Do início do ano, até o dia 4 de abril – quando se desligou do governo federal, o então ministro do Turismo Gilson Machado, que é pernambucano, nascido em Recife, fez 34 viagens oficiais com apoio de aeronaves da Força Aérea Brasileira, segundo registro da própria corporação. Em contraste, no mesmo período em 2021, fez apenas 7 viagens, nenhuma delas para Pernambuco.
Em 2022, o Nordeste foi o destino mais comum, com 11 viagens, sendo 8 delas para Recife. Em 10 de abril, o presidente Jair Bolsonaro anunciou que Gilson Machado seria candidato ao Senado, junto com Anderson Ferreira, pré-candidato ao governo de Pernambuco:
“Estamos somando forças com o nosso pré-candidato ao governo de Pernambuco, Anderson Ferreira, e também Gilson Machado para o Senado”.
Janeiro
No mês de janeiro, o ex-ministro do Turismo realizou seis viagens, sendo três para o Nordeste e uma delas para Recife. Sua primeira viagem foi de Brasília para o Rio de Janeiro no dia 13, onde participou da abertura do Rio Innovation Week. No dia 25, viajou para Maceió para o lançamento do Roadshow Nordeste Arretado e, em seguida, para Parnaíba para participar do Rally Cerapió. No dia 31, esteve em Recife para uma reunião com a diretoria da Federação das Indústrias de Pernambuco e uma visita técnica ao Porto do Recife.
Fevereiro
Em fevereiro, Gilson Machado viajou 15 vezes, a maioria para o Nordeste, incluindo cinco viagens para Recife. Sua agenda incluiu eventos religiosos em Sobral, entrega de títulos no Rio de Janeiro, visitas técnicas em Pernambuco e participações em eventos em São Paulo, Goiânia, Minas Gerais, Barcelos, e Fernando de Noronha.
Agenda
Nesse mês, Gilson revelou a superioridade de incentivos que foram feitos na região em que nasceu. Em fevereiro (dia 4), ele foi a obra de restauração da Igreja do Menino Deus e de requalificação da Praça do Menino Deus em Sobral/CE e visitou a Ponte Estaiada sobre o Rio Acaraú.
Agora no Rio de Janeiro (dia 7), entregou do Título de Cidadão do Estado do Rio de Janeiro e da Medalha Tiradentes. No dia seguinte, foi para Salgueiro (PE) e apareceu nas instalações da Estação de Bombeamento do Eixo Norte e Inauguração do Núcleo de Controle Operacional da Transposição do Rio São Francisco. No mesmo dia, foi para Jati (CE) para ir ao Ato de Liberação de das Águas do Rio São Francisco para o Estado do Ceará. Agora em São Paulo, ele foi ao Museu do Pelé em Santos.
À vista disso, 6 ciclos diurnos depois (16), o ex-ministro embarcou para Goiânia (GO) e ingressou em uma cerimônia de entrega da obra da Antiga Chefatura de Polícia. Ele ficou 3 dias em Minas Gerais em que sua rotina resumiu-se em Ouro Preto (MG) revitalização da Igreja Matriz de Santo Antônio, em Mariana (MG) na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e em Sabará (MG) Sobrado da Prefeitura de lá.
No dia 18 de fevereiro, ele pegou o avião para Recife (PE) e encontrou-se com Dom Fernando Saburido, para estreitar laços de congraçamento e cooperação entre a arquidiocese de Olinda e Recife e o Ministério do Turismo em vista da valorização do patrimônio cultural e turístico dessas duas áreas.
O calendário marcou a data 21 e Gilson Machado estava em Barcelos (AM), lá ele ficou 3 noites e atendeu lideranças locais para tratar sobre o turismo de Pesca, frequentou o Arquipélago de Mariuá, o Parque Nacional do Jaú e compareceu ao Aeroporto para a inauguração.
Da data 24 até o final do período, dirigiu-se a Fernando de Noronha/PE para estabelecer novas antenas de Internet; da Assinatura do Contrato do Projeto do Estudo da Marina e da Entrega de computadores, em Conjunto com o Ministério das Comunicações, investiu em conversas com autoridades locais e trade turístico, viu obras de recuperação das casas da Aeronáutica cedidas ao ICMBio, em conjunto com o Comandante da Aeronáutica e checou o PIC do Leão (Parque Nacional), para ter acesso às antenas de internet e desenlace da fita inaugural.
Detalhamento
No primeiro dia do mês, Gilson lançou o programa Turismo Seguro. A reunião para o lançamento do projeto aconteceu em Brasília. O ministro associou-se ao lançamento em Recife, essa iniciativa para a criação do programa pode trazer um grande avanço para o turismo no país, segundo o GDF, pois visa desenvolver ações políticas e públicas para melhorar o atendimento aos turistas, o projeto envolve 59 ações em sete eixos entre elas está a criação de um diagnóstico de segurança turística. Depois, ele se importou com a assinatura de contratos firmados com recursos do FNE – Banco do Nordeste para o setor de Turismo.
De Recife, ele voltou para Brasília e foi para Fortaleza, no dia 3. Na ocasião, ele agiu na cerimônia de entrega da obra de restauração da Igreja do Menino Deus e fez uma visita técnica na Ponte Estaiada sobre o Rio Acaraú.
Dentro desse contexto, passou o final de semana lá e foi para um destino direto para o Rio de Janeiro , foi incluído na cerimônia de entrega do Título de Cidadão do Estado do Rio de Janeiro e da Medalha Tiradentes, e em sua comitiva havia 14 pessoas.
Em Minas Gerais, o ex-ministro teve uma preocupação maior com a religião, sendo, em suas maioria, participações de cerimônias em igrejas, às quais eram a igreja Matriz de Santo Antônio e a igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.
O Estado de Pernambuco voltou a ser seu destino no dia 18, ele marcou presença, novamente, da TV Nova Nordeste ainda em Recife, e seguiu com a participação de inauguração de antenas de internet e encontros com autoridades locais.
Na semana seguinte, os destinos foram Ceará, Paraíba e Pernambuco. Ele integrou a Comitiva Presidencial em visita técnica às instalações da Estação de Bombeamento do Eixo Norte e na inauguração do Núcleo de Controle Operacional da transposição do Rio São Francisco.
Ele compareceu também na comitiva Presidencial em Ato de Liberação de Águas do Rio São Francisco para o Estado do Ceará e fez parte da comitiva Presidencial na visita ao Reservatório Caiçara.
Depois de uma de uma semana inteira de videoconferências, principalmente por Skype, Gilson Machado foi para o Amazonas. No Estado, fez encontros com lideranças locais para conversar sobre pesca, produtos de artesanato e passou por arquipélagos.
Março
A programação em março incluiu reinauguração da obra da Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens (AL), uma vistoria na obra do aeroporto de Araguaína e no Centro de Convenções de (Araguaína/TO), com visita a obras de modernização e qualificação do Aeroporto de Araguaína (TO), construção da Ponte Xambioá, lançamento do Programa “DNA do Brasil”, da Pedra Fundamental da Nova Escola de Sargentos do Exército (PE), da Força Tarefa das Águas (CE). Ele inaugurou da nova sede da Superintendência do IPHAN em Pernambuco (PE) e participou da cerimônia de entrega de casas populares “Planalto Muribequinha”, em Jaboatão dos Guararapes, em parceria com o ministério do Desenvolvimento Regional (PE).
O ex-ministro do Turismo, Gilson Machado, viajou 9 vezes (5 para o nordeste e 2 para o Recife). Com viagem para Alagoas, no dia 7, o ministro entrou na cerimônia de reinauguração da obra de restauração da Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Coqueiro Seco, e foi a um encontro com a Maria Decele Damaso de Almeida, prefeita de Coqueiro Seco (AL). Já em São Paulo, ele foi a cerimônia de abertura da 14ª Edição da Feira Pesca & Companhia Trade Show.
No dia 18, ele voltou a viajar para o Nordeste. Dessa vez, foi para visitar a prefeitura de Jaboatão dos Guararapes (PE), foi fazer uma visita a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes -PE e Encontro com autoridades locais. Depois disso, em Tocantins, esteve na Comitiva Presidencial na Cerimônia de Lançamento do Programa “DNA do Brasil”. E, no mesmo dia, voltou a Brasília para o culto de Ações de Graças em celebração ao aniversário da primeira-dama, Michelle Bolsonaro.
No final do mês dia 25, viajou para Maragogi (AL), lá ele esteve em uma entrevista com Cassiano Verçosa, repórter da rádio Maragogi FM . Na sequência, voltou para Recife (PE). No dia 29 voltou para a capital e entrou da Solenidade de Lançamento Método: Would You Like e encontrou-se com Corinna Keller é vice-presidente da CNN Internacional. O último ato de Gilson Machado foi abrir a nova sede da Superintendência do IPHAN e, em Brasília, onde se despediu do cargo.
Consultado, o ministério do Turismo não respondeu os questionamentos enviados pela reportagem. O ex-ministro não foi localizado para comentar as viagens realizadas.
Análise:
As viagens frequentes de Gilson Machado, especialmente para o Nordeste e Recife, refletem um foco significativo nessa região, que é sua terra natal e também uma área de interesse turístico relevante para o Brasil. Sua presença em uma variedade de eventos e inaugurações sugere uma intensa atividade no cumprimento de suas funções como ministro do Turismo, incluindo o lançamento de programas e projetos relacionados ao setor. No entanto, a falta de resposta do Ministério do Turismo e a indisponibilidade do ex-ministro para comentar as viagens levantam questões sobre a transparência e prestação de contas em relação ao uso de recursos públicos e a justificativa para tantos deslocamentos.
Por Monique Del Rosso, Nathalia Maciel e Maria Eduarda Prado
Foto: Isac Nóbrega /PR
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira