Brasileiro testemunha nova fase na Itália: “É o vírus da solidão”; veja entrevista

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

 

O confeiteiro Marcos Arcoverde, brasileiro microempresário em Brescia, na Itália, experimenta, desde a semana passada, o relaxamento das medidas restritivas de circulação no país em que mora há 30 anos. Até essa nova realidade, sabe que o caminho de uma nova “normalidade” ainda é longo.

Passaram as dores da doença e o temor pela família. Ele frisa a importância do isolamento social para a contenção da doença. “É o vírus da solidão. Quando você está doente, você fica sozinho, ninguém entende o que você está passando e não tem ninguém ali do seu lado”. Ele, a esposa e filho testaram positivo para o coronavírus.

Assista abaixo a trechos da entrevista

A Itália já começou a fase 2 da reabertura econômica na semana passada. Esta nova fase relaxa as medidas e restrições do isolamento social e estabelece a reabertura de comércios, desde que não façam aglomeração e que sigam os protocolos de segurança impostos pelo governo da Itália. Escolas permanecem fechadas até setembro. 

Ele mora em Bréscia, uma província da Lombardia, a região mais afetada pelo coronavírus na Itália. Ele completa que não houve tempo para assimilar a quarentena e o que estava acontecendo pois foi algo do dia para a noite. Marcos relembra que uma semana após o primeiro surto na cidade de Bérgamo, sua província foi afetada. “A Lombardia foi decretada como zona vermelha. Eu fiquei doente e não tive percepção do que estava acontecendo”, relata.

Economia

O país foi considerado o epicentro do coronavírus na Europa e foi o primeiro país a entrar inteiramente em confinamento. Após dois meses, aos poucos a economia volta a funcionar após dados constatarem a menor perda econômica do país desde a segunda guerra mundial. A Itália teve uma queda brusca de 4,7% no seu PIB (Produto Interno Bruto) e sua economia é uma das mais frágeis da Europa atualmente.

O confeiteiro relata que sua confeitaria está fechada há três meses, porém ele continua realizando entregas. “Muitas empresas estão falindo. Eu vi a última relação e houve fechamento de cinco milhões de empresas. Ontem, estava falando com meu amigo e ele vai fechar, ele estourou o orçamento e não tem condições de manter a empresa”.

Ainda existem 100 mil pessoas diagnosticadas com o Covid-19 na Itália, mas o governo adotou medidas de segurança para a reabertura do comércio. O chefe da Defesa Civil, conforme noticiário local, disse que o governo ordenou que estabelecimentos vendessem máscaras por 50 centavos de euro e que a Itália focaria na produção do produto. Bares e restaurantes foram autorizados para fazer entregas dentro das normas da OMS, de fornecer álcool em gel e máscara para os clientes e funcionários.

Em relação ao transporte público, o governo informa que somente 25% do espaço dos transportes serão ocupados para respeitar a distância mínima entre os usuários. Lugares que promovam aglomerações, como shoppings, bares, restaurantes, ainda permanecem fechados. A previsão da volta às aulas é de que elas voltem em setembro. Essa segunda fase de relaxamento do isolamento social não tem data prevista para acabar.

Por Mayariane Rodrigues

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

 

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress