Cientista político diz que tema do desfile de independência é resposta direta ao governo anterior

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Ouça aqui a matéria:

Em seu primeiro desfile em seu terceiro mandato, o presidente Lula tentou apagar a imagem deixada na edição de 2022 pelo governo antigo. Para isso, o slogan do evento foi “Democracia, soberania e união”.

Brasília (DF) 07/09/2023 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desfila em carro aberto acompanhado da primeira dama, Janja durante desfile de comemoração da independência do Brasil. Foto: Joédson Alves/Agência Brasil


O cientista político André César diz que a mudança brusca na temática de um ano para o outro é uma resposta direta a edição passada, onde houve um forte teor nacionalista e acusações de uso do desfile para campanha própria política para as eleições presidenciais por parte do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Desfile na Esplanada celebrará 201 de independência; Foto: Wikipedia Commons


Os temas

O ministro da comunicação social Paulo Pimenta afirmou que o desfile do feriado terá quatro eixos temáticos, serão eles: paz e soberania; ciência e tecnologia; saúde e vacinação e defesa da Amazônia
Os temas escolhidos tem relação direta com assuntos que o atual governo considera menosprezados por seus antecessores.

O boicote à vacinação e o crescimento do desmatamento da floresta amazônica foram pautas constantemente defendidas por Jair Bolsonaro, o que deixa clara a mensagem pretendida pela equipe responsável pela organização do evento.


Resposta direta

Para André César, a escolha pelos quatro temas é uma resposta direta do governo Lula ao seu antecessor, após um desfile no ano passado bastante polêmico que gerou reclamações contra o ex-presidente. Lula deixa de lado os temas nacionalistas e busca celebrar o patriotismo por meio de homenagens à terra e ao povo brasileiro.


Assim como Lula repudiou o desfile do governo Bolsonaro, André César diz acreditar que membros do governo antigo serão vocais sobre os temas escolhidos para a edição atual, e que espera descontentamento de apoiadores da oposição, mas sem violência.

Edição de 2022 foi criticada por uso para campanha eleitoral; Foto: Wikipedia Commons

Por Henrique Sucena
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira


Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress