Jurista diz que seria “inusitado” interromper intervenção para votar reforma

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

O advogado constitucionalista Eduardo Mendonça considerou “inusitado” o anúncio do presidente Michel Temer de assumir que poderia suspender a intervenção federal militar no Rio de Janeiro caso exista a possibilidade de aprovação da Reforma da Previdência.

“É inusitado porque a Constituição não prevê a suspensão de procedimentos de intervenção por uma razão política. A Constituição tem uma vedação textual no artigo 60 que, na pendência de uma intervenção federal, não é possível votar emendas e que, portanto, não se pode fazer um intervalo artificial para contornar aplicação desse dispositivo”, diz o jurista. Para Mendonça, a Constituição não pode ser limitada de acordo com conveniências.

Confira a entrevista na íntegra:

Ele entende que a intervenção está, de forma adequada, baseada no artigo 34, para restabelecer a ordem pública.  “A situação do Rio de Janeiro alcançou estágio de descontrole. O próprio governador do Estado afirma que não se sente capaz de lidar com a situação”, considerou. O jurista explica que as Forças Armadas estarão submetidas às mesmas regras e limites das forças estaduais auxiliares. “É uma situação excepcional e deve ser tratada o mais pontual possível (…) Após 1988, nunca havia acontecido (intervenção”. Na República Velha, havia uma tradição de intervenções”.

Confira anúncio do presidente

(Brasília – DF, 16/02/2018) Foto: Beto Barata/PR

 

 

 

 

 

Por Claudia Sigilião

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress