Ouça aqui a matéria:
Em seu primeiro desfile em seu terceiro mandato, o presidente Lula tentou apagar a imagem deixada na edição de 2022 pelo governo antigo. Para isso, o slogan do evento foi “Democracia, soberania e união”.
![](https://agenciadenoticias.uniceub.br/wp-content/uploads/2023/09/lula-1024x613.jpg)
O cientista político André César diz que a mudança brusca na temática de um ano para o outro é uma resposta direta a edição passada, onde houve um forte teor nacionalista e acusações de uso do desfile para campanha própria política para as eleições presidenciais por parte do ex-presidente Jair Bolsonaro.
![](https://agenciadenoticias.uniceub.br/wp-content/uploads/2023/09/image-1.png)
Os temas
O ministro da comunicação social Paulo Pimenta afirmou que o desfile do feriado terá quatro eixos temáticos, serão eles: paz e soberania; ciência e tecnologia; saúde e vacinação e defesa da Amazônia
Os temas escolhidos tem relação direta com assuntos que o atual governo considera menosprezados por seus antecessores.
O boicote à vacinação e o crescimento do desmatamento da floresta amazônica foram pautas constantemente defendidas por Jair Bolsonaro, o que deixa clara a mensagem pretendida pela equipe responsável pela organização do evento.
Resposta direta
Para André César, a escolha pelos quatro temas é uma resposta direta do governo Lula ao seu antecessor, após um desfile no ano passado bastante polêmico que gerou reclamações contra o ex-presidente. Lula deixa de lado os temas nacionalistas e busca celebrar o patriotismo por meio de homenagens à terra e ao povo brasileiro.
Assim como Lula repudiou o desfile do governo Bolsonaro, André César diz acreditar que membros do governo antigo serão vocais sobre os temas escolhidos para a edição atual, e que espera descontentamento de apoiadores da oposição, mas sem violência.
![](https://agenciadenoticias.uniceub.br/wp-content/uploads/2023/09/image-2.png)
Por Henrique Sucena
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira