O Santos venceu mais uma na luta contra o rebaixamento, desta vez com virada nos minutos finais na capital federal contra o Flamengo nesta quarta-feira (1º/11).
![](https://agenciadenoticias.uniceub.br/wp-content/uploads/2023/11/flamengo-1024x694.jpg)
Os cariocas abriram o placar com Pedro no primeiro tempo, mas o Peixe alcançou a virada com gols de Nonato e Joaquim.
O rubro-negro ainda teve dois atletas expulsos, com Gerson no primeiro tempo e Bruno Henrique já nos acréscimos.
Com a vitória, o Santos chega aos 37 pontos e abre 5 do Goiás, primeiro time no Z4. Depois da goleada para o Internacional em Porto Alegre, o Peixe engatou 3 jogos consecutivos com derrota, e ganha confiança para a reta final de campeonato.
O Flamengo, enquanto isso, sofre uma virada pela segunda partida em sequência e agora se encontra em sexto lugar.
Gols e expulsão antes do intervalo
O jogo no Mané Garrincha já começou com clima tenso. Ainda antes do apito inicial, ecoavam cantos de “segunda divisão”¨em direção à torcida santista, com o clube lutando contra o que seria seu primeiro rebaixamento.
Nos minutos iniciais já houve a primeira reclamação após choque entre Bruno Henrique e Lucas Braga na área paulista, causando muita reclamação entre os flamenguistas no estádio, mas não foi assinalado o pênalti.
O Santos começou pressionando mais do que o esperado, apesar da escalação conservadora do treinador Marcelo Fernandes, que montava sua defesa em linha de 5, com o volante Rincón se juntando à dupla de zaga.
A primeira grande chance do jogo foi do próprio Santos e veio aos 11 minutos em cobrança de escanteio de Soteldo, em que Rossi saiu mal do gol, mas Joaquim acabou cabeceando para fora.
O Flamengo, entretanto, foi o primeiro a capitalizar sua oportunidade. Arrascaeta bateu escanteio na área santista e Lucas Braga, tentando afastar, acabou desviando para trás e a bola achou o artilheiro Pedro, que quebrou jejum de quase 3 meses sem marcar com a bola rolando.
Pouco depois o rubro-negro quase ampliou em chute de Ayrton Lucas que acertou o travessao de Joao Paulo, levantando a torcida flamenguista na capital.
O Santos reagiu aos 32 minutos em cobrança de falta de Soteldo, afastada pela defesa adversária, que encontrou Nonato na entrada da área para bater no canto de Rossi e empatar o duelo. Pouco depois, o atacante santista Julio Furch foi ao chão após dividida com Gerson, que foi amarelado.
O VAR foi acionado e a cor do cartão foi mudada para vermelho, deixando os cariocas com um homem a menos. A primeira etapa ainda teve espaço para mais uma polêmica entre Bruno Henrique e Lucas Braga, novamente com pedido de pênalti, mas assim como aos 3 minutos a arbitragem mandou o jogo seguir, sob protestos da torcida rubro-negra.
Virada no final e protestos
Na volta do intervalo, Tite tentou arrumar o meio-campo flamenguista com as entradas de Rodrigo Caio, como volante, e Victor Hugo, nos lugares de Arrascaeta e Luiz Araújo, além da entrada de Gabigol no ataque no lugar de Pedro.
As alterações pareceram surtir efeito e o rubro-negro não sentiu muita pressão adversária no começo da etapa final, mesmo com um atleta a menos.
O jogo esfriou e o segundo tempo foi de poucas grandes chances, isso até os minutos finais, quando o Mané Garrincha voltou a pulsar como na movimentada primeira etapa.
O Santos cresceu no jogo com as introduções de Lucas Lima, Silvera e Mendoza no ataque, jogando os desfalcados flamenguistas de volta para seu campo de defesa.
O gol da virada veio aos 43, quando o zagueiro Joaquim acertou uma pancada de fora da área que morreu no canto do gol de Rossi.
O clima esquentou com o gol e o Santos passou a buscar gastar o cronômetro nos acréscimos. Soteldo prendia a bola pela ponta esquerda quando foi acertado por Bruno Henrique.
O árbitro mostrou o cartão amarelo para o atacante, que não gostou e reclamou, gerando uma segunda advertência e uma expulsão.
Revoltados com mais um vermelho e a derrota da equipe, torcedores rubro-negros atiraram garrafas em direção aos atletas, que pararam o jogo para pedir que os protestos fossem interrompidos.
Próximos jogos
Os times voltam a campo no fim de semana para seus próximos confrontos pelo campeonato brasileiro. O Flamengo vai ao Ceará enfrentar o Fortaleza no Castelão neste domingo (5) ainda buscando se manter vivo na briga por uma vaga na Libertadores, apesar da sequência de derrotas.
Para o duelo no nordeste, o rubro-negro não contará com Gerson e Bruno Henrique, que receberam cartões vermelhos na capital.
O Peixe enquanto isso volta ao litoral paulista com 3 pontos na bagagem para confronto decisivo na batalha contra o Z4 na Vila Belmiro, onde enfrenta o Cuiabá na próxima segunda-feira (6).
Agora com mais folga na tabela, o time de Marcelo Fernandes chega ao duelo na baixada santista com a volta do atacante Marcos Leonardo, que esteve suspenso contra o Flamengo em Brasília.
Ficha Técnica:
CAMPEONATO BRASILEIRO – RODADA 28
FLAMENGO 1-2 SANTOS
1.11.23 – MANÉ GARRINCHA – BRASÍLIA, DF
Flamengo: Rossi; Wesley (Matheuzinho), Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas (Éverton); Thiago Maia, Gerson e De Arrascaeta (Rodrigo Caio); Luiz Araújo (Victor Hugo), Pedro (Gabigol) e Bruno Henrique – Técnico: Tite.
Gols: Pedro
Cartões amarelos: Gabigol
Cartões Vermelho: Gerson e Bruno Henrique
Santos – João Paulo; Lucas Braga (João Lucas), Messias, Joaquim e Kevyson; Rincón (Mendoza), Fernández (Dodi), Jean Lucas e Nonato (Silvera); Furch (Lucas Lima) e Soteldo – Técnico: Marcelo Fernandes
Gols: Nonato e Joaquim
Cartões amarelos: Rodrigo Fernández e Lucas Braga (2x)
Cartão Vermelho: Lucas Braga
Por Henrique Sucena e André Araújo