Embaixadora diz que apoio do Brasil é fundamental para estabilização de Guiné Bissau. Veja entrevista

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Guiné Bissau, um dos países mais pobres da África e do mundo, mas com semelhanças culturais com o Brasil (inclusive a língua), vive um momento de apreensão e “paralisação”, segundo a embaixadora do país no Brasil, Eugenia Saldanha. As eleições foram adiadas para o ano que vem e até lá há um governo de transição. Em entrevista à Agência de Notícias UniCEUB, ela confirmou que o país espera cooperação do “irmão” sul-americano para a defesa do país.

[tube]https://www.youtube.com/watch?v=JhPhsmNUUo4[/tube]

Além do Brasil, outros países vão auxiliar para que as eleições realmente ocorram no próximo ano, como a França e Portugal. O Brasil contribui com kits para as atividades eleitorais, além da formação de um grupo de pessoas para a mesa eleições, dos coordenadores.

Defesa – “Os militares brasileiros são muito bem recebidos. O país só tem a agradecer a contribuição dos militares brasileiros porque há mesmo uma corporação bilateral entre os ministérios da defesa e segurança da Guiné com o ministério da defesa do Brasil”. Os militares brasileiros criaram com o governo da Guiné um pacote de formação para a capacitação dos militares daquele país.

Por outro lado, de acordo com a embaixadora, há muitos guinenses no Brasil, não só grupo de estudantes, mas aqueles que também já são adultos e tem uma vida formada e constituída. “As dificuldades que eles vivem são as dificuldades encontradas em toda a parte do mundo, são superáveis”.

Aproximação – A capital do país recebeu  neste mês a primeira exposição sobre o país africano. No evento, foram evidenciadas afinidades entre os dois países e das aproximações no meio da cultura, arte e gastronomia, e desses aspectos sociais e culturais.

Por Camila Schreiber, com colaboração de Déborah Fortuna – Agência de Notícias UniCEUB

 

 

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress