Joaquim Barbosa descarta concorrer em 2014, mas admite pensar depois de aposentadoria

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, descartou a possibilidade de entrar para a política e disputar a Presidência da República em 2014.

A afirmação foi dada durante um evento, nesta quarta-feira (16) no Centro Universitário de Brasília UniCEUB. Aos 59 anos, o ministro negou a intenção de ser candidato nas próximas eleições, entretanto, ele afirmou que depois de deixar a suprema corte, pode pensar no assunto como um comum cidadão brasileiro.

“Não existe a possibilidade de me candidatar enquanto estiver exercendo o cargo de ministro no tribunal. Mas no dia em que eu deixar o STF eu ainda terei tempo para refletir sobre isso. No momento, não tenho nenhuma intenção de me lançar candidato a presidente” disse o ministro.

No evento, Barbosa, falou sobre questões como pluralidade politica, liberdades individuais, dignidade humana e democracia. O Ministro, também enfatizou a hierarquia dos dispositivos legais no Brasil que, em regra, devem submeter-se aos preceitos da Constituição Federal e, em segundo plano, à legislação infraconstitucional.

Ainda durante sua fala, Barbosa afirmou que é preciso respeitar a independência entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. “Para o fortalecimento da democracia e a manutenção dos direitos consagrados na República, os poderes precisam ser independentes um do outro”.

Por João Paulo Machado – Agência de Notícias UniCEUB

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress