
O rombo orçamentário para este ano foi orçado em 170.5 bilhões. Número bem acima do estipulado pelo governo da presidente afastada Dilma Rousseff. Para o diretor-presidente da ONG Contas Abertas, Gil Castello Branco, o déficit era maior que o anunciado pelo governo Dilma Rousseff, porém, o total orçado pelo governo interino de Michel Temer, não era compatível com a realidade. “Quando o governo Temer mandou a proposta do déficit primário, muitos acharam que estava exagerado, mas o que nós vimos, foi que nesses 170 bi, já estavam embutidos os aumentos (dos servidores públicos). Uma preocupação política”.
Gil Castello Branco será entrevistado no Programa TV UNICEUB
Segundo o economista, o governo do PT “maquiava” as contas públicas agindo de forma “irresponsável”. Apelidado de ‘dream team’, pelo responsável pela ONG, a equipe econômica do presidente interino, não tem diminuído os gastos do governo. Por enquanto, estão sendo derrotados pelos políticos. “O dream team precisa começar a jogar porque essa situação fiscal atual é insustentável”, afirma.
Gil Castello Branco acredita que após a conclusão do processo de impeachment da presidente afastada, Michel Temer passe a tomar medidas mais impopulares com o intuito de solucionar os problemas econômicos. “Ao meu ver, infelizmente ele não tem tomado as medidas necessárias. Seria mais importante que ele entrasse tomando medidas mais duras para que pudesse reverter esse déficit”.
Por Lucas Valença


