Boa escrita é essencial para ganhar votos, dizem especialistas

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

As eleições são um período de alta competitividade. A concorrência é de disputado concurso público. Nessa busca, vale tudo para se aproximar do eleitorado. A escrita e a linguagem, segundo especialistas, são essenciais para que se mantenha a credibilidade.

Segundo a linguista Dad Squarisi, há candidatos que tentam se aproximar por meio da linguagem de um público específico, que não obedece às normas cultas da língua. A linguista ressaltou que os candidatos podem até cometer atos falhos na língua falada, mas na escrita há um cuidado maior, já que é possível que o candidato perca a credibilidade.

“Não faltará quem dirá que se ele não sabe escrever, se ele não sabe fazer a concordância, se não sabe dizer o ‘nós vamos’, que a gente aprende no ensino fundamental vai poder governar o país, vai poder fazer projeto de lei, não vai”.

Eleitores garantem que o excesso de propagandas não influência em nada na hora do voto - Crédito: creativecommons
Eleitores avaliam os candidatos também pelos textos escritos

A especialista acrescentou a importância dos assessores para evitar certas situações como incorreções gramaticais. Segundo Dad Squarisi, o candidato pode perder pontos com eleitor ao postar uma informação com erros gramaticais na Internet. Ela também ressaltou que o candidato deve tomar cuidado com o texto em desacordo com a língua culta, já que pode ser usado por inimigos políticos para atingir a campanha do adversário.

Já a professora  Flor Marlene Lopes, doutora em Semiótica e Linguística, acredita que o vocabulário pode contribuir para a campanha. A professora disse que há muito preconceito com a linguagem e que o político pode usar isso para se aproximar também de uma parcela mais excluída. “Então quando ele colocar a norma culta para se explicar ele provavelmente não vai ser reconhecido fazendo parte do mesmo grupo”.  A professora entende que o mais importante não é o falar, mas o que falar. Apesar das diferenças, as especialistas concordaram que a língua escrita deve-se tomar mais cuidado, já que é onde intensifica as falhas.

Por Jade Abreu 

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress