetuadas pelo técnico Spencer Lee, fizeram o Brasília mais intenso no começo, mas o time ainda pecava nas recepções e viu o Tijuca liderar o placar mais uma vez.
A equipe carioca continuou a liderar o marcador, mesmo com o Brasília em cima e não deixando a vantagem aumentar. Diferente do primeiro set, as donas da casa ficaram incomodando a vantagem do Tijuca desde o começo, mas sem sucesso em conseguir liderá-lo.
Já na parte final, o Brasília abaixou um pouco o ritmo mesmo com o apoio incondicional de sua torcida. Com isso, Ariele continuou sendo o destaque e comandou o Tijuca para vencer o segundo set.
Segundo set: Brasília 18 x 25 Tijuca

Reação candanga
O set começou com o Brasília mantendo uma postura diferente. As donas da casa entraram mais focadas e conseguiram liderar o placar no início do período. Mesmo com a desvantagem geral, a torcida incendiou o Ginásio do SESI com a recuperação da equipe candanga.
O Brasília se aproveitou dos erros de recepção e de saque da equipe do Tijuca e conseguiu criar sua primeira larga vantagem no jogo. Com destaques para Duda, Naiara e Lívia, as donas da casa se recuperaram no set que poderia ser decisivo.
A equipe da casa chegou a ficar oito pontos na frente e parecia que iria fechar o set com certa tranquilidade. Mas na parte final, o Tijuca emplacou pontos em sequência e tirou quatro set points do Brasília. Com isso, o resultado ficou em 24×23, mas no erro de saque efetuado por Paula, o time candango fechou e garantiu seu primeiro set.
Terceiro set: Brasília 25 x 23 Tijuca
Vitória emocionante
Mais uma vez, o começo do período foi de equilíbrio entre as duas equipes, mas com o Tijuca voltando a frente do marcador nos dez pontos iniciais.
Até a metade do set nenhuma grande vantagem foi conquistada, por boa parte do tempo ela se manteve em no máximo dois pontos favoráveis para as visitantes que visavam finalizar o confronto.
Já na parte final, o jogo ficou com tons de emoção. O Brasília conseguiu virar o confronto com bloqueio de Gabi Carneiro e a torcida aumentou a voz no ginásio. Mas o Tijuca se recuperou e conseguiu minar duas chances de set point e empatou no 24×24.
O jogo foi ao popular “vai a dois” e as equipes não podiam cometer erros. O Brasília teve mais um set point, mas deixou o Tijuca encostar. Com isso, Rebeca acertou belo bloqueio e Ariele colocou a bola na quadra adversária e fecharam o jogo para as visitantes em um último período movimentado.
Quarto set: Brasília 25 x 27 Tijuca

Próximos confrontos:
A equipe do Brasília volta a entrar em quadra no próximo sábado (17/01) contra o Osasco São Cristovão Saúde às 18h30 no ginásio do SESI Sorocaba em São Paulo.
Por outro lado, o Tijuca terá o Unilife Maringá como adversário na próxima sexta-feira (16/01) às 18h30 no Ginásio Álvaro Vieira Lima no Rio de Janeiro.
Por Rafael Lins e Átila Lustosa
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira


