O ministro da Justiça, Flávio Dino, disse que todos os ônibus com pessoas que praticaram terrorismo de fora de Brasília já foram identificados. Tanto as pessoas, como os financiadores das viagens. Ele disse que pena para os criminosos pode superar 20 anos de detenção.

“Tivemos aproximadamente 40 ônibus apreendidos. Já identificamos todos os ônibus que se dirigiram à Brasília e todos os financiadores de tais ônibus, de modo em que teremos novos pedidos de prisão preventiva em face da gravidade do que foi efetuado”, afirmou o ministro.
Dino se pronunciou em coletiva sobre os atos golpistas e as depredações contra o Supremo Tribunal Federal, o congresso e o palácio da alvorada.
Monitoramento em redes
Ele disse que criminosos continuam fazendo manifestações em redes sociais planejando novos atos. “Serão tratados como terroristas”
Pelas redes sociais, o ministro afirma que os financiadores também serão punidos.”Essa absurda tentativa de impor a vontade pela força não vai prevalecer. O Governo do Distrito Federal afirma que haverá reforços. E as forças de que dispomos estão agindo”
O ministro disse que os atos terroristas serão debelados. “Não conseguirão destruir a democracia brasileira”, afirmou.
“A determinação dada por mim foi continuar a efetuar as prisões em flagrante, independente de onde estiverem”, ressalta Flávio Dino
Flávio Dino comenta sobre a ineficácia da polícia militar que esteve presente desde o início dos atos golpistas. “Há sim objetivamente uma preferência ideológica nas instituições.”
“Os ônibus estão sendo conduzidos pela PF e serão periciados.”
“A maioria das pessoas que estão presas nesses momentos estão sob a guarda da polícia Civil do DF
Ibaneis pede desculpas
Flávio Dino considerou desastrosa a decisão do governo do Distrito Federal de abrir a Esplanada dos Ministérios para a entrada das pessoas em atos golpistas.
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, publicou um vídeo em suas redes sociais, pedindo desculpas ao Presidente Lula pelo descaso com a segurança na capital.
Ele diz que estava monitorando a chegada dos bolsonaristas em Brasília desde de ontem, porém não acreditava que tomaria essa proporção.
“Nós vínhamos monitorando desde a tarde de ontem juntamente com o ministro [da Justiça] Flávio Dino todos esses movimentos que estavam chegando ao Distrito Federal. Conversamos de ontem pra hoje por várias vezes e não acreditávamos em momento nenhum que essas manifestações tomariam as proporções que tomaram.”
Mais cedo, Lula disse que todos os culpados serão responsabilizados.
Vídeo oficial na íntegra. pic.twitter.com/lv6NTXkS0k
— Ibaneis Rocha (@IbaneisOficial) January 8, 2023
Atos foram desprezíveis, diz Moraes
Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, chamou de desprezíveis os atos terroristas em Brasília. Ele afirmou que
Em nota, o Conselho Nacional de Justiça repudiou os ataques terroristas em Brasília.
“O sistema judiciário seguirá forte e hígido para o cumprimento da sua função constitucional e assegurar a democracia no País”.
Leia mais sobre os atos golpistas em Brasília
Por Danyelle Silva, Vinícius Milhomem e Evellyn Paola